5 dicas para a indústria tornar a gestão de fretes e transportadoras mais eficiente

Gestão de fretes e transportadoras - CargOn

Ter várias transportadoras homologadas em sua base de atendimento não é garantia de sucesso, por isso, uma gestão eficiente otimiza recursos e torna a área de logística mais eficiente.

A gestão de fretes, transportadoras homologadas e motoristas autônomos pode ser uma grande dor de cabeça caso não haja uma centralização de todas as informações dessa base, seja comunicação, valores, negociações e cargas que estão atualmente em trânsito ou as que já foram entregues.

Com a falta dessa informação, muitos dados e indicadores podem ser perdidos ou não tratados, tornando os custos logísticos cada vez maiores, e a redução de custos é sempre buscada em todas as áreas de uma empresa, para melhorar o fluxo financeiro para manter a competitividade da organização.

Mas ainda, o investimento se faz necessário para otimizar o setor. A logística 4.0, voltada a soluções de tecnologia, possibilita essa inovação sem a necessidade de descarregar um caminhão de dinheiro na operação. Mas antes de falar disso, é importante entender onde estão as dores da logística na indústria.

Conheça alguns problemas na gestão de fretes e transportadoras na logística da indústria

Alguns problemas são comuns e acabam por se repetir em operações de diversos tamanhos, por isso, se atentar a alguns processos pode garantir a melhoria da eficiência e gestão da logística e fretes, como:

1. Falta de controle de gastos e metas

Se estabelecer metas claras é algo de extrema importância e que poucas empresas fazem, não ter noção ou um controle efetivo dos gastos pode tornar não somente a logística, mas qualquer área, um grande gasto desnecessário para uma empresa.

Ter o controle dos gastos, centro de custos e orçamentos pode auxiliar, e muito, na identificação do consumo de orçamentos e otimização do que for possível, além do direcionamento assertivo de investimentos.

2. Não ter um planejamento estratégico do setor

A logística precisa de um planejamento, seja pela distribuição, entrega, se a carga será transportada por frota própria ou transportadores e motoristas parceiros, margem do transporte, impostos, roteirização da entrega, desde o carregamento até o descarregamento no destino.

Não ter um planejamento que seja aderente a sua empresa pode atrapalhar toda a cadeia de suprimentos, afetando não somente o financeiro, mas a imagem da empresa que pode ficar conhecida por não ser uma boa fornecedora.

Saber quais os melhores de saída e pontos de carregamento, pedágios, pontos de parada para melhor direção e produtividade é essencial para o transporte eficiente de cargas.

3. Não ter uma gestão de riscos no transporte

Um ponto extremamente importante no transporte devido as inúmeras variáveis na estrada que podem comprometer a entrega da carga, como acidentes, problemas no caminhão, roubos da carga e assaltos ao veículo e motorista.

Por isso, não ter uma gestão de riscos ou o seguro da carga pode comprometer – e muito – o transporte eficiente, desde o armazenamento correto da carga, para evitar avarias no armazém, até o carregamento, transporte, e a descarga no destino.

4. Sistemas legados ou planilhas manuais de acompanhamento

Se trabalhos e planilhas manuais podem gerar erros humanos, sistemas legados também podem deixar uma informação importante fora da rota de comunicação entre setores, o que compromete uma gestão eficiente.

Por isso, contar com sistemas atualizados, acessíveis de qualquer dispositivo, se torna ideal para a modernização da logística, melhorando a comunicação, confiabilidade dos dados, melhor clareza das metas e andamento das atividades na operação logística.

5. Baixa qualificação da equipe

Com uma infraestrutura e sistemas eficientes, a equipe de operações também precisam acompanhar esse ritmo de informação, já que é no dia a dia que o trabalho é realizado e os dados são gerados.

Contar com profissionais qualificados, que atendam um mínimo de inovação para operar cada vez melhor as ferramentas da logística, se faz necessário para otimizar o setor de operações.

E, como otimizar e automatizar a logística da indústria?

Nem sempre se trata de fazer enormes investimentos ou movimentação dentro da operação logística, mas sim, organizar, planejar e otimizar o que já se tem dentro da indústria ou empresa para melhor aproveitamento de pessoas e recursos, como:

1. Planejamento financeiro, da operação logística e metas

Um planejamento com metas claras e objetivas para a operação que impacte positivamente no financeiro e torne a saúde financeira da empresa mais saudável é ideal para o direcionamento de todos os setores, assim, todos trabalham com um objetivo em comum, conhecido por todos os colaboradores de todas as equipes.

Seja para o fechamento de e embarque de cargas diários, ao condicionamento das cargas, a logística interna e entre centros de distribuição (CDs), ao financeiro para pagamentos e liberação de saldos para transportadoras e motoristas. As equipes precisam ter objetivos em comum para a conexão entre times.

2. Invista em softwares e treinamento para a equipe

Tendo processos e ferramentas que fazem sentido para a operação logística da sua indústria ou empresa, também se fazem necessários profissionais qualificados para que operem corretamente os sistemas implantados – além de uma boa gestão de informações e dados.

Colaboradores que demonstram interesse em melhorias contínuas, também precisam de treinamentos para operações específicas ou processos individuais da logística da sua indústria, por isso, o investimento em treinamentos também se faz extremamente necessário.

3. Monitoramento de atividades e cargas em tempo real

Se a centralização de informações é importante, ter os dados em tempo real sobre seu transporte de cargas, hora da emissão da documentação, carregamento, previsão de chegada e indicadores para otimização antes mesmo de incidentes acontecerem é o cenário ideal para uma gestão de fretes e transportadoras eficientes.

4. Automatize processos manuais

Sabe aquela planilha de acompanhamento manual de horário de chegada e saída de motoristas ou aquele fluxo financeiro e de documentos de motoristas e fiscais?

Isso pode deixar sua operação muito mais lenta, tornando o custo para a logística muito maior, sendo que, com a otimização de ferramentas, softwares e colaboradores, você conseguirá fazer mais em menos tempo – com uma qualidade muito superior.

5. Escute o feedback dos seus clientes

Seus clientes, fornecedores parceiros ou centros de distribuição precisam ter um canal de comunicação para otimização contínua das operações logísticas, por isso, escutar uma crítica construtiva pode melhorar cada vez mais o transporte de cargas.

Isso porque podemos não ter a visão do processo em seus pequenos detalhes, que fazem toda a diferença no dia a dia, por isso, escutar o feedback dos seus clientes – sejam destinatários ou colaboradores – trazem melhorias significativas para a operação logística.

Conte com soluções alinhadas à logística 4.0

Se muitas demandas podem ser solucionadas na organização e otimização do que já existe dentro da área logística de uma indústria ou empresa, investir em sistemas que se alinhem à transformação digital podem ajudar a melhorar a operação.

Por isso, conte com um operador logístico digital, completo, que possui soluções desde a publicação de cargas, monitoramento de caminhões em tempo real, a documentação digital da logística, indicadores e a gestão de transportadoras homologadas e motoristas parceiros.

Conte com a CargOn para facilitar a sua logística! Nosso objetivo é empoderar a logística da indústria, com informações reais sobre a operação, assim você sabe quais são os principais gargalos e pontos de melhoria, para uma otimização assertiva da logística

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em seu negócio, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizaçãoes sobre o mundo logístico

Mais em nosso blog