Entenda como funciona Frete de Retorno

Entenda como funciona o frete de retorno

Sabe aquele frete bacana, com ótimo valor, carga ideal para seu veículo e que teoricamente seria perfeita?  

As vezes por impulso o motorista pega, e depois não consegue frete de retorno e se torna um verdadeiro pesadelo a viagem. 

Para evitar essa situação é preciso entender o que é o frete de retorno, e quando existem vantagens em negociar a volta, ou então as oportunidades para não rodar vazio. 

Entenda mais.

Para isso temos que dividir o assunto em; 

  • Modalidades de frete 
  • Planejamento 
  • Benefícios 
  • Soluções 

Modalidades de frete de retorno 

Carga Fechada 

É o modelo mais convencional, quando a carga do cliente ocupa todo o espaço do veículo, e geralmente sem paradas segue diretamente para o destino. 

Espera-se que esta carga tenha um valor atrativo, já que o transporte é totalmente dedicado a um tipo de carga. Porém, nem sempre isso reflete a realidade, podendo até trazer prejuízos, com volumes acima dos indicados pelo veículo, resultando em gastos adicionais com combustível e possíveis danos ao caminhão. 

Carga Dedicada 

É o modelo de frete de quando a mercadoria é exclusiva de um único cliente, bem parecido com a de carga fechada, porém não necessariamente precisa lotar o veículo. 

Carga Fracionada 

Carga fracionada são as que são ao menos semelhantes e pertencem a clientes diferentes. Neste modelo requer mais atenção, dando muito mais trabalho organizando várias cargas e notas diferentes.  

As possibilidades de lucros nessas viagens são bem maiores, no entanto, conseguir fretes de retorno demanda um conhecimento das rotas e contato com pessoas ligadas a estar cargas (agenciadores de cargas, por exemplo), para que tenha êxito no retorno sem perder muito tempo. 

Sobre os agenciadores, falaremos mais para frente sobre os benefícios e os contras. 

Carga Urgente 

Geralmente essa carga tem um valor maior, já que necessita ser transportada quanto antes, sem deixar nenhum cuidado com a carga de lado. 

Existem empresas que se especializaram justamente nesse tipo de carga, com diversos veículos dos mais distintos, para sempre ficar à disposição para esses fretes.  

Para embarcadores pode ser uma boa estratégia manter relacionamento com esses transportadores que se encontram nas proximidades do destino de suas mercadorias.

Para lucrar é preciso planejar seu frete de retorno 

É fundamental sempre ter um planejamento detalhado de cada viagem, não somente as rotas que irá traçar, mas também o que terá de possibilidades a partir da entrega da carga. 

O ideal é primeiramente listar todos os custos da viagem, e em paralelo listar as cidades do roteiro, pois você poderá encontrar oportunidades de cargas nesses lugares, logo poderá ser preciso alterar um pouco a rota. O indicado é alterar o mínimo possível, claro que essa análise deve-se considerar a carga e o valor dela. 

Quanto mais relações de parceria, mais fácil será encontrar cargas em lugares distintos, como já citamos acima. 

Parcerias valiosas no transporte 

Embarcadores que tem operações colaborativas. 

São empresas que tem transporte regular para uma cidade X, e para que seus transportadores não voltem vazios, eles estabelecem parceria com outras empresas do seu destino X, que tem transporte regular para a cidade que ela se encontra (cidade Y). Assim cria-se uma cadeia lucrativa para ambas empresas que pagam somente pela ida do veículo, e o transportador que recebem pela ida e a volta. 

Portos Secos 

No Brasil existem diversos Portos Secos, que oferecem armazenagem e despacho aduaneiro de diversos produtos. Geralmente se encontram próximos a portos e aeroportos para serem apoios logísticos na armazenagem destes produtos que principalmente chegam ao país. Manter relações com pessoas ligadas a esses portos e visita-los quando está por perto, pode ser uma boa estratégia. 

Confira principais portos secos do país.

Agenciadores de Carga

“Este profissional é bastante criticado pelos carreteiros por ganhar altas comissões, porém ele é muito importante no dia a dia porque pode encontrar aquele frete que você não acharia sozinho”. 

Fonte: https://fretecomlucro.com.br/conseguir-frete-de-retorno/

Temos que entender que o mercado sempre se ajusta conforme as demandas, e a lógicas destes agenciadores é conforme a oferta e a procura, quanto mais veículos disponíveis para a mesma carga, menor será o valor ofertado, e quando tem pouco veículo tende a aumentar. Porém, é preciso entender, que esses agenciadores levam parte desse lucro, já que prestam um serviço.

Benefícios 

Lógico que ter uma renda “extra” com fretes de retorno é na maioria das vezes muito bom, porém como já vimos, existem fatores que precisam ser analisados, principalmente desvio de rotas, e as cargas se trarão algum prejuízo a seu veículo.  

Observado estes detalhes a renda é um grande motivador, aliada a produtividade mensal, que aparentará ser maior, diminuindo as horas no volante com o caminhão vazio. Essa postura na hora de transportar passará a cria uma rotina comum na sua atividade, lhe proporcionando novos horizontes, contatos e cliente, traduzindo no que realmente importa, uma renda melhor diante seus esforços diários.

Soluções 

Existem empresas que desenvolveram sistemas e softwares especializados em gerir fretes online e outros produtos para gestão de cargas e transporte. Estas empresas de maneira fácil podem ser um ótimo recurso para encontrar fretes de retorno. São diversos benefícios que muitas vezes estão disponíveis para baixar em seu celular e de maneira prática gerir tudo na palma de sua mão. 

Frete de Retorno CargOn

CargOn é uma plataforma digital para gerir cargas, que entre diversos produtos dedicados a soluções logísticas, desenvolveu recursos para melhorar a conexão entre embarcadores, transportadores e motorista. 

A plataforma de fretes on-line e o aplicativo, além de terem as cargas disponíveis para visualização de ambos setores logísticos, contam também com um sistema de identificação de frete retorno. 

Como Funciona?

O motorista que está em negociação de uma carga que sairá de Curitiba/PR para São Paulo/SP, por exemplo, já consegue identificar outras oportunidades de fretes a partir de São Paulo antes mesmo de fechar a primeira viagem. Possibilitando ao caminhoneiro um planejamento de seus custos, e aos transportadores e embarcadores, integrações inteligentes e lucrativas. 

Este é um de vários modelos de gestão inteligente, aplicada pela CargOn através de seus produtos voltados a soluções logística e tecnológicas.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…