Ter uma visibilidade completa da logística é essencial para garantir um processo mais eficiente. Nesse sentido, o tracking é uma solução que permite monitorar e rastrear o fluxo das cargas de ponta a ponta.
Com isso, o tracking acaba sendo uma opção para acompanhar o passo a passo do processo logístico, como a saída do centro de distribuição. Ou seja, em caso de imprevistos, a empresa pode tomar medidas no sentido de resolver o problema.
Portanto, neste artigo você vai entender o que é tracking na logística e como implementar. Além disso, vamos discutir como o tracking pode melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
O QUE É TRACKING?
Antes de tudo, vamos buscar entender o que o tracking em logística. O tracking se refere ao processo de rastreamento e monitoramento de mercadorias durante o transporte.
Através da implementação do tracking no processo logístico é possível que as empresas tenham visibilidade em tempo real do status de suas remessas, por exemplo. É possível também ter acesso a dados como local da mercadoria, status de deslocamento e entrega e até mesmo se houve algum problema durante o transporte.
Desse modo, o tracking se torna um caminho para que a logística seja um processo controlado, facilitando soluções em situações adversas. Mas além disso, no mundo do e-commerce, é uma forma de deixar o cliente a par das etapas de entrega dos produtos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE APLICAR O TRACKING NA LOGÍSTICA?
De modo geral, é possível mencionar uma série de benefícios que a implementação do tracking na logística pode trazer à empresa. Um deles, por exemplo, é a melhor eficiência operacional.
Ao saber onde está a mercadoria, é possível otimizar as rotas de transporte, reduzir os tempos de entrega e minimizar os custos.
Mas além disso, o tracking é também uma forma de tornar os clientes mais satisfeitos. Isso porque, na medida em que podem rastrear seus pedidos e acompanhar a entrega em tempo real, há uma maior confiança sobre o serviço prestado pela empresa.
Sendo assim, trazemos a seguir alguns dos principais aspectos que demonstram a importância de aplicar o tracking na logística:
- Segurança na entrega: O tracking ajuda a identificar e prevenir perdas de cargas, garantindo maior segurança para as empresas e transparência para os clientes.
- Redução do trabalho de atendimento: Um bom sistema de rastreamento reduz a necessidade de oferecer soluções de SAC voltadas à localização dos pedidos.
- Melhor experiência do cliente: Através do tracking é possível garantir uma melhor experiência do cliente, que tem mais informações sobre o seu pedido e pode visualizar o status de entrega em tempo real.
- Auxílio na tomada de decisão: Na medida em que há um acompanhamento em tempo real dos níveis de estoque, torna-se mais fácil prever a demanda e tomar decisões com base em dados atualizados.
COMO IMPLEMENTAR O TRACKING NO PROCESSO LOGÍSTICO
Agora já entendemos a importância do tracking em logística para as empresas. Mas afinal, como implementar o tracking na prática e quais são as suas etapas?
Pois bem, a primeira das etapas é justamente entender a necessidade do tracking. Esse entendimento passa por identificar quais etapas da logística estão com falhas e que tipo de prejuízos essas falhas causam para a empresa.
Dessa forma, para entender melhor como implementar o tracking na sua empresa, listamos as 5 principais etapas desse processo:
1. Entendendo a necessidade de rastreamento
Para iniciar o tracking na logística da empresa, o primeiro passo é entender quais as carências que ele irá suprir. Isso envolve a análise dos problemas existentes, como atrasos na entrega, perda de mercadorias ou reclamações de clientes. A partir disso é possível traçar metas para o sistema de rastreamento.
2. Escolhendo a tecnologia de rastreamento
Com base nas deficiências logísticas da empresa, agora é preciso escolher a tecnologia usada para implementar o tracking. Há disponível no mercado diversas opções, de acordo com suas necessidades específicas.
3. Integrando o rastreamento ao sistema de gestão
Para executar o tracking de ponta a ponta, é preciso integrar do sistema de rastreamento ao sistema de gestão da cadeia de suprimentos. Essa integração permitirá que você acompanhe os produtos em tempo real, desde quando saem do armazém até a chegada ao cliente final.
Além disso, a integração permitirá que você use os dados do rastreamento para tomar decisões informadas sobre sua operação logística.
4. Treinando a equipe
Uma parte importante da aplicação do tracking é treinar os profissionais que irão operar o sistema. Na medida em que estão qualificados para desenvolver a solução, é mais provável que haja êxito na implementação.
Portanto, todos os membros da equipe, desde os motoristas de entrega até os atendentes ao cliente, devem entender como usar o sistema de rastreamento. O treinamento pode envolver aulas práticas, cursos e oficinas relacionadas ao sistema.
5. Monitorando e ajustando o sistema
Com o sistema de tracking implementado, é importante monitorar o sistema de rastreamento para garantir que ele está funcionando corretamente. O monitoramento vai desde a verificação dos dados do rastreamento, aperfeiçoamento da integração e solução de problemas técnicos.
Vale lembrar também que é possível ajustar o sistema para que ele atenda demandas logísticas que surgirem com o tempo.
SAIBA TUDO O QUE ACONTECE NA SUA OPERAÇÃO LOGÍSTICA
A gestão eficiente de uma empresa exige tomadas de decisões rápidas e assertivas. Para isso, é essencial ter uma visão completa de todos os processos, além de dados e informações precisas sobre cada uma das etapas.
Portanto, com a CargOn, você tem a gestão e visualização completa dos dados da sua operação em poucas telas. Saiba dos horários em que a carga foi carregada, CTe emitido, viagem iniciada e finalizada. Todos os dados são em tempo real, para o monitoramento de cargas efetivo.
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Denny Mews – CEO& Founder CargOn