Saiba quais são as habilidades de um profissional de logística de sucesso

Saiba quais são as habilidades de um profissional de logística de sucesso - CargOn

O setor de logística passa por mudanças constantes, seja na rotina de trabalho ou no mercado. Portanto, algumas habilidades de um profissional de logística fazem diferença e são essenciais.

Uma boa qualificação ainda é fundamental, sem dúvidas, mas a disposição com soft skills, como boa comunicação e relacionamentos interpessoais, também destacam e podem levar ao sucesso na área.

Então, se você quer trabalhar com logística ou precisa recrutar alguém para essa área e quer saber quais as qualidades e habilidades que um bom profissional deve ter, siga a leitura conosco neste artigo.

O que faz um profissional de logística?

Antes de entrarmos nas habilidades de um profissional de logística, é importante saber o que ele faz.

A área de logística em si, está atrelada às cargas de um negócio.

Então, o profissional que cuida dessas cargas se envolve com todo processo de transporte.

E esse processo começa a partir do momento que um pedido é feito e é finalizado apenas quando o chega a seu destino em boas condições.

Então, tudo começa no trabalho de armazenagem, distribuição e depois, transporte para a carga chegar ao seu destino final em segurança, de maneira rápida e com um baixo custo (tanto para empresa como para o cliente).

8 habilidades de um profissional de logística que o destacam

Algumas habilidades de um profissional de logística fazem brilhar os olhos dos recrutadores.

Então, se você quer atender as demandas do setor e se destacar ao se candidatar a vagas, conheça algumas dessas habilidades.

1. Raciocínio lógico e rápido

Números, estatísticas, planilhas e dados fazem parte do dia a dia dessa profissão, portanto, ter um raciocínio lógico faz diferença e se torna uma das principais habilidades de um profissional de logística que o destacam.

Mas para além dos números, essa característica também envolve soluções eficientes diante das atividades do cotidiano que geralmente precisam ser resolvidas com pressa para que todo resto da operação possa seguir o trabalho.

2. Olhar estratégico

A logística é hoje uma das partes fundamentais de uma empresa. Seus resultados impactam diretamente a satisfação de clientes e imagem do negócio.

Por isso, o olhar estratégico é uma das habilidades de um profissional de logística tão importante.

E isso envolve ter visão em cima de concorrentes, erros e acertos internos nos processos, novidades de mercado e tudo mais que pode fortalecer a área e a empresa de maneira geral.

3. Capacidade de planejamento

O setor de logística de uma empresa deve ser muito bem organizado, para que todas as cargas sejam entregues nos prazos combinados e em ótimas condições.

É preciso ter em mente que imprevistos também são muito comuns nesta função, assim, deve-se estender suas qualidades de um profissional de logística para esses momentos também.

Diante de imprevistos, é preciso ter jogo de cintura no planejamento para reorganizar atividades e também colaboradores e setores, para que os processos e prazos sofram baixos impactos.

4. Aptidão para liderança

Como falamos acima, o planejamento para reorganizar atividades de colaboradores e outros setores é uma das habilidades de um profissional de logística.

E isso está atrelado a aptidão para liderança, que também é vista como uma habilidade diferencial, pois o profissional de logística repassa muitas tarefas e demandas.

Esses repasses são para colaboradores internos e parceiros externos, como fornecedores, clientes e empresas terceirizadas.

Desta forma, a aptidão para liderança entra justamente nesse intermédio fundamental para resolver funções e conflitos.

5. Potencial de manter bons relacionamentos

Como falamos acima, a liderança faz parte do dia a dia de quem trabalha com logística justamente pela quantidade de demandas que são repassadas a outros profissionais.

Assim, saber manter um bom relacionamento interpessoal também conta como as habilidades de um profissional de logística que são essenciais.

É preciso ter uma boa conexão com outras pessoas que fazem toda logística ocorrer, para obter sempre os melhores resultados de todas as pontas.

6. Aptidão para comunicação

A boa comunicação está de mãos dadas com os relacionamentos interpessoais de sucesso e a aptidão para liderança.

A mensagem que um profissional de logística quer passar, seja para terceiros ou colaboradores internos e externos, precisa ser clara e respeitosa.

Quanto mais fácil a compreensão de quem está ouvindo, mais fácil o desenrolar de sua atividade. E isso depende muito da fala de quem repassa as funções.

Se você tem uma boa oratória, considere boa parte do caminho para a liderança caminhado.

7. Facilidade em se adaptar

A logística pede por profissionais que saibam se adaptar, seja para as novidades de mercado da área ou as mudanças na rotina já planejada e estabelecida.

Quanto às mudanças de rotina, elas são extremamente comuns e pedem por soluções urgentes, colocando todos em um breve estado de pressão.

E no que diz respeito às mudanças de mercado, é interessante que o profissional busque por essas adaptações, colocando em prática seu olhar estratégico, citado anteriormente.

8. Busca constante por conhecimento

Por último, mas não menos importante, está a busca constante por conhecimento como uma das habilidades de um profissional de logística.

A tecnologia faz parte desse setor e ela está sempre em constante avanço. Para estar a par dessas novidades, é preciso ir atrás e se abrir para a inovação.

Além do mais, aprender e se entrosar das novidades do mercado ajuda muito a colocar a empresa à frente dos concorrentes, muitas vezes a tornando pioneira em serviços inéditos.

Então, não estagne em sua formação. Seja dinâmico e atualize seu conhecimento!

Conclusão

Esperamos que com esse artigo você consiga ter definido se seu perfil é compatível com o que o setor de logística espera de seus profissionais.

Se você está pensando em um curso superior na área, quer migrar para ela ou já faz parte, mas quer aprimorar suas habilidades de um profissional de logística, esperamos ter te ajudado!

Nosso conselho final é que, independentemente de sua área, a dica de buscar conhecimento e novidades é válida para qualquer profissional.

Aposte em seu desenvolvimento sempre!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…