Gestão logística e tecnologia: ferramentas que otimizam a operação

Gestão logística e tecnologia: ferramentas que otimizam a operação - CargOn

A gestão logística e tecnologia se tornam grandes parceiras quando atuam juntas em todas as etapas de uma operação.

Desde o armazenamento, embalagem, manuseio, transporte e entrega, diversas ferramentas podem ser implementadas e melhorar a produtividade do setor.

Os impactos serão diretos na redução de custos do negócio, agilidade nos processos e integração de áreas.

Com tudo isso funcionando perfeitamente, consequentemente os níveis de satisfação do seu cliente final aumentarão, pois não haverá atrasos nas entregas e nem mesmo danos na mercadoria.

Ficou interessado em ver como isso pode acontecer na prática?

Nesse artigo nós te contamos como toda essa união da gestão logística e tecnologia realmente acontece, por meio da apresentação de algumas ferramentas.

Como ferramentas tecnológicas podem otimizar a operação logística?

A adesão da tecnologia na logística pode tornar os processos mais eficientes, gerenciar falhas e diminuir os custos do setor.

Isso tudo acontece porque a tecnologia trabalha com o tratamento de dados, tornando mais prática e rápida a gestão e processos de várias áreas, principalmente da logística.

Assim, tudo o que diz respeito ao transporte de suas mercadorias pode ser medido e monitorado por meio da tecnologia.

E isso faz com que sejam notadas algumas falhas que podem estar atrapalhando o processo.

Então, por meio dessas informações obtidas por meio de ferramentas, você consegue arrumar essas falhas, automatizar as tarefas e otimizar todos os processos logísticos, permitindo que seu negócio se destaque no mercado.

Vamos conhecer algumas ferramentas que fazem isso acontecer na prática?

Gestão logística e tecnologia: ferramentas que tornam tudo mais prático

1. Software de gerenciamento de estoque

Informações sobre armazenamento de itens do estoque são fundamentais para todo o restante do processo logístico de distribuição.

Com todas as informações sobre o estoque, fica mais fácil fazer o planejamento com antecedência dos picos de vendas, como na Black Friday.

Além disso, é possível extrair informações importantes, que façam com que decisões assertivas sejam tomadas com base em dados.

Por exemplo, se você notar que no estoque há um determinado produto que está encalhado, então provavelmente sua venda e produção já não valham mais a pena.

2. CRM (Customer Relationship Management)

O Customer relationship management (Gestão de relacionamento com o cliente, em tradução) é uma ferramenta essencial para medir a satisfação dos clientes.

Desta forma, a ferramenta de CRM permite que as informações da empresa sobre o cliente sejam capturadas e armazenadas em um banco de dados.

Com os resultados apresentados por esse banco de dados, você pode melhorar a relação com seu cliente em pontos como:

  • Atender expectativas de clientes;
  • Antecipar demandas dos consumidores;
  • Personalizar sua interação com seu público.

3. Softwares de rastreamento

Os recursos tecnológicos atuais nos permitem monitorar todo o percurso das cargas, independentemente de onde elas estejam.

E isso acontece graças aos softwares de rastreamento, capazes de localizar cada avanço que um veículo dá com a carga.

São inúmeros os benefícios dessa função que nos informa em tempo real onde estão os produtos a serem entregues.

Externamente, o principal benefício diz respeito à transparência com os clientes, enquanto internamente, ele ajuda na otimização e organização da logística.

4. ERP (Enterprise Resource Planning)

O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução) é um sistema tecnológico que integra informações de diversos departamentos e fornecedores de uma organização.

Assim, essa união da tecnologia e logística permite que se registre e gerencie em um só lugar itens como:

  • Informações de recursos humanos;
  • Inventários e pedidos;
  • Dados sobre contabilidade;
  • Informações sobre o CRM.

Com essa ferramenta, é possível que todos os colaboradores fiquem na mesma página em relação à informações do negócio, desde um time de marketing até o de logística.

5. TMS (Transportation Management System)

O TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte, em tradução) faz a gestão logística e tecnologia andarem juntas por se tratar de um software de gestão de veículos.

Ele atua como uma plataforma em que você pode otimizar e gerenciar toda operação diária de uma frota.

Seu reflexo é direto nos processos de distribuição de cargas, aumentando sua qualidade e produtividade.

Além disso, ele torna mais fácil a troca de informações entre áreas de uma organização e permite que documentos como NFS-e e CT-e sejam emitidos com mais agilidade.

6. WMS (Warehouse management System)

O WMS (Sistema de gestão de armazém, em tradução), possibilita que se faça o controle e administração dos produtos no armazém, desde sua entrada no depósito e durante todo período que ficar ali.

As ferramentas mais atuais de WMS permitem que todo esse gerenciamento seja feito em tempo real, para que qualquer movimentação seja notificada imediatamente.

Com seu uso, a precisão do estoque se torna melhor e os erros na coleta e envio de mercadorias diminuem, refletindo positivamente no atendimento ao cliente.

Como integrar essas ferramentas em minha gestão logística?

Como você viu acima, o mercado está repleto de ferramentas que unem gestão logística e tecnologia, todas cheias de benefícios para sua empresa.

E quem trabalha com entregas hoje em dia sabe que o cliente final está cada vez mais exigente em relação a rapidez de respostas por parte da empresa e também com o envio da carga.

Para que essas exigências sejam cumpridas sem dores de cabeça para os dois lados, você não pode ter furos em seu gerenciamento de estoque, frotas e outros departamentos ligados diretamente à logística.

E para integrar essas e outras ferramentas ao seu negócio, você pode contar com os serviços da CargOn que te ajudam a integrar informações e gerar dados confiáveis, que diminuem custos e otimizam processos operacionais.

Conheça já todas as nossas soluções logísticas clicando aqui.

Conclusão

Neste artigo, te apresentamos algumas ferramentas que unem gestão logística e tecnologia, para tornar todos os processos integrados e mais eficazes.

O desenvolvimento dessas soluções acontece justamente por conta do grande volume de informações que uma empresa tem quando faz entregas de produtos.

Aprimorar os processos logísticos com ferramentas tecnológicas faz com que o setor fique mais moderno, automatizado, rápido e gere menos custos.

Se você é o gestor desta área em sua empresa ou trabalha nela, pense na ideia de incorporar algumas dessas ferramentas citadas aqui e veja sua organização ganhar mais destaque e espaço no mercado.

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em seu negócio, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizaçãoes sobre o mundo logístico

Mais em nosso blog