A importância do Paperless na Logística

Emissão de papel reduzida

O termo Paperless tem se tornado cada vez mais comum e usual em diversos setores, já que seu significado “sem papel” vai de encontro com os processos disruptivos no mundo. Hoje o mundo tem se importado mais com “empresas verdes” digamos assim, eliminando papeis ao máximo, desde bloquinhos como até contratos e documentos fiscais.

Logicamente que além da parte ecológica, existem fatores econômicos interessantes que incentivam esta transição.

Algumas empresas apresentam receio em mudanças como essas, pelo simples fato de mudar sua rotina e por desconhecem as reais vantagens.

Empresas do setor logístico, não se podem dar ao luxo, de não estarem antenadas ao novo e ao progresso.

Com tantas variáveis no setor e nas operações, toda ferramenta disponível para trazer praticidade deve ser analisada. 

No Brasil o modal rodoviário apresenta, uma série de fatores que afetam o desempenho potencial logístico do país, aliada a elevada fragmentação da indústria, distorções concorrenciais e baixa qualidade da infraestrutura rodoviária.

Somados, estes fatores empurram o setor de transporte, para uma crise financeira e operacional. 

Paperless na Logística

A importância do paperlees na logística para empresas, são desde conseguir gerir melhor os documentos a serem emitidos e posteriormente armazena-los, e até por exemplo, a necessidade de consulta-los em uma data futura.

No primeiro momento pode parecer um preciosismo, mas quem nunca se deparou na situação de perder até horas procurando uma simples Nota Fiscal, a dor de cabeça que se passa caso não encontrar? 

Digitalizar ao máximo seus documentos, lhe garante otimização tempo, e certamente resultará em mais produtividade. 

Entre os maiores benefícios estão; 

  • Redução de custos operacionais e de espaço físico 
  • Agilidade na consulta a informações 
  • Segurança no armazenamento das informações 
  • Impacto ambiental 

Como a CargOn pode lhe ajudar a reduzir papéis em sua empresa? 

Na CargOn temos o produto Paperless dedicado a solucionar este problema e agregar ainda mais benefícios. 

Nele você pode ter digitalmente todos os documentos da carga e do transporte, até mesmo os que por lei no Brasil ainda precisam ser impressos, porém após a viagem ser encerrada, estará seguro e contabilizados num banco de dados, o qual lhe possibilitará gerir com precisão todos os dados. 

O mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas e no seu negócio não seria diferente. 

Resultados

Com Paperless na logística, já constatamos um aumento significativo na produtividade, impulsionado principalmente pela redução de até 70% no tempo médio de faturamento, já que de forma digital os tempos de cada etapas logísticas são encurtados. 

Empresas que buscam ou já estão inseridas em programas de sustentabilidade, obtém resultados importantes incrementando em sua cadeia o Paperless, já que é mais um indicador de contribuição ao meio ambiente.

Agregando com essa visão gerencial ainda mais valor para seus produtos e serviços, já que o público lhes enxergam  como  “empresas  responsáveis”. 

“De dez anos para cá, vimos que as empresas deixaram de perceber a relação com o meio ambiente apenas como uma boa prática para vê-la como um modo de adaptação à escassez de recursos naturais e resiliência”, diz Dominic Schmal, gerente de sustentabilidade da PwC.

Entre tantos benefícios, destacam-se ainda os indicadores e dados importantes sobre cada carga e transporte realizado. 

Estes dados aliados a outros produtos como Tracking (que monitora toda a viagem e possíveis ocorrências)e o Smart Load (para contratação de transporte e históricos dos mesmos), resultam no nosso Logi BI, nossa ferramenta de BI (Business Intelligence). 

Nele todas as informações e históricos lhe são apresentados, e então você consegue enxergar o seu negócio de forma completa.

Encontrando pontos a serem aperfeiçoados, e oportunidades dentro de suas próprias operações, otimizando custos e aumentando faturamento. 

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Como medir o nível de serviço logístico

    Preocupar-se com o nível de serviço logístico é um dos principais indicadores de desempenho para qualquer empresa que dependa de movimentação de mercadorias. Medir e monitorar esse nível de serviço é crucial para manter a eficiência operacional, garantir a satisfação dos clientes e promover a competitividade no mercado.

    Mas como, exatamente, os gestores podem avaliar esse indicador tão essencial? Neste artigo, vamos explorar a importância do nível de serviço na logística e fornecer passos práticos para conduzir uma avaliação precisa e eficaz.

    Emissor de CTe automatizado: Eficiência e Agilidade no Processo Logístico

    No cenário logístico atual, onde a velocidade e a precisão são fundamentais, as empresas de transporte enfrentam o desafio constante de otimizar seus processos para se manterem competitivas. A emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é um dos componentes críticos dessa equação, pois envolve aspectos fiscais e operacionais que, se mal gerenciados, podem resultar em atrasos, multas e custos adicionais. É nesse contexto que surge a necessidade de emissores de CTe automatizados e integrados, capazes de revolucionar a maneira como as empresas lidam com suas obrigações fiscais, buscando maior eficiência e agilidade no processo logístico.