Entenda a diferença entre gestão da logística inbound e outbound: Como o setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística. Assim, compreender essas diferenças é indispensável e, portanto, impacta diretamente a eficiência operacional.
Enquanto o inbound trata das operações que ocorrem de fora para dentro da empresa, como a aquisição de matérias-primas, o outbound envolve o fluxo de produtos da empresa para seus destinatários finais. Dessa forma, ambos se complementam e, além disso, sustentam a cadeia logística de ponta a ponta.
Neste artigo, vamos explorar mais a fundo esses conceitos e sua importância na gestão logística. Portanto, acompanhe os tópicos seguintes e, ao mesmo tempo, entenda como eles podem transformar o desempenho do seu negócio.
LOGÍSTICA INBOUND

O conceito de logística inbound, como o próprio nome sugere (“in” do inglês significa “dentro”), refere-se aos processos que acontecem de fora para dentro da empresa. Ou seja, envolve todo o fluxo inicial e, além disso, prepara a base para a produção.
Isso, em grande parte, envolve aquisição e gerenciamento das matérias-primas que o negócio precisa para funcionar. Além disso, engloba controlar o estoque, contato com fornecedores, previsão de demanda e, consequentemente, garante continuidade à operação.
Cuidar da logística inbound é de grande importância e entender de onde surgem os gargalos pode ter um impacto direto nos resultados da empresa. Da mesma forma, uma boa gestão evita desperdícios e, assim, assegura um equilíbrio entre insumos disponíveis e demanda real.
Estocagem, armazenagem, gestão de fornecedores, transporte de insumos e preparação para a distribuição fazem parte do inbound. Portanto, trata-se de um processo essencial e, sobretudo, estratégico para a saúde do negócio.
LOGÍSTICA OUTBOUND

Já a logística outbound (“out” do inglês significa “fora”) fica encarregada do transporte fora da empresa. Em outras palavras, abrange desde a saída do produto até sua entrega e, nesse sentido, está diretamente ligada à experiência do cliente.
As responsabilidades da logística outbound envolvem também documentações fiscais que precisam estar devidamente em ordem. A partir disso, entram as questões de embalagem, planejamento de rotas, contratação de transportadoras e, além disso, o endereçamento correto das cargas.
Um dos principais focos dessa etapa é buscar reduzir ao máximo os prazos de entrega e ter estrutura para lidar com imprevistos. Por isso, a gestão deve ser precisa e, igualmente, flexível para se adaptar a diferentes cenários.
BENEFÍCIOS DE UMA BOA GESTÃO LOGÍSTICA INBOUND E OUTBOUND
- Redução de custos
Reduzir os custos é uma das principais metas de qualquer negócio. Nesse sentido, quando há uma boa gestão de estoque (inbound) e um planejamento de rotas eficiente (outbound), ocorre otimização de recursos e, assim, a operação se torna mais rentável.
- Aumento da produtividade
A boa gestão da logística inbound e outbound também eleva a produtividade do negócio. Quanto mais alinhados os processos estiverem, mais fácil é identificar falhas e, consequentemente, corrigi-las rapidamente.
- Conectividade e agilidade
Integração entre os processos e conexão de sistemas são marcas da logística 4.0. Dessa maneira, o fluxo fica mais coeso e, além disso, as informações em tempo real aceleram toda a cadeia logística.
COMO A PLATAFORMA CARGON TE AJUDA NA GESTÃO INBOUND E OUTBOUND
A CargOn tem em seu DNA a busca constante pelas melhores tecnologias em transporte e logística. Por isso, oferecemos soluções inovadoras e, assim sendo, ajudamos empresas a otimizar processos inbound e outbound.
Na logística inbound, nossa plataforma oferece tracking, emissão fiscal automatizada, ordem de coleta e descarga, registros de avaria e, além disso, comunicação facilitada com o transportador.
Na logística outbound, oferecemos o tracking completo da viagem (hora, carregamento, saída, tempo de permanência na planta, previsão de carregamento), emissão fiscal automatizada, central de ocorrências e, igualmente, centralização de documentos de transporte. Dessa forma, conectamos facilmente indústria e transportador.
Tudo isso é feito com grande flexibilidade de modulação. Assim, a indústria e o embarcador podem escolher assertivamente os módulos que mais lhes são úteis e, consequentemente, digitalizar seus processos com eficiência.
Denny Mews – CEO& Founder CargOn