Implementação de dashboard na logística torna a operação mais inteligente

Dashboard na Logística - CargOn

O papel do dashboard na logística é tornar mais visual e de fácil compreensão os desempenhos, métricas e indicadores das operações, seja em tempo real ou após sua finalização.

Ter essas informações em mãos permite que a gestão de sua empresa trabalhe com base em dados concretos, unindo-se à praticidade que a tecnologia pode oferecer.

Para entender melhor o que é o dashboard na logística, seus benefícios e os indicadores que ele pode te apresentar, siga a leitura!

Entenda o que é um dashboard

A tradução do termo dashboard é painel de controle, o que já torna mais fácil a compreensão dessa ferramenta que apresenta aos seus usuários uma tela com os desempenhos e métricas de toda operação logística.

Em linhas gerais, o dashboard na logística reúne todos os dados de um deslocamento que está ocorrendo ou que já foi finalizado, o transformando em tabelas e gráficos, para apontar todos seus indicadores de desempenho.

Com isso, é possível entender rapidamente tudo o que aconteceu em determinada operação, devido a visualização ilustrada que é apresentada em uma tela, permitindo que a equipe identifique gargalos e consiga traçar as melhores estratégias para desviar deles, seja nesse trajeto monitorado em tempo real ou em um trajeto futuro.

Como o dashboard na logística funciona na prática

Para tornar mais fácil a compreensão da funcionalidade do dashboard na logística, vamos encaixá-lo em uma situação comum do cotidiano de empresas.

Imagine que por meio do aplicativo da CargOn você cadastrou sua carga e contratou um caminhoneiro autônomo para a entregar. Esse caminhoneiro, por meio da ativação do GPS de seu celular, segue sendo rastreado por você durante todo trajeto, através do dashboard.

Em determinado momento, o dashboard aponta que há um congestionamento no trajeto, por conta de um acidente, e que seu motorista pode ficar cerca de duas horas parado ali. Antes mesmo que o caminhoneiro chegue perto deste congestionamento, você consegue alterar a rota dele para desviar deste problema no caminho.

O novo trajeto apontado é uma hora mais lento, porém, desviou o caminhoneiro de um congestionamento que atrasaria a entrega em até duas horas! Ideal, não é mesmo?

6 melhorias que a implementação de dashboard na logística apresentam

Implementar esse serviço melhora alguns processos de sua empresa, desde acompanhamentos em tempo real até a redução de custos. E tudo apenas se aliando a novos processos tecnológicos.

Confira abaixo todas as melhorias do dashboard na logística:

1) Monitoramento em tempo real

O dashboard na logística permite que suas cargas sejam visualizadas enquanto estão na estrada, em tempo real,  possibilitando que falhas como as citadas no exemplo acima sejam resolvidas o mais rápido possível.

2) Facilidade em ler dados

Uma das premissas dos dashboard na logística é apresentar dados de forma mais amigável e visual possível, para deixar a leitura dos mesmos fácil e prática por meio de tabelas e gráficos que ajudem na compreensão do que é apresentado.

3) Tomadas de decisões inteligentes

Tomar decisões relacionadas a logística de sua empresa não precisam ser mais baseadas em achismos, pois aderindo ao dashboard na logística de seu negócio você usa os dados apresentados nesta ferramenta para embasar suas decisões de mudanças.

4) Custos e tempo são reduzidos

No exemplo dado anteriormente, em que o motorista poderia ter ficado preso num congestionamento de duas horas, mas seguiu rumo a um caminho que atrasou o percurso em cerca de uma hora, fica evidente como acontece a redução de custos e também de tempo através da ativação do dashboard na logística de uma empresa.

5) Transparência das informações

A transparência em uma empresa é fundamental para toda confiança da equipe e é um dos benefícios que a implementação do dashboard na logística dá para você, seu time, motorista contratado e cliente final, afinal, todos podem acompanhar a operação e saber a quantas ela caminha.

6) Crescimento da produtividade

Como todas as atividades que giram em torno de uma operação ficam interligadas no dashboard, permitindo o acesso de todos os envolvidos e com a vantagem de ser uma leitura acessível, logo a produtividade do time aumenta, pois os processos se tornam mais fáceis de lidar.

A importância de manter indicadores logísticos

Atentar-se aos indicadores logísticos é fundamental para entender se suas ações estão alinhadas com os objetivos traçados.

A adesão do serviço de dashboard na logística abre espaço para que esses indicadores sejam gerados através de dados inteligentes, permitindo que tal compreensão seja descomplicada e imediata.

Alguns dos indicadores mais comuns que podem ser metrificados com o dashboard na logística são:

  • Desempenho do motorista;
  • Tempo que o veículo ficou parado ou em movimento;
  • Custos com fretes por região;
  • Visualização de eventuais problemas na estrada;
  • Satisfação de outros usuários com o motorista.

Conclusão

Se você quer caminhar para as rotas do futuro, implementar o dashboard na logística de seu negócio com certeza te levará até lá, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança na entrega de suas cargas.

E nós podemos te ajudar nesse trajeto!

A CargOn oferece o serviço de dashboard com uma interface de fácil compreensão, permitindo que motoristas e transportadoras se mantenham conectadas para uma rota mais inteligente e de acordo com os objetivos traçados, além de te ajudar a desviar obstáculos que possam surgir na estrada.


Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…