Como caminhoneiros estão lucrando investindo em organização

Ilustração etapas da logística

Sabemos o quanto a rotina dos caminhoneiros autônomos é exaustiva. Conseguir cumprir os prazos, prospectar cargas, cuidar da documentação e ainda descansar não é uma tarefa fácil. Segundo a pesquisa Perfil dos Caminhoneiros 2019, realizada pela CNT, os profissionais autônomos trabalham, em média, 11,6 horas e percorrem mais de 9 mil quilômetros por mês. Para conseguir conciliar as funções e manter o padrão de entrega é imprescindível ter uma boa organização.

Pensando nisso, listamos dicas que irão ajudar verdadeiramente os caminhoneiros que dedicam a maior parte do tempo à direção.   

Planejamento financeiro

Para que a conta no final do mês feche é imprescindível manter o controle das despesas e dos ganhos de cada carga. Conte com a ajuda de planilhas, cadernos de anotações e até o bloco de notas no celular. O importante é conseguir enxergar o faturamento e também o local de destinação do lucro. Uma dica é fazer uma média dos três últimos meses de ganho e despesas. Assim, é possível chegar a um valor fixo para despesas como, alimentação, estada, manutenção do caminhão, combustível e imprevistos. Conseguindo determinar, em média, quanto deve ser reservado para essas despesas.  

Caminhoneiro trabalhe, mas preocupe-se em descansar

Quem trabalha por conta própria dificilmente sai de férias, certo? Errado! Tão importante quanto exercer as funções durante um ano inteiro é separar dias de descanso. Avalie o mês de menor movimento no seu segmento e programe-se para entrar de férias. Separa mensalmente um fundo de reserva para tornar financeiramente viável os dias parados. Neste tempo, aproveite ao máximo a companhia da família, faça exames médicos de rotina e relaxe fazendo atividades prazerosas. O resultado será uma retomada, após esse período, revigorado e com as energias renovadas. 

Caminhoneiros estude as rotas

A melhor maneira de tornar a prestação de serviço mais organizada, sendo mais econômica e rápida, é fazendo o planejamento das rotas. Com ele é possível evitar os pedágios mais caros, trechos de pista malconservada, horários de trânsito, acidentes e outros problemas no trajeto. Além de reduzir o custo das viagens, o planejamento das rotas se torna um diferencial competitivo para atrair clientes.

Pare, pense e planeje

Empresas possuem seus maquinários e as pessoas que operam para produzir seus produtos, certo? Periodicamente essas pessoas e as máquinas são atualizadas ou substituídas para manter o negócio em funcionamento. A mesma lógica deve ser aplicada ao caminhoneiro. Você e seu caminhão são a representação de uma empresa. Dessa forma, além de fazer manutenções ou comprar um veículo novo, o caminhoneiro também deve organizar sua carreira a curto, médio e longo prazo.

Traçando os caminhos que deseja percorrer durante a trajetória profissional de forma alinhada com o seu planejamento financeiro, é possível investir no seu crescimento como um profissional da cadeia logística. Para conquistar mais oportunidades no setor, o consórcio de caminhão é uma alternativa eficaz que garante segurança e economia para a modernização do seu no crescimento da sua atuação como caminhoneiro. 

Viu só como dicas simples podem transformar a vida profissional do caminhoneiro mais organizada? Conte com a CargOn para facilitar o trabalho de transporte de carga. Conheça o app acessando o site:

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…