A importância do Paperless na Logística

Emissão de papel reduzida

O termo Paperless tem se tornado cada vez mais comum e usual em diversos setores, já que seu significado “sem papel” vai de encontro com os processos disruptivos no mundo. Hoje o mundo tem se importado mais com “empresas verdes” digamos assim, eliminando papeis ao máximo, desde bloquinhos como até contratos e documentos fiscais.

Logicamente que além da parte ecológica, existem fatores econômicos interessantes que incentivam esta transição.

Algumas empresas apresentam receio em mudanças como essas, pelo simples fato de mudar sua rotina e por desconhecem as reais vantagens.

Empresas do setor logístico, não se podem dar ao luxo, de não estarem antenadas ao novo e ao progresso.

Com tantas variáveis no setor e nas operações, toda ferramenta disponível para trazer praticidade deve ser analisada. 

No Brasil o modal rodoviário apresenta, uma série de fatores que afetam o desempenho potencial logístico do país, aliada a elevada fragmentação da indústria, distorções concorrenciais e baixa qualidade da infraestrutura rodoviária.

Somados, estes fatores empurram o setor de transporte, para uma crise financeira e operacional. 

Paperless na Logística

A importância do paperlees na logística para empresas, são desde conseguir gerir melhor os documentos a serem emitidos e posteriormente armazena-los, e até por exemplo, a necessidade de consulta-los em uma data futura.

No primeiro momento pode parecer um preciosismo, mas quem nunca se deparou na situação de perder até horas procurando uma simples Nota Fiscal, a dor de cabeça que se passa caso não encontrar? 

Digitalizar ao máximo seus documentos, lhe garante otimização tempo, e certamente resultará em mais produtividade. 

Entre os maiores benefícios estão; 

  • Redução de custos operacionais e de espaço físico 
  • Agilidade na consulta a informações 
  • Segurança no armazenamento das informações 
  • Impacto ambiental 

Como a CargOn pode lhe ajudar a reduzir papéis em sua empresa? 

Na CargOn temos o produto Paperless dedicado a solucionar este problema e agregar ainda mais benefícios. 

Nele você pode ter digitalmente todos os documentos da carga e do transporte, até mesmo os que por lei no Brasil ainda precisam ser impressos, porém após a viagem ser encerrada, estará seguro e contabilizados num banco de dados, o qual lhe possibilitará gerir com precisão todos os dados. 

O mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas e no seu negócio não seria diferente. 

Resultados

Com Paperless na logística, já constatamos um aumento significativo na produtividade, impulsionado principalmente pela redução de até 70% no tempo médio de faturamento, já que de forma digital os tempos de cada etapas logísticas são encurtados. 

Empresas que buscam ou já estão inseridas em programas de sustentabilidade, obtém resultados importantes incrementando em sua cadeia o Paperless, já que é mais um indicador de contribuição ao meio ambiente.

Agregando com essa visão gerencial ainda mais valor para seus produtos e serviços, já que o público lhes enxergam  como  “empresas  responsáveis”. 

“De dez anos para cá, vimos que as empresas deixaram de perceber a relação com o meio ambiente apenas como uma boa prática para vê-la como um modo de adaptação à escassez de recursos naturais e resiliência”, diz Dominic Schmal, gerente de sustentabilidade da PwC.

Entre tantos benefícios, destacam-se ainda os indicadores e dados importantes sobre cada carga e transporte realizado. 

Estes dados aliados a outros produtos como Tracking (que monitora toda a viagem e possíveis ocorrências)e o Smart Load (para contratação de transporte e históricos dos mesmos), resultam no nosso Logi BI, nossa ferramenta de BI (Business Intelligence). 

Nele todas as informações e históricos lhe são apresentados, e então você consegue enxergar o seu negócio de forma completa.

Encontrando pontos a serem aperfeiçoados, e oportunidades dentro de suas próprias operações, otimizando custos e aumentando faturamento. 

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…