Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas.

Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística. 

Enquanto o inbound trata das operações que ocorrem de fora para dentro da empresa, como a aquisição de matérias-primas, o outbound envolve o fluxo de produtos da empresa para seus destinatários finais.

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo esses conceitos e sua importância na gestão logística.

LOGÍSTICA INBOUND

O conceito de logística inbound como o próprio nome sugere (“in” do inglês significa “dentro”) refere-se aos processos que acontecem de fora para dentro da empresa.

Isso, em grande parte, envolve aquisição e gerenciamento das matérias primas que o negócio precisa para funcionar. Ou seja, engloba controlar o estoque, contato com fornecedores, previsão de demanda e afins.

Cuidar da logística inbound é de grande importância e entender de onde surgem os gargalos pode ter um impacto direto nos resultados da empresa. A busca é sempre por um bom fluxo de modo que a produção não seja interrompida. Da mesma forma, uma boa gestão envolve não ter matéria parada simplesmente ocupando espaço e deteriorando.


Estocagem, armazenagem, gestão de fornecedores, transporte de insumos, preparação para a distribuição, tudo isso faz parte do inbound.

LOGÍSTICA OUTBOUND

Já a logística outbound (“out” do inglês significa “fora”) fica encarregada do transporte fora da empresa. Isso engloba todos os processos que vão desde o momento em que um produto sai da companhia até ele ser entregue ao consumidor final.

As responsabilidades da logística outbound envolvem também documentações fiscais que precisam estar devidamente em ordem. A partir disso, entram as questões de embalagem, planejamento de rotas, contratação de transportadoras, movimentações de cargas e endereçamento.

Um dos principais focos dessa etapa é buscar reduzir ao máximo os prazos de entrega e ter estrutura para lidar com problemas e imprevistos.

BENEFÍCIOS DE UMA BOA GESTÃO LOGÍSTICA INBOUND E OUTBOUND

  • Redução de custos

Reduzir os custos é uma das principais metas de qualquer negócio. Citando dois exemplos, quando é feita uma boa gestão de estoque (logística inbound) e um bom planejamento de rotas (logística outbound), automaticamente ocorre uma otimização nos custos e toda operação se torna mais proveitosa e rentável.

  • Aumento da produtividade

A boa gestão da logística inbound e logística outbound também beneficia a produtividade do negócio. Quanto mais encaixados estão os processos, mais fácil é de observar os problemas na operação e tomar medidas para corrigir e aprimorar os métodos.

  • Conectividade e agilidade

Integração entre os processos e conexão de sistemas são marcas da logística 4.0. Isso torna todo o fluxo mais coeso e facilitado, com informações em tempo real que tornam o processo logístico consideravelmente mais rápido.

COMO A PLATAFORMA CARGON TE AJUDA NA GESTÃO INBOUND E OUTBOUND

A CargOn tem em seu DNA a busca constante pelas melhores tecnologias no que diz respeito a transporte e logística. Nesse sentido, oferecemos uma gama de soluções que ajudam diversos clientes a aprimorar seu processo logístico inbound e outbound.

Na logística inbound, nossa plataforma oferece o tracking, emissão fiscal automatizada, ordem de coleta e descarga, registros de avaria e comunicação facilitada com o transportador.

Na logística outbound, nossa plataforma oferece o tracking completo da viagem (hora, carregamento, saída, quanto tempo está ficando na planta, previsão de carregamento), Emissão fiscal automatizada, central de ocorrências, centralização de documentos de transporte. Dessa forma, conectando facilmente com o transportador desejado.

Tudo isso é feito com grande flexibilidade de modulação. Assim, a indústria e o embarcador podem escolher assertivamente os módulos que mais lhe são úteis. Digitalize seus processos inbound e outbound e ganhe eficiência com a plataforma da CargOn! Conheça nossas soluções aqui!

Denny Mews – CEO& Founder CargOn

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…