Torre de controle logístico: conheça as vantagens e como implementar na sua empresa

Torre de controle logístico - CargOn

A torre de controle logístico permite que você reúna todas as informações de seu transporte de cargas, por meio do monitoramento de frota em tempo real.

Esse recurso garante a produtividade em todas as etapas do seu processo, além de trazer benefícios para sua empresa, especialmente quando o assunto é tomada de decisões e proteção de toda operação.

Mas, afinal, o que é uma torre de controle logístico?

A torre de controle logístico é uma centralização das principais informações sobre o andamento de todas as suas cargas e fretes, por meio do monitoramento em tempo real e da criação de padrões dos processos e atividades dos veículos.

Esse monitoramento em tempo real é feito através da geolocalização, permitindo que você receba dados e informações da frota enquanto ela está no caminho, acompanhado com uma ampla visão de todo seu trajeto.

Desta forma, com a torre de controle logístico, é possível manter um controle melhor da operação do transporte de cargas e agilizar o planejamento e identificação de rotas. Além disso, ela traz alguns benefícios como:

  • Acompanhar em tempo real os processos.
  • Manter o controle do tempo de cada atividade e dos processos.
  • Planejar melhor as demandas, como trajeto da carga, horários e predição.
  • Tomar decisões por meio de notificações que podem ser recebidas ou enviadas.
  • Observar os indicadores da operação.
  • Ter em mãos relatório gerenciais dos processos.
  • Tomar decisões sobre a frota com base nos dados gerados nos relatórios.
  • Ter uma resolução imediata de desvios ou eventuais problemas e sinistros.

As vantagens da torre de controle logístico

Implementar a torre de controle logístico pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa. Separamos aqui 7 vantagens para você conhecer. Confira:

1) Acompanhamento da carga em tempo real

Assim que a carga é despachada, com a torre de controle logístico permite que você visualize todo o trajeto para acompanhamento preciso.

A partir do despacho, é possível monitorar as entregas previstas, as que estão sendo realizadas e também as que estão com problemas.

Durante o processo, as notificações são enviadas também em tempo real e as informações do processo de entrega são recebidas assim que tudo acontece.

2) Tomada de decisões com base em informações

Como falamos acima, a torre repassa ao embarcador todas as informações em tempo real, permitindo o envio e recebimento de notificações sobre o andamento dos processos.

Desta maneira, isso torna mais eficaz e preciso a tomada de decisões sobre a carga enquanto ela está na estrada, pois você terá em suas mãos dados que a torre passará, podendo pensar em estratégias mais assertivas com base nas informações recebidas.

3) Planejamento das rotas com mais assertividade e economia

A definição das melhores rotas passa a ter mais consistência com a torre de controle logístico, pois com esse serviço você consegue criar caminhos se baseando na distribuição de veículos, em menor tempo e distância, considerando as janelas de atendimento.

Outro benefício é planejar as rotas considerando o trânsito e pedágios, controlando a operação toda e reduzindo custos, um ponto que destacamos a seguir!

4) Diminuição dos custos da operação

Como começamos a citar acima, a automação feita pela torre de controle logístico permite um aproveitamento melhor das rotas feitas pelo veículo com a mercadoria, otimizando assim todo o processo de ocupação dos veículos.

Isso faz com que as frotas que estão na estrada mantenham seus prazos e a carga mais segura, além dos benefícios citados anteriormente que mantém o transporte mais econômico.

5) Atualização do cliente e garantia de segurança

Com a tecnologia da torre de controle logístico, o embarcador ou transportador recebe notificações, sobre as atualizações sobre sua carga, sejam elas enviadas por e-mail, SMS ou aplicativo.

Assim, a comunicação com o cliente fica mais eficiente e ele se mantém mais tranquilo ao saber a quantas anda seu processo do seu frete, práticas que o deixam mais tranquilo e com mais confiança em sua empresa.

6) Compreensão dos processos por meio de dados

A sua logística passa a ser orientada com base em dados quando você adere a torre de controle, afinal, ela coleta e analisa algumas métricas como:

  • Tempo médio das entregas das cargas;
  • Números de cargas finalizadas e entregues;
  • Número de sinistros de cargas;
  • Performance final da transportadora.

Assim, é possível tomar decisões estratégicas de maneira mais assertiva, com base em dados, tornando a gestão da sua logística mais eficiente.

7) Aumentando a produtividade

Com todas as vantagens que mencionamos aqui, a produtividade começa a surgir no dia a dia dos colaboradores, evitando diversos problemas de operação que existem quando não há um monitoramento efetivo da carga.

A produtividade é uma aliada da torre de controle logístico porque, com ela, há a visualização de todos os fluxos de trabalho do transporte de cargas, tornando mais rápida a verificação e solução de problemas.

As ferramentas da torre e sua atuação

Para entender melhor cada uma das vantagens citadas, detalhamos aqui as principais ferramentas da torre de controle, sendo elas:

  • Monitoramento.
  • Automação.
  • Padronização da operação.
  • Rastreabilidade.
  • Adesão de métricas.

Com essas ferramentas, a torre atua em alguns pontos específicos dos processos, como:

  • Em rotas longas que aumentam os custos da empresa.
  • No desempenho de equipamentos e produtividade de colaboradores.
  • Em custos como o de pneus, peças, combustíveis e aluguéis.
  • Em incidentes e ocorrências, como problemas mecânicos.
  • Na minimização das jornadas de trabalho, tanto do motorista, quanto da equipe operacional.
  • No raio de rodagem, no número de coletas e entregas e outros atendimentos da demanda.

O mercado da logística no Brasil é altamente competitivo, contudo, é essencial aderir a estratégias que otimizem seus processos, que gerem resultados, mostrem eficiência e reduzam custos.

E como você acompanhou neste artigo, tudo isso pode ser encontrado no serviço da torre de controle logístico, por meio de seus processos que reúnem e gerenciam as informações de suas frotas.

Logo, se você está pensando em melhorar o desempenho do seu negócio por meio da tecnologia, aumentar a produtividade do seu time e ter processos mais seguros, entre em contato conosco clicando aqui para falar com nosso time sobre a torre de controle e como otimizar sua logística! 

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Tracking na logística: o que é e qual a importância no rastreamento de cargas

    Ter uma visibilidade completa da logística é essencial para garantir um processo mais eficiente. Nesse sentido, o tracking é uma solução que permite monitorar e rastrear o fluxo das cargas de ponta a ponta. Com isso, o tracking acaba sendo uma opção para acompanhar o passo a passo do processo logístico, como a saída do centro de distribuição. Ou seja, em caso de imprevistos, a empresa pode tomar medidas no sentido de resolver o problema.

    SXSW faz apelo por “descarbonização”

    Há algumas semanas aconteceu mais uma edição do South by Southwest, o famoso SXSW. Trata-se de um dos principais eventos do mundo sobre inovação, tecnologia e criatividade, que ocorre anualmente no Texas, Estados Unidos. O SXSW se tornou rapidamente um importante ponto de encontro para profissionais que trabalham com cultura digital, entretenimento, tecnologia e mídia. O relato de todos os que participam é de que o networking lá é sensacional e a mentalidade é totalmente voltada para a inovação…