Você sabe a diferença entre FTL e LTL?

Diferença entre FTL e LTL

Essas siglas bastante conhecidas na Logística são modalidades de transportes. Aqui, vamos focar no modal rodoviário. 

A escolha do formato de transporte de carga afeta diretamente os custos e prazos de sua operação.

FTL e LTL: definições

FTL ou Full TruckLoad também é conhecido como Carga Completa ou Carga Dedicada. Como o nome diz, é o formato de contratação em que toda a capacidade do veículo é utilizada para um único contratante. O formato FTL é bastante comum para cargas homogêneas. Por exemplo, no agronegócio, com o transporte de grãos. Ou em operações em que uma grande quantidade de mercadorias tem um mesmo destino. Podemos citar como exemplo uma transferência de uma indústria para um centro de distribuição. É importante ressaltar que a carga não precisa preencher todo o espaço do caminhão para ser considerada FTL. Basta que seja de um único cliente para um único destino.

Já a LTL (Less than TruckLoad) é comumente chamada de Carga Fracionada. É o caso em que diversos clientes dividem o espaço total do veículo, pagando proporcionalmente pelo transporte de suas mercadorias. Assim, todos os custos envolvidos no transporte serão divididos entre vários embarcadores. É o caso do e-commerce, onde praticamente cada encomenda possui um destinatário diferente. Se um mesmo embarcador contrata um veículo para uma carga homogênea, mas esta possui diversos destinatários, também é classificada como Carga Fracionada. 

Vantagens e Desvantagens

A escolha do modelo FTL ou LTL depende principalmente do tipo de produto, modelo de negócio e porte do embarcador.  Para as operações de FTL, as principais vantagens estão na integridade da carga e no prazo reduzido da entrega. Como haverá apenas um destinatário, o tempo de tráfego será menor. E como há pouco manuseio, há menos chances de avarias. 
Já o LTL permite um valor reduzido para envio de pequenas encomendas, gerando economia para o contratante. Para a transportadora, a principal vantagem é evitar espaços ociosos no veículo, deixando a viagem mais lucrativa. Porém, para que uma operação de Carga Fracionada seja eficiente e gere lucro, é necessário um bom planejamento de rota, uma boa estrutura de custos e formação de preços – pois cada cliente terá uma distância, peso e cubagem diferentes – e um espaço físico disponível para recebimento, manuseio e consolidação da carga.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    O que é logística 5.0?

    A logística é um dos pilares fundamentais para o funcionamento eficiente das cadeias de suprimentos globais. Desde sua origem mais básica, o setor passou por diversas transformações, evoluindo com o uso de tecnologias, processos integrados e uma visão cada vez mais focada no cliente. Agora, com o advento da Logística 5.0, a inovação é impulsionada pela combinação entre tecnologia avançada e a humanização das operações. Mas, afinal, o que é Logística 5.0? E como chegamos até aqui?

    No início, a logística estava focada principalmente na distribuição física e no transporte de mercadorias. O objetivo era garantir que os produtos chegassem aos destinos finais de forma eficiente. Com a Revolução Industrial, surgiram processos mais sistemáticos, como a organização de estoques e o planejamento de rotas. A produção em massa trouxe desafios e demandou novas estratégias logísticas.

    Como a Black Friday Impacta na Logística

    A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano tanto pelos consumidores quanto pelas empresas. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar significativamente as vendas, enquanto os consumidores aproveitam para adquirir produtos com grandes descontos. Porém, para o setor de logística, a Black Friday representa um desafio complexo que se estende além de um único dia, impactando diretamente os meses de novembro e dezembro.

    A principal consequência da Black Friday para a logística é o aumento exponencial no volume de pedidos. Segundo dados do setor, muitas empresas registram durante a Black Friday volumes equivalentes a meses inteiros de vendas.