Startups de logística: transformação digital na cadeia de suprimentos

Startups de logística - CargOn

A logística é composta por processos, modais de transporte e dividida em first, Middle e last-mile. Muitas ações são voltadas ao last-mile (entrega para o cliente), mas garantir que o first-mile também tenha a inovação necessária para otimizar essa parte tão importante da cadeia de suprimentos, e as startups de logística tem um papel muito importante nisso.

De expansão, aquisições a inovação, unicórnios e abertura de capital, as startups têm revolucionado a forma que as empresas e indústrias pensam nos seus processos e aplicam tecnologia para tornar as rotinas e gestão mais eficientes e produtivas, já que otimização de recursos e custos é sempre buscada. Segue o fio para