Qual a diferença entre logística verde e logística reversa?

Embora não seja um conceito recente, o uso da logística verde é algo que vem ganhando força nos últimos anos. Isso se deve muito à preocupação das empresas em relação aos impactos ambientais das suas operações.

Nesse contexto, a logística verde é um modelo que direciona a empresa para a utilização de suprimentos sustentáveis, que geram menos impacto ao meio ambiente. Mas também é uma forma de tornar a logística da empresa mais eficiente.

Desse modo, neste artigo do Blog CargOn iremos debater sobre o impacto da logística verde para a preservação ambiental. Além disso, vamos mostrar como esse modelo logístico deve ser utilizado e suas diferenças em relação à logística reversa.

O QUE É LOGÍSTICA VERDE?

Antes de mais nada, vamos entender melhor sobre o que é logística verde. Pois bem, a logística verde é a integração de práticas sustentáveis na gestão da cadeia de suprimentos. 

Com isso, o principal objetivo é minimizar o impacto ambiental das operações logísticas, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final dos produtos ao cliente. Portanto, entre as principais práticas da logística verde estão a redução das emissões de carbono, a gestão adequada de resíduos e a escolha de embalagens recicláveis ou biodegradáveis. 

Além disso, outro ponto importante desse modelo é a otimização de rotas de transporte e a adoção de tecnologias, algo que também contribui para o equilíbrio financeiro da empresa.

Levando em conta estes aspectos, podemos dizer que a implementação da logística verde contribui não só para a preservação do meio ambiente, mas também para a redução de custos operacionais e o fortalecimento da imagem corporativa.

DIFERENÇAS ENTRE LOGÍSTICA VERDE E LOGÍSTICA REVERSA

É possível dizer que a logística verde e a logística reversa são operações complementares e podem ser realizadas de forma conjunta. 

Isso porque, enquanto a primeira trata de realizar processos logísticos sustentáveis e ecológicos, a logística reversa tem como objetivo de retornar produtos, materiais ou embalagens do consumidor de volta ao produtor ou a pontos de coleta específicos.

Esse retorno favorece a reciclagem, reutilização, descarte adequado ou remanufatura dos itens. Ou seja, a logística reversa é essencial para a gestão de resíduos e para a economia circular, ajudando a reduzir o desperdício e a otimizar o uso de recursos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA VERDE

Como mencionamos em outros tópicos, a logística verde tem como principais marcas a redução do impacto ambiental e um uso mais sustentável dos recursos disponíveis.

No entanto, há características marcantes que fazem com que essas marcas sejam possíveis. A otimização das rotas de transporte é um exemplo disso, pois a logística verde consiste também em buscar opções que consumam menos combustível e emitam menos gases tóxicos.

Dessa forma, vamos trazer nessa lista algumas das principais características que marcam a logística verde:

  • Redução de emissões de carbono: o modelo de logística verde busca pela implementação de meios de transporte com menor emissão de poluentes.

  • Eficiência energética: adotar tecnologias e práticas que reduzem o consumo de energia em armazéns e centros de distribuição. 

  • Gestão de resíduos: minimizar a produção de resíduos e promover a reciclagem e reutilização de materiais, além de implementar processos de descarte adequado de resíduos perigosos e não recicláveis.

  • Uso de materiais sustentáveis: escolher matérias-primas que tenham menor impacto ambiental e utilização de embalagens recicláveis ou biodegradáveis.

  • Otimização de rotas de transporte: planejar rotas de transporte mais curtas e eficientes, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

  • Tecnologias limpas: investir em tecnologias que diminuam o impacto ambiental, como sistemas de gerenciamento de frotas baseados em dados, telemetria e softwares de otimização logística.

  • Sensibilização e treinamento: formar e qualificar colaboradores sobre práticas sustentáveis, promovendo uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA VERDE PARA A EMPRESA

Tendo em perspectiva as principais características da logística verde, podemos mensurar alguns dos benefícios que ela oferece para a operação da empresa. Aliás, vale dizer que esses benefícios vão além da responsabilidade ambiental.

Um destes benefícios, portanto, é a redução de custos operacionais. A redução do consumo de energia e combustível, bem como o uso eficiente de recursos, não apenas diminuem as despesas, mas também aumentam a eficiência dos processos logísticos. 

Além disso, a conformidade com regulamentações ambientais é um benefício que também deve ser levado em conta. Aderir às normas e leis ambientais evita multas e penalidades, e também pode abrir portas para incentivos fiscais e subsídios governamentais.

No mais, veja a seguir alguns dos principais benefícios que a logística verde pode trazer para a sua empresa:

  • Redução de custos operacionais;
  • Melhoria da eficiência energética;
  • Fortalecimento da imagem da marca;
  • Atração de consumidores conscientes;
  • Conformidade com regulamentações ambientais;
  • Vantagem competitiva no mercado;
  • Contribuição para a sustentabilidade global.

VENHA COM A CARGON E APLIQUE A LOGÍSTICA VERDE NA PRÁTICA

Uma empresa que busca ser sólida no mercado deve se preocupar com o impacto social e ambiental das suas atividades. Nesse sentido, a logística verde é um importante aliado, fazendo com que o negócio tenha uma visão ampla e detalhada sobre estes aspectos. 

Por isso que a CargOn é a sua parceira na implementação de uma logística mais sustentável e eficaz. Oferecemos um ecossistema completo para que sua empresa esteja à frente do mercado, com monitoramento e anulação das emissões de carbono.

Além disso, nossa plataforma oferece dashboards atualizados, com indicadores de carga e descarga, faturamento, atrasos, melhores transportadoras e motoristas.Quer saber mais sobre como a plataforma CargOn pode agregar no seu negócio? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Denny Mews – CEO& Founder CargOn

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Custos logísticos: quais são os maiores e como reduzi-los

    Sabemos que aproveitar de forma eficaz os recursos financeiros da empresa é algo essencial para garantir um desempenho sustentável. Nesse sentido, os custos logísticos têm um papel central no controle financeiro do negócio. Isso porque, além de tomar medidas que tornem a logística menos onerosa, a gestão dos custos logísticos também permite otimizar a operação, o que pode gerar mais receitas.

    Dia da logística: origem e importância

    O Dia da Logística é comemorado em 06 de junho, tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Essa data visa reconhecer a importância do setor logístico no país, que hoje representa 13% do PIB nacional. Como se trata de uma área que engloba diversos ramos desde a indústria até o transporte, muitos profissionais são lembrados na data.