Segurança no Transporte de Cargas

Segurança no transporte de cargas

Atualmente o Brasil não apresenta um cenário muito favorável quando se trata de segurança no transporte de cargas. Ainda mais se deparando com uma manchete assim;

“O Brasil registrou em média 2 roubos de carga por hora em 2019”

Segundo a NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística) foram mais de 22 mil ocorrências de roubo de cargas no ano de 2018, trazendo diversos impactos ao setor, além dos prejuízos que somaram mais de R$ 1 bilhão. Os dados setorizam as ações criminosas e sinalizam que 84,79% se concentram na região sudeste, sendo SP e RJ os estados com mais casos.

Cargas valiosas e/ou de fácil comercialização estão entre as mais roubadas, produtos como; eletrodomésticos, cigarros, bebidas, autopeças, combustíveis, farmacêuticos e químicos.

Para a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) leis brandas aliadas a baixa fiscalização de setores governamentais e a qualidade das estradas contribuem para números tão altos.

“Nosso pleito, junto com o governo, é no sentido de combater efetivamente o roubo de cargas, atingindo quem se beneficia com ele, que é o receptador”, salientou o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa.

Soluções Digitais

Apesar de tantos dados alarmantes e preocupantes a pesquisa também aponta que de 2017 em diante, o número de ocorrências tem caído. Entre os principais motivos está a busca de empresas por segurança, que tem investido fortemente em alternativas que auxiliem na proteção de suas cargas, com soluções digitais para controle e monitoramento de viagens.

Além de ser uma tendência esse movimento para o mundo digital, o cenário de insegurança o tornou uma necessidade para setor logístico. 

Em todas as ações e produtos oferecidos na CargOn, a segurança ocupa a posição de destaque em tudo que realizamos, com dados que coletamos de cargas e viagens.

Começando desde o cadastro de motoristas, coletando informações pessoais dos mesmos além de gerar histórico preciso.

Esse histórico registra a jornada de trabalho, tempos de paradas e trajetos percorridos, com controle de velocidade, registrando durante toda a viagem esses dados e possíveis ocorrências.

Com estes elementos aliados a outros registros de coleta e entrega, alimentamos nosso Logi BI, uma ferramenta de Business Inteligence, ideal para enxergar o seu negócio na totalidade, permitindo tomar decisões mais assertivas para se antever e prevenir, garantindo a segurança no transporte de cargas.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Tracking na logística: o que é e qual a importância no rastreamento de cargas

    Ter uma visibilidade completa da logística é essencial para garantir um processo mais eficiente. Nesse sentido, o tracking é uma solução que permite monitorar e rastrear o fluxo das cargas de ponta a ponta. Com isso, o tracking acaba sendo uma opção para acompanhar o passo a passo do processo logístico, como a saída do centro de distribuição. Ou seja, em caso de imprevistos, a empresa pode tomar medidas no sentido de resolver o problema.

    SXSW faz apelo por “descarbonização”

    Há algumas semanas aconteceu mais uma edição do South by Southwest, o famoso SXSW. Trata-se de um dos principais eventos do mundo sobre inovação, tecnologia e criatividade, que ocorre anualmente no Texas, Estados Unidos. O SXSW se tornou rapidamente um importante ponto de encontro para profissionais que trabalham com cultura digital, entretenimento, tecnologia e mídia. O relato de todos os que participam é de que o networking lá é sensacional e a mentalidade é totalmente voltada para a inovação…