Operador logístico: o que é e como atua na gestão do transporte?

Operador logístico: o que é e como atua na gestão do transporte? - CargOn

Um operador logístico atua em vários processos diários para tornar a logística funcional, desde armazenamento, controle de estoque, transporte e documentação. Veja como ele pode otimizar todo transporte de cargas!

Operadores logísticos são empresas que prestam serviços e soluções de logística para outras empresas. Os operadores proporcionam mão de obra qualificada e administração de processos para transportar as cargas dentro da cadeia de suprimentos.

Muitas empresas ou indústrias que contratam um operador logístico buscam mais competitividade no transporte. O volume de mercadorias e produção vem aumentando ano após ano, seja de indústrias de base, de bens intermediários ou de bens de consumo. Todas, além de movimentarem a economia, também tem algo em comum: a necessidade de transportar com eficiência esse estoque.

O que faz um operador logístico?

Pense em toda produção de um bem de consumo, desde a compra de insumos para a industrialização, a produção, armazenamento, movimentação, transporte, todas as pessoas que estão envolvidas nesse processo e todos os recursos utilizados para essa logística, fazendo uma gestão eficiente da cadeia.

O operador logístico é responsável pela etapa de movimentação dos insumos para indústria, da organização da armazenagem e do transporte em diferentes modais, mas, principalmente o modal rodoviário, que representa 60% das movimentações de cargas no país.

E, cada etapa, representa uma parte importante para o abastecimento e distribuição, como:

Armazenagem

A gestão do armazenamento pode ficar a cargo do operador logístico, já que é possível mapear o local e definir a melhor organização das instalações. É importante priorizar os melhores tempos e integridade das cargas na hora da liberação e carregamento dos caminhões.

Dependendo do tipo de atuação da indústria, um dos métodos que podem aplicados é a logística cross docking. A armazenagem não é feita por longos períodos, mas sim, por um tempo máximo de 24 horas, veja mais sobre a logística cross docking.

Além disso, o operador logístico pode atuar na armazenagem com:

  • Organização e centralização: organizar de forma estratégica para que a movimentação e fluxo de produtos seja otimizado, facilitando a logística interna da armazenagem, melhorando tempos para que todo processo ocorra cada vez mais rápido, potencializando a satisfação dos fornecedores e clientes sem atrasos na entrega.
  • Seguro de cargas na armazenagem: o bom acondicionamento das cargas em condições ideias de ventilação, temperatura e iluminação permitem o oferecimento de seguro para os produtos e instalações envolvidas no processo logístico.
  • Diminuição de avarias de carga: com um controle de entrada e saída das cargas, é imprescindível que haja um checklist para garantir a qualidade da carga no momento da entrada na armazenagem e saída para o carregamento e transporte, e isso pode ser gerido pelo operador logístico nessa etapa.

Gestão do Transporte de Cargas

O transporte de cargas necessita de uma gestão eficiente para garantir a qualidade e prazos dentro da cadeia de suprimentos, visto que qualquer incidente que atrase ou atrapalhe o fluxo da carga, pode gerar grandes prejuízos para a produção.

Por isso, o operador logístico é um grande potencializador na gestão do transporte de cargas, dentre suas principais funções, nessa etapa, podemos citar:

  • Gestão de transportadoras homologadas: praticamente toda indústria possui várias transportadoras que a atendem, e isso pode ser um problema sem uma gestão centralizada de todos esses parceiros. Por isso, o operador logístico pode atuar nessa camada da indústria com as transportadoras, otimizando o envio de cargas.
  • Gestão de motoristas autônomos: se o processo de gerenciar transportadoras pode ser complexo, quando chegamos nos motoristas autônomos, se torna ainda mais complicado ter informações padronizadas devido a tantas variáveis. Seja pela localização, motorista ou caminhão, tudo deve ser levado em consideração para o melhor direcionamento da carga para o melhor parceiro, e o operador logístico pode atuar nisso.
  • Padronização de processos: já que o operador logístico está a frente de muitas operações e possui uma ampla atuação da logística da indústria, é possível que ele defina padrões de processos, documentação, cadastro de motoristas, parceiros, parametrização de cargas e tudo que for necessário para garantir o transporte mais eficiente.
  • Pagamento dos fretes: dentre vários processos, o financeiro é um dos que mais tem importância na gestão da operação como um todo. Aqui, o operador logístico fica responsável pelo pagamento dos fretes, das diárias, quando necessário e do acompanhamento de toda saúde financeira da logística.
  • Acompanhamento da eficiência dos parceiros: a análise de eficiência dos parceiros também pode ser feita pelos operadores logísticos a partir de indicadores de performance, cargas atendidas com sucesso, atrasos e incidentes. Muito desses processos, num operador logístico tradicional, são manuais ou descentralizados.
  • Análise de toda operação logística: Seja por uma planilha no excel ou até por softwares de logística voltadas a esse propósito, o operador logístico consegue apontar melhorias para a operação logística, apesar de não ser o foco do operador tradicional, ainda é uma das atribuições possíveis dentro da supply chain.

