A importância do caminhoneiro para o transporte e economia do Brasil

A importância do caminhoneiro para o transporte e economia do Brasil - CargOn

60% das cargas no Brasil são escoadas através do modal rodoviário, logo, essas cargas são transportadas pelos motoristas e caminhoneiros. Nessa semana (25 de julho) tivemos o dia do caminhoneiro e aqui, nós da CargOn queremos ressaltar a importância dos caminhoneiros para o transporte do país.

Em uma pesquisa publicada pela ChildHood, feita em conjunto com a Universidade Federal de Sergipe, mostra que existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil, e essa é uma classe que é um tanto precarizada pela falta de atenção de várias partes da cadeia de suprimentos, por isso, não podemos deixar de olhar e pensar em melhorias para os caminhoneiros.

A importância dos caminhoneiros no transporte

60% de todos os produtos e commodities, de todas as riquezas produzidas no país, de todas as cargas que saem de uma origem e vão para algum destino estão sendo transportadas por caminhoneiros que deixam suas famílias e vão desbravar o país para garantir o abastecimento de indústrias, mercados e fornecedores.

Como as transportadoras são responsáveis por todo esse processo de embarque a partir da indústria, é nelas que se deve ter uma visão mais próxima das necessidades de cada motorista e de cada viagem a ser iniciada, tendo compatibilidade de valores, condições e prazos de entrega.

Como muitas vezes o transporte é feito “às cegas”, sem um acompanhamento efetivo da viagem do motorista, o caminhoneiro e a carga ficam sem visibilidade da fábrica ao destino, sem previsibilidade de horário.

E, pensando nisso, a CargOn desenvolveu o Tracking, uma solução de acompanhamento de todo o carregamento e trajeto do caminhoneiro de maneira digital, bom para a transportadora e indústria, mais segurança para o motorista que está na estrada

A importância dos caminhoneiros na economia do Brasil

Se falamos em transporte de riquezas, vemos que a importância dos caminhoneiros num papel ativo na economia do Brasil. Vemos, por exemplo, que o Agronegócio tem uma soma de 30% do PIB brasileiro (dados de 2021). O que é colhido ou produzido pelo setor, precisa ser, obviamente, transportado.

Como muitas cargas são transportadas por vários modais, o transporte rodoviário é o que conecta todas elas, como por exemplo a cabotagem, que é feita entre portos através de caminhões, essencial para manter um bom fluxo de cargas por todo o país.

Na área de commodities, no campo dos minérios, tivemos crescimento expressivo nos valores de produção e tributos recolhidos. Segundo o IBRAM, o setor mineral cresceu cerca de 98% no primeiro semestre de 2021, se comparado com 2020.

E, devido a essas frentes serem um dos grandes contribuidores para o PIB nacional, vemos que os caminhoneiros fazem parte de toda essa logística, ressaltando ainda mais sua importância dentro do cenário econômico do país.

Dia do Caminhoneiro: 25 de Julho

No dia 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros, paramos para analisar a importância dos caminhoneiros dentro da logística, fazemos ações para comemorar essa classe tão presente em nosso dia a dia, mas não somente isso.

As ações precisam estar presentes na rotina do logístico, seja no embarcador, na indústria e na transportadora, todos precisam se unir para oferecer um bom atendimento aos nossos caminhoneiros, com boas condições e acondicionamento da carga, além de acompanhamento durante toda a viagem, e, claro, um valor de frete justo e compatível para os caminhoneiros trabalharem motivados e satisfeitos!

Um dos diferenciais da CargOn é justamente esse atendimento humanizado para todos os nossos parceiros de estrada, onde acompanhamos desde o início do carregamento e transporte até a o descarregamento e recebimento de todos os valores pertinentes aos motoristas!

Fica aqui nossos parabéns a todos os caminhoneiros e, vamos juntos, facilitar a logística para as pessoas! Veja nosso vídeo de homenagem para todos os motoristas do Brasil e do mundo:

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…