Logística outbound: o que é e qual a sua importância?

Empilhadeira dentro de depósito

A logística outbound é uma parte da cadeia de suprimentos responsável pelo produto no momento em que ele está pronto para o envio. Tem grande importância para as indústrias e fábricas e deve contar com processos bem estruturados para oferecer o melhor para parceiros e clientes finais. Isso porque, através de uma gestão assertiva, é possível diminuir os gastos e trazer mais lucro para a empresa.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a logística outbound e a sua importância!

O que é logística outbound?

A cadeia de suprimentos de uma empresa envolve diversas etapas que buscam administrar e prover recursos e informações para cada processo. Tudo começa na compra da matéria-prima que deve ser enviada para a indústria. Também é importante que haja a gestão dos insumos e, claro, a produção e o armazenamento dos produtos que estão acabados. Esses processos são feitos de maneira interna e, por isso, são chamados de logística inbound.

Após o produto estar pronto para a comercialização, é hora de fazer o envio, que pode ser realizado diretamente para o cliente final ou por um centro de distribuição. É a partir desse momento que se inicia a logística outbound, relacionada aos processos de saída. Ela assegura que o produto será bem transportado, chegará ao cliente como ele deseja, além de acompanhar os resultados desses processos.

E estes fazem parte do escopo da logística outbound, tais como:

  • traçar rotas mais eficientes e seguras para as entregas,
  • monitorar a entrega,
  • contratar parceiros logísticos e manter relacionamento com eles,
  • planejar devoluções e trocas,
  • acompanhar a satisfação do cliente e os resultados em geral.

Qual é a importância da logística outbound?

Sem a logística outbound, não há como uma indústria realizar os seus processos da maneira mais produtiva possível. Uma boa gestão nesse sentido pode fazer toda a diferença em como parceiros percebem a marca, assim como os clientes finais.

Segundo uma pesquisa realizada pela PwC, empresa especializada em pesquisas do comércio, 64% dos consumidores pagariam mais por uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. Esse dado, apesar de não ser direcionado para o B2B, mostra a importância de os processos da logística outbound serem bem estruturados, para que a indústria tenha produtos à pronta-entrega e um transporte rápido e eficiente.

Como estruturar a logística outbound?

Muitos gestores lidam com todos os processos de logística outbound diariamente, sem nem saber o que estão fazendo. Ao invés de separá-los entre inbound e outbound, os responsáveis simplesmente lidam com a superestrutura da cadeia de suprimentos. Apesar disso até funcionar em certos casos, a segmentação dos processos em diferentes áreas e etapas permite uma estruturação mais minuciosa e, consequentemente, mais eficiente.

E para estruturar a logística outbound, é necessário se basear em dois pilares principais:

Eficiência da entrega

A eficiência da entrega é um ponto complexo que pode depender do referencial adotado. Para algumas empresas, uma entrega eficiente significa rapidez e, para outras, aquela que apresenta baixo custo. Por isso, é preciso buscar um equilíbrio entre todos os fatores considerados e oferecer um ótimo serviço em todos os níveis. A melhor maneira de fazer isso é por meio do traçamento de rotas eficientes que, além de serem mais rápidas, ainda terão melhor custo-benefício, já que reduzirão o tempo de transporte e o consumo de combustível.

Custos

O responsável pelos processos de logística outbound também deve considerar os custos e traçar estratégias para diminuí-los. Caso a indústria opte por fretes do tipo FOB, por exemplo, é importante analisar os valores dos processos que são passados para os clientes e verificar se a concorrência não tem alguma oferta mais competitiva. É interessante analisar quão relevante é o custo do frete para os seus parceiros e, caso seja viável, trabalhar com fretes do tipo CIF.

Além disso, outra saída é reduzir os custos através de uma gestão estratégica de rotas. Quer dizer, uma rota mais eficiente diminui o tempo de entrega e ainda economiza combustível. O mesmo vale para a implementação de um centro de distribuição.

Através dessas dicas, você poderá estruturar a logística outbound e trazer mais resultados para a empresa. Que tal continuar a leitura e saber mais sobre A importância do Paperless na Logística?

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    O que é logística 5.0?

    A logística é um dos pilares fundamentais para o funcionamento eficiente das cadeias de suprimentos globais. Desde sua origem mais básica, o setor passou por diversas transformações, evoluindo com o uso de tecnologias, processos integrados e uma visão cada vez mais focada no cliente. Agora, com o advento da Logística 5.0, a inovação é impulsionada pela combinação entre tecnologia avançada e a humanização das operações. Mas, afinal, o que é Logística 5.0? E como chegamos até aqui?

    No início, a logística estava focada principalmente na distribuição física e no transporte de mercadorias. O objetivo era garantir que os produtos chegassem aos destinos finais de forma eficiente. Com a Revolução Industrial, surgiram processos mais sistemáticos, como a organização de estoques e o planejamento de rotas. A produção em massa trouxe desafios e demandou novas estratégias logísticas.

    Como a Black Friday Impacta na Logística

    A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano tanto pelos consumidores quanto pelas empresas. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar significativamente as vendas, enquanto os consumidores aproveitam para adquirir produtos com grandes descontos. Porém, para o setor de logística, a Black Friday representa um desafio complexo que se estende além de um único dia, impactando diretamente os meses de novembro e dezembro.

    A principal consequência da Black Friday para a logística é o aumento exponencial no volume de pedidos. Segundo dados do setor, muitas empresas registram durante a Black Friday volumes equivalentes a meses inteiros de vendas.