CTe e MDFe: documentação logística

O Brasil possui grandes burocracias que precisam ser cumpridas no transporte de cargas. O operador logístico também pode fazer a emissão do conhecimento de transporte eletrônico (CTe) ou do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) para as transportadoras.

Para entender mais sobre os documentos logísticos para o transporte de carga, clique aqui 😊

Quais as vantagens de contar com um operador logístico?

A terceirização de serviços está em alta, não somente pela redução de custos, mas pela aceleração de demandas devido ao conhecimento do operador logístico e aplicação no dia a dia da operação de uma empresa. Nesse cenário, veja quais as vantagens de contratar um operador logístico:

Mão de obra especialista em logística

Como um operador logístico é focado em atender toda a operação de transporte de várias empresas, é visto que toda essa expertise será também aplicada a logística da sua empresa ou indústria.

Seja na gestão, operacionalização, organização ou processos, tudo poderá ser potencializado pessoas qualificadas no setor. O importante aqui é verificar se os clientes atendidos por esse operador são expressivos e estão em segmentos semelhantes de negócio.

Pessoas, processos e tecnologias de ponta

Para aprimorar uma operação logística, é necessário contar com pessoas qualificadas, mas também processos estruturados e tecnologias que atendam todas as exigências para a operação funcionar bem, mas que olhem sempre para o futuro.

Uma equipe interna dificilmente vai conseguir agregar experiências de diversos nichos e segmentos de mercado, já que estará aplicado somente a sua logística. Isso não quer dizer que você não deva ter uma equipe interna de logística. Mas contar com parceiros pode ser o cenário ideal para potencializar a sua operação e tornar o setor logístico como um diferencial competitivo.

Foque no seu negócio

Já pensou em perder dias para resolver alguma pendência que não esteja ligada, diretamente ao seu core business? A terceirização é muito buscada justamente por esse dinâmica de resolução de problemas a partir do conhecimento de diversas frentes do mercado.

E, o operador logístico, consegue tracionar as demandas, otimizar processos para que haja essa resolução rápida de incidentes. Assim, o fluxo de transporte de cargas ocorre de maneira previsível e sequencial, se antecipando a qualquer tipo de alerta.

Otimize sua operação

A otimização é um dos pontos chave para melhorar toda sua operação, inovar em processos e novos métodos para aperfeiçoar todo transporte de cargas e trazer novos olhares para tudo o que já existe dentro da operação logística.

Potencializar o orçamento existente e focar o investimento em novas tecnologias que tenham como objetivo aprimorar a operação é o cenário ideal para que todas as áreas e a indústria siga em crescimento constante.

Reduza custos

A logística é um setor específico a nível Brasil, representando 12% do PIB, e, nas empresas, não seria diferente. Com a alta burocracia relacionada a legislação, os custos logísticos acabam por representar uma boa fatia do faturamento da empresa, podendo chegar também ao percentual de 12%.

Muito disso não vem necessariamente do custo do transporte, mas da falta de um planejamento logístico que contemple todos os processos envolvidos na logística de atuação da indústria. Por isso, um operador logístico auxilia justamente nessa visibilidade, seja em custos do transporte, impostos estaduais, pessoas, armazenagem, ferramentas e tudo o que estiver envolvido na operação logística.

Operador logístico tradicional vs. Operador logístico digital: introdução

Um dos grandes diferenciais, na logística, são os dados do transporte de cargas. Seja da armazenagem, ao carregamento, transporte e faturamento. Toda operação pode gerar dados valiosos para trazer visibilidade de todas as áreas da sua logística.

Um operador logístico tradicional está focado em operacionalizar o dia a dia da sua logística, colocando a mão na massa para que sua carga seja entregue, no entanto, o escopo de atuação não está em trazer inovação para a cadeia de suprimentos.

Diferente do operador logístico tradicional, temos então o operador logístico digital, que busca empoderar a logística da indústria com dados, possibilitando decisões baseadas em dados e inteligência de negócio, já que essas informações são trazidas da sua própria logística, em tempo real.

Para saber como um operador logístico digital pode elevar o nível de serviço da sua logística, acompanhe o blog da CargOn para ter sempre as matérias relacionadas a logística + tecnologia, e assim aprimorar toda sua operação!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…