Como otimizar a gestão logística com dados?

post-blog-otimizar logistica-dados

Dentro de uma indústria 4.0, os dados são uma parte de extrema importância para o sucesso de uma empresa, seja pelo financeiro ou operacional, todas as informações podem fazer diferença numa gestão eficiente, e, na logística, isso não seria diferente. Veja como os dados ajudam – e muito – a otimizar a gestão logística, segue com a gente 😉

“Dados são o novo petróleo”. Essa é uma frase citada pelo matemático Clive Humby e que representa a importância das informações para uma gestão eficiente de uma empresa e, numa logística 4.0 acompanhando uma indústria 4.0, esses conceitos se cruzam e se complementam já que muitos indicadores logísticos nada mais são que dados reais de uma operação logística.

Para otimizar a gestão logística de maneira eficiente, ela precisa estar alinhada com o cenário real da logística da sua empresa, assim, todos os achismos são eliminados e você tem uma melhoria contínua de todo sua área e na empresa, no geral. Mas antes de falar sobre dados, você sabe o que pode fazer para otimizar a gestão logística?

Como otimizar a gestão logística em 6 passos

Veja como iniciar, analisar a performance e otimizar a gestão logística:

1. Entenda o estado atual da sua logística

Tão importante quanto saber para onde ir, é saber em qual cenário sua operação se encontra. Mapeie processos, veja quais são os problemas, falhas e gargalos, onde informações se perdem, classifique esses pontos de melhoria e comece por eles.

Pode parecer complicado inicialmente, mas essa análise da logística atual permite que os direcionamentos de recursos sejam muito mais assertivos, ou seja, baseados em dados e estudos reais da sua operação.

2. Planeje a curto, médio e longo prazo

Depois de saber qual seu real cenário, é hora de traçar um plano para que haja uma melhora contínua da sua operação e otimizar a gestão logística. O planejamento na logística pode ser feito a partir de quais resultados são esperados, como e o que será feito para atingi-los, claro, aqui as metas precisam ser factíveis para que não haja expectativas fora do comum.

Esse planejamento não será feito apenas na logística, mas na empresa ou indústria como um todo. Desde o recebimento de uma carga ou mercadoria pela logística, até seu carregamento e entrega no destino. A empresa precisa estar alinhada para reduzir todos os custos e desperdícios referentes a entrega, seja no first, middle ou last-mile, e isso só é possível através de um bom planejamento e acompanhamento.

3. Construa uma metodologia que te apoie na gestão

Metodologias ágeis podem ser um bom caminho para uma rápida transformação, mas não as únicas. É importante entender qual processo funcionará para guiar toda sua equipe é de grande importância para que seu planejamento tenha sucesso na implementação e resultados.

Esse processo pode ser revisto continuamente, bem como os indicadores e performance para que o melhor resultado seja entregue.

4. Aprimore seus indicadores de desempenho

Desde o estado atual da logística até o olhar para as melhorias contínuas e efetividade do setor e o impacto em toda a indústria. É importante que haja um acompanhamento próximo e preciso de todos os setores, seja na evolução dos processos ou indicadores de desempenho da área.

Essa análise pode ser feita tanto para a sua equipe de logística interna, quanto para transportadoras homologadas ou motoristas autônomos, assim, você garante a entrega ideal para a sua mercadoria ou carga.

5. Faça o controle e redução de custos

O controle e redução de custos é de extrema importância para uma empresa se manter competitiva no mercado. Saber qual setor precisa de investimento para uma melhor performance ou ver qual está consumindo muitos recursos, seja financeiro, espaço ou folha de pagamento, a otimização se torna muito mais assertiva.

6. Otimize recursos e processos baseados em dados

E se toda otimização precisa ser assertiva, ela precisa ser baseada em análise de informações da sua operação logística. Uma gestão orientada a dados tem uma chance grande de sucesso, já que está de acordo com o cenário atual de uma empresa ou indústria, por isso, a melhoria baseada em dados é de extrema relevância em uma indústria e logística 4.0.

E os dados para otimizar a gestão logística?

Os dados e indicadores são reflexos da sua operação real, mas, na prática, eles podem te fornecer muitas informações do seu transporte de cargas:

Veja problemas e gargalos da sua logística

Seja pelo atraso na entrega, avarias ou roubo de cargas e problemas no transporte. Todos os problemas que forem mapeados podem se tornar pontos de melhoria no planejamento do transporte, assim, seus esforços e recursos são direcionados a pontos específicos, sem desperdícios.

Saiba quais as melhores transportadoras da sua base

Você sabe qual a melhor transportadora dentro da sua base que melhor te atende? Ela realmente aceita todas as cargas e entrega sempre dentro do prazo programado? Com uma análise de indicadores em tempo real ou consolidados, por período, você terá essa informação para priorizar as transportadoras que te atendem com um melhor nível de serviço logístico.

Além disso, é possível tratar esses parceiros para que todos tenham um nível mínimo padrão, assim, você elimina problemas no seu transporte.

Tenha mais agilidade no seu processo de transporte de cargas

Se minimizando os problemas já temos ganhos significativos, com a otimização e digitalização do transporte de cargas numa logística 4.0 conseguimos diminuir o tempo de carregamento, o envio e recebimento de documentos da logística de maneira digital e centralizada, facilitando toda a gestão da logística.

Mais confiabilidade nos dados de transporte

A centralização de documentos e dados em um sistema se tornam documentos para mais confiabilidade de informações. Caso ocorra algum incidente na logística, é possível utilizar essas informações como respaldo, inclusive para fechamentos financeiros e a performance da operação.

Monitoramento de cargas em tempo real

Os dados e indicadores logísticos em tempo real possibilitam uma rápida tomada de decisão em casos de incidentes prontamente identificados, seja por alertas de velocidade ou até o não posicionamento do caminhão como é feito de maneira regular, todos os dados podem trazer mais inteligência e segurança para o transporte de cargas, já que as prisões por roubo de cargas aumentaram cerca de 25% em 2021, com prejuízos estimados em mais de R$ 1 bilhão, e um monitoramento eficiente se faz necessário.

Análise de toda sua operação logística

Se os processos são digitais, os indicadores de performance forem bem definidos e você souber o que precisa analisar, a sua logística estará cada vez mais bem otimizada, se tornando um diferencial competitivo, afinal, o transporte de cargas é vital para a economia do Brasil e a logística precisa de uma boa operação e muito disso vem de análises e aprimoramentos constantes.

E como aplicar mais dados na gestão logística?

Dados podem ser gerados e agregados de diversas maneiras, no entanto, tecnologia é uma grande aliada na hora de trazer inovação e a transformação digital para uma logística e indústria 4.0.

Conheça todas as soluções da CargOn e veja como o Smart Fleet pode otimizar a gestão logística de maneira rápida e eficiente.

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…