Como fazer a gestão do transporte na logística? 5 dicas para otimizar

O sucesso de qualquer negócio passa muito pela gestão eficaz de todos os recursos. Nesse sentido, a gestão do transporte na logística é capaz de elevar o nível de competitividade da empresa no mercado.

E essa gestão se tornou ainda mais complexa e importante com a globalização dos negócios. Dessa forma, quem realiza a gestão precisa acompanhar esse avanço, adotando tecnologias e recursos que permitam aperfeiçoar o transporte.

Neste artigo do Blog CargOn vamos mostrar com detalhes como fazer a gestão de transporte na logística. Além disso, você também pode conferir 5 dicas para otimizar o gerenciamento e obter melhores resultados.

O QUE É A GESTÃO DO TRANSPORTE NA LOGÍSTICA?

Para quem busca entender melhor sobre o assunto, a gestão do transporte é uma parte essencial no planejamento, execução e controle eficiente da logística. E a gestão vai desde o movimento de mercadorias no centro de distribuição até as informações de deslocamento entre o ponto de origem e o ponto de consumo. 

Mas além disso, a gestão do transporte na logística envolve questões como a seleção de modos de transporte, roteirização, programação de entregas e monitoramento de cargas em trânsito. 

Ao ter a gestão de todos estes processos, é possível identificar falhas, pontos de melhorias e onde alocar os recursos da empresa. Porém, a gestão de transporte não trata apenas da melhor administração interna, mas também de melhorias em fatores externos.

Um exemplo disso é em relação à satisfação dos clientes. Uma vez que a entrega e a distribuição das cargas é feita de maneira eficaz, a tendência é que o cliente fique satisfeito com o serviço prestado.

TRANSPORTE X LOGÍSTICA: QUAL É A DIFERENÇA?

Embora seja comum utilizar transporte e logística como sinônimo um do outro, há diferenças importantes entre estes dois processos.

O transporte, por exemplo, trata-se do processo operacional de deslocar cargas (ou pessoas) de um ponto a outro. Pode-se resumir o transporte como a forma como o serviço é realizado. Por exemplo, a entrega de mercadorias de um depósito para uma loja.

Já a logística é um processo mais abrangente. Isso porque ela envolve as necessidades de movimentação, armazenamento e distribuição de produtos. Para além de transportar os produtos, a logística preocupa-se em planejar, organizar, controlar e otimizar toda a cadeia de suprimentos. 

Portanto, enquanto o transporte é apenas uma etapa, a logística abrange todo o fluxo de materiais e informações desde a origem até o destino final.

COMO A GESTÃO EFICAZ DO TRANSPORTE IMPACTA NA EMPRESA?

Otimizar o uso de recursos e obter maior satisfação junto aos clientes são dois dos principais impactos da gestão de transporte na logística. Porém, uma gestão eficiente nesse sentido pode impactar a empresa de outras formas.

Entre elas está a capacidade de controlar os custos da empresa. Além do próprio valor investido, o controle dos custos na logística também envolve a escolha de fornecedores e parceiros de negócios.

Ademais, a gestão do transporte na logística é uma forma de antever problemas e buscar soluções de maneira preventiva. Com isso, além de dar andamento ao transporte dos produtos, é possível otimizar a operação de maneira ágil, sem causar perdas.

Portanto, listamos a seguir como a gestão de transporte impacta na empresa:

  • Melhor controle financeiro: conhecendo todos os processos que envolvem o transporte na empresa, é possível controlar o uso e o destino dos recursos financeiros;

  • Mais capacidade de mitigar erros: na medida em que há um mapeamento de todas as atividades do setor logístico, o gestor pode fazer movimentos no sentido de evitar falhas na operação;

  • Plano de manutenção preventiva: ainda na redução de danos, a gestão do transporte na logística faz com que a empresa faça ajustes de fornecimento, estrutura e contratação de forma preventiva;

  • Tomada de decisões mais assertiva: ao ter uma visão ampla da logística e dados sobre a operação, o gestor tem mais subsídios para uma tomada de decisão mais assertiva;
  • Maior satisfação dos clientes: tendo uma gestão eficaz do transporte na logística da empresa, o cliente final tem suas demandas atendidas dentro do prazo, aumentando a confiabilidade sobre a empresa.

Gestão do transporte na logística

5 DICAS PARA OTIMIZAR A GESTÃO DO TRANSPORTE NA LOGÍSTICA

Tendo agora um panorama completo sobre a gestão do transporte na logística, é hora de buscar caminhos para otimizar esse processo dentro da empresa.

Para isso, é importante seguir algumas etapas pré estabelecidas. Em primeiro lugar, deve-se ter um planejamento adequado para a logística da empresa. Isso envolve entender quais são as necessidades da empresa, os custos e os prazos de entrega.

Tendo estas informações, é possível escolher o tipo de tecnologia a ser usada, bem como estruturar uma equipe de acordo com as necessidades que foram identificadas.

Desse modo, deixamos nos tópicos a seguir 5 dicas para otimizar a gestão de transporte na logística:

1. Planejamento é fundamental

O primeiro passo para otimizar a gestão logística é realizar um planejamento adequado. Isso envolve definir as necessidades da empresa, os prazos de entrega, os custos envolvidos e outros fatores relevantes. 

No entanto, é válido aplicar prazos e objetivos específicos para este planejamento, para que seja possível mensurar os resultados ao longo do tempo.

2. Invista em tecnologia

Há no mercado uma variedade de soluções em tecnologia que são aliadas na gestão do transporte na logística. Dessa forma, vale a pena investir em ferramentas, softwares e aplicativos para automatizar processos, monitorar entregas e gerenciar estoques. 

Além disso, a tecnologia permite uma comunicação mais eficiente entre os diversos setores envolvidos na gestão.

3. Acompanhe os indicadores de desempenho

Na medida em que já foram tomadas ações para melhorar a gestão do transporte, é preciso acompanhar os indicadores do setor. Dados como tempo de entrega, índice de avarias, índice de devoluções e índice de estoque oferecem uma boa dimensão dos resultados.

Esses indicadores também ajudam a identificar problemas e avaliar o desempenho da equipe.

4. Tenha uma equipe capacitada

Falando em equipe, uma outra etapa da otimização é investir em treinamentos e capacitações para os colaboradores. Uma equipe preparada para lidar com as demandas do dia a dia, bem como resolver problemas de maneira ágil, é essencial para a eficiência da gestão logística. 

Ademais, é importante motivar e engajar os colaboradores para que se comprometam com os objetivos da empresa.

5. Faça parcerias estratégicas

Em operações onde a sua empresa não possui expertise e estrutura para operar, é interessante estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas. As parcerias podem ser feitas com fornecedores, transportadoras e outras empresas do setor. 

Além de tornar as operações mais eficientes, essas empresas parceiras ainda podem representar uma redução de custos, uma vez que eliminam o uso da estrutura interna e conseguem operar de forma mais abrangente.

OTIMIZE A GESTÃO DO TRANSPORTE COM A CARGON

A gestão eficiente do transporte na logística da empresa é uma tarefa complexa, e pode se tornar ainda mais delicada se não houver uma estrutura adequada. No entanto, é possível encontrar soluções parceiras que se adaptam ao negócio da sua empresa.

Com a CargOn você tem a gestão e visualização completa dos dados da sua operação em poucas telas. Saiba dos horários em que a carga foi carregada, CTe emitido, viagem iniciada e finalizada. Todos os dados são em tempo real, permitindo uma gestão mais próxima no dia a dia.

Quer saber mais sobre como a plataforma CargOn pode agregar no seu negócio? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Denny Mews – CEO& Founder CargOn

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Tracking na logística: o que é e qual a importância no rastreamento de cargas

    Ter uma visibilidade completa da logística é essencial para garantir um processo mais eficiente. Nesse sentido, o tracking é uma solução que permite monitorar e rastrear o fluxo das cargas de ponta a ponta. Com isso, o tracking acaba sendo uma opção para acompanhar o passo a passo do processo logístico, como a saída do centro de distribuição. Ou seja, em caso de imprevistos, a empresa pode tomar medidas no sentido de resolver o problema.

    SXSW faz apelo por “descarbonização”

    Há algumas semanas aconteceu mais uma edição do South by Southwest, o famoso SXSW. Trata-se de um dos principais eventos do mundo sobre inovação, tecnologia e criatividade, que ocorre anualmente no Texas, Estados Unidos. O SXSW se tornou rapidamente um importante ponto de encontro para profissionais que trabalham com cultura digital, entretenimento, tecnologia e mídia. O relato de todos os que participam é de que o networking lá é sensacional e a mentalidade é totalmente voltada para a inovação…