Digitalização impulsiona setor logístico

Digitalização impulsiona setor logístico - CargOn

Segundo relatório feito pelo Gi Group Holding sobre as tendências da logística mundial, o setor movimentou 8,6 trilhões de dólares no ano de 2021. A projeção para 2024 é que movimente 9,9 trilhões de dólares por todo o planeta, tornando-se uma das principais áreas responsáveis pelo desenvolvimento econômico e tecnológico de diversas regiões.

O relatório mostra o enorme crescimento mundial do setor logístico, sendo ainda mais evidenciado em países como Brasil, China, Alemanha, Itália e Inglaterra. Entre os fatores mais relevantes estão o desenvolvimento de ferramentas digitais e o aumento de compras realizadas de modo online. Pode-se enxergar isso como uma questão de causa e consequência. Entretanto, os dados revelam que o setor não está somente crescendo mas também em constante modificação e profissionalização. Chris Van Ooik, diretor do Gi Group Holding, ressalta as mudanças do ramo:

“Nos últimos anos, o ponto fundamental da logística mundial ficou claro para todos: ela está em constante mudança. O setor está se renovando através de soluções tecnológicas que estão gerando oportunidades profissionais que não são tradicionais. As companhias que lidam com logística requerem cada vez mais sistemas altamente automatizados e colaboradores experts em inteligência artificial.”Chris Ooik

Crescimento exponencial no Brasil

Os dados levantados pela pesquisa colocam o Brasil como o segundo país do mundo com maior valor de vendas através de e-commerce. O crescimento de 2019 a 2021 foi gigantesco e atingiu 65,5%, ficando atrás somente da Itália em todo o globo, que chegou em incríveis 88,6%. Alemanha, Polônia e Reino Unido completam o ranking.

Esses valores são extremamente significativos e revelam uma necessidade cada vez maior de procedimentos muito bem alinhados e assertivos. Com demandas crescentes e complexas, o setor logístico possui cada vez mais um papel fundamental na viabilização de negócios e no aprimoramento de processos, exigindo uma digitalização imediata por parte das empresas. Conforme o próprio relatório conclui: “automatização e digitalização são as principais tendências de inovação que podem ser vistas no setor logístico hoje.”

Nesse sentido, a CargOn caminha na direção das mais apuradas tendências globais de tecnologia e aprimoramento de processos logísticos. Não há mais como fugir da automatização e da digitalização quando se trata de entregas, carregamentos e transportes. Seguir essa tendência é sinônimo de profissionalismo, otimização de resultados e de recursos. Saiba mais sobre nossas soluções tecnológicas de impacto e facilite os processos de sua empresa!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Como fazer a gestão do transporte na logística? 5 dicas para otimizar

    O sucesso de qualquer negócio passa muito pela gestão eficaz de todos os recursos. Nesse sentido, a gestão de transporte na logística é capaz de elevar o nível de competitividade da empresa no mercado. E essa gestão se tornou ainda mais complexa e importante com a globalização dos negócios. Dessa forma, quem realiza a gestão precisa acompanhar esse avanço, adotando tecnologias e recursos que permitam aperfeiçoar o transporte.

    Tracking na logística: o que é e qual a importância no rastreamento de cargas

    Ter uma visibilidade completa da logística é essencial para garantir um processo mais eficiente. Nesse sentido, o tracking é uma solução que permite monitorar e rastrear o fluxo das cargas de ponta a ponta. Com isso, o tracking acaba sendo uma opção para acompanhar o passo a passo do processo logístico, como a saída do centro de distribuição. Ou seja, em caso de imprevistos, a empresa pode tomar medidas no sentido de resolver o problema.