Você sabe a diferença entre FTL e LTL?

Diferença entre FTL e LTL

Essas siglas bastante conhecidas na Logística são modalidades de transportes. Aqui, vamos focar no modal rodoviário. 

A escolha do formato de transporte de carga afeta diretamente os custos e prazos de sua operação.

FTL e LTL: definições

FTL ou Full TruckLoad também é conhecido como Carga Completa ou Carga Dedicada. Como o nome diz, é o formato de contratação em que toda a capacidade do veículo é utilizada para um único contratante. O formato FTL é bastante comum para cargas homogêneas. Por exemplo, no agronegócio, com o transporte de grãos. Ou em operações em que uma grande quantidade de mercadorias tem um mesmo destino. Podemos citar como exemplo uma transferência de uma indústria para um centro de distribuição. É importante ressaltar que a carga não precisa preencher todo o espaço do caminhão para ser considerada FTL. Basta que seja de um único cliente para um único destino.

Já a LTL (Less than TruckLoad) é comumente chamada de Carga Fracionada. É o caso em que diversos clientes dividem o espaço total do veículo, pagando proporcionalmente pelo transporte de suas mercadorias. Assim, todos os custos envolvidos no transporte serão divididos entre vários embarcadores. É o caso do e-commerce, onde praticamente cada encomenda possui um destinatário diferente. Se um mesmo embarcador contrata um veículo para uma carga homogênea, mas esta possui diversos destinatários, também é classificada como Carga Fracionada. 

Vantagens e Desvantagens

A escolha do modelo FTL ou LTL depende principalmente do tipo de produto, modelo de negócio e porte do embarcador.  Para as operações de FTL, as principais vantagens estão na integridade da carga e no prazo reduzido da entrega. Como haverá apenas um destinatário, o tempo de tráfego será menor. E como há pouco manuseio, há menos chances de avarias. 
Já o LTL permite um valor reduzido para envio de pequenas encomendas, gerando economia para o contratante. Para a transportadora, a principal vantagem é evitar espaços ociosos no veículo, deixando a viagem mais lucrativa. Porém, para que uma operação de Carga Fracionada seja eficiente e gere lucro, é necessário um bom planejamento de rota, uma boa estrutura de custos e formação de preços – pois cada cliente terá uma distância, peso e cubagem diferentes – e um espaço físico disponível para recebimento, manuseio e consolidação da carga.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…