Eficiência logística: 12 ações que ajudarão a alcançá-la em sua operação

Eficiência logística: 12 ações que ajudarão a alcançá-la em sua operação - CargOn

A logística diz respeito a todo processo que um produto passa até chegar ao cliente final, sendo assim, é necessário buscar o sucesso nesse procedimento como um todo, adotando práticas que levem a eficiência logística.

Quando falamos em eficiência logística, falamos sobre fazer as coisas certas, mas fazê-las ainda melhor que o esperado. Adotando práticas que sigam essa lógica, é possível melhorar suas vendas, aumentar o nível de satisfação dos clientes, desenvolver credibilidade no mercado e outros incontáveis benefícios.

Para alcançar tudo isso e levar mais agilidade às suas entregas, é preciso investir em tecnologia, monitoramento de dados, parcerias e um bom planejamento. Aqui nós destacamos os melhores métodos para você começar a implementar em sua logística! Confira:

12 ações para alcançar a eficiência logística

1) Foque em um bom relacionamento com o cliente

Os clientes são a razão dos negócios existirem, portanto, focar em atendimento de qualidade é fundamental quando falamos em eficiência logística.

Para alcançar esse bom relacionamento, atente-se a pontos como:

  • Agilidade nas entregas;
  • Execução de serviços com excelência;
  • Serviços personalizados;
  • Confiança no serviço prestado;
  • Customização de serviços – se necessário;
  • Respostas rápidas às demandas.

2) Rastreie as rotas

O rastreamento é um grande aliado da eficiência logística, pois ela garante segurança a você e ao cliente, por meio de informações da carga em tempo real.

Seus benefícios também se estendem para:

  • Diminuição de custos logísticos;
  • Otimização de serviços;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Melhora de todo processo logístico;
  • Satisfação do cliente e aumento da credibilidade.

3)  Roteirize sua frota

Com essa prática, é possível definir as melhores rotas, levando a um uso inteligente dos veículos que você tem disponível, aproveitando sua capacidade e entregando mais pedidos em somente uma viagem.

A roteirização de frotas é uma grande aliada da eficiência logística, pois com ela suas entregas podem ser otimizadas, as despesas reduzidas, você consegue analisar a capacidade de sua frota e veículos, além de planejar melhor as saídas.

4) Invista em uma torre de controle

A torre de controle é uma metodologia capaz de criar uma central de integração, na qual reúne em si todos os dados e informações que são relevantes para a operação e a levam a um alto nível de capacidade e produtividade.

Com ela, a eficiência logística é alcançada por meio de seus pilares, que são:

  • Qualidade;
  • Produtividade;
  • Redução de custos.

Das ferramentas que uma torre de controle oferece, destacamos o monitoramento, rastreamento, automação, padronização e adoção de métricas.

5) Meça e analise sua operação

Os indicadores chaves de performance (KPI) permitem que você meça cada detalhe de sua operação, então use e abuse dessa função em nome da eficiência logística de sua operação.

Determine o que é relevante desses indicadores, o que é mais importante de ser medido para seu negócio e tome decisões com base em dados.

6) Diminua o lead time

Na logística, o lead time diz respeito ao  tempo usado da produção até a transformação em produto final de uma carga.

O lead time é importante para as empresas, pois com base em seu cálculo e análise é possível ter um embasamento maior da organização do negócio. Com isso, a principal meta das empresas é sempre DIMINUIR o lead time, pois quanto menor, mais satisfeito o cliente final fica.

7) Conheça a rentabilidade de seus produtos

Para investir dinheiro e tempo de trabalho nos pontos certos, é preciso conhecer a rentabilidade de seus produtos e serviços, assim é possível controlar o retorno financeiro que eles te dão.

Ter isso em mente ajuda na eficiência logística, pois se não for um investimento que gere um retorno positivo, você consegue declinar um produto e gastar energia nos que te trazem mais lucro.

8) Busque por parceiros

A busca por parceiros é perfeita para quem quer reduzir custos e não quer deixar seu veículo rodando vazio pelas estradas.

Embarcadores e transportadoras devem buscar parceiros que possam unir-se a suas rotas, levando benefícios para as duas partes. Com isso, você pode ampliar seus trajetos e aliar-se a boas companhias enquanto leva as cargas aos destinos com um serviço de excelência.

9) Contrate bons profissionais

A eficiência logística de sua operação também depende de bons profissionais do mercado, com conhecimentos elevados e capazes de liderar, negociar e lidar com pessoas.

O cenário logístico tem crescido rapidamente e passado por mudanças, logo, é fundamental que seu time esteja atento a esses novos cenários e com uma ampla visão para a inovação. Investir em bons profissionais é investir em sua gestão.

10) Precifique os custos corretamente

Confira como você está formando a precificação de seu serviço. Aqui, desde a aquisição de veículos até os gastos tidos com combustíveis devem estar na conta.

Avalie os custos operacionais que você tem, calcule corretamente a distância da rota e lembre-se de até mesmo avaliar o risco logístico das viagens.

11) Atente-se aos custos com pedágio

É essencial ter um responsável em seu time para fazer a gestão das rotas e passagens de seus motoristas, porque com isso é possível garantir a previsão dos gastos.

12) Frota própria X terceirizada: escolha a ideal

Verifique qual a frota ideal para a eficiência logística de sua operação. A frota própria, por exemplo, tem elevados níveis de investimento e esse valor pode ser destinado a outras partes de sua empresa.

A frota terceirizada, por sua vez, tem sido uma opção forte no mercado, porque ela alia a tecnologia de ponta na logística e une alguns pontos que citamos acima, como parcerias, roteirização da frota, rastreamento de rotas e afins.

Agora você já sabe que a eficiência logística depende principalmente de estratégias chaves e que a tecnologia é uma aliada para atingir essa prática.

Então, se você quer melhorar o desempenho do seu negócio por meio da tecnologia, entre em contato conosco clicando aqui e inicie uma conversa com nosso time!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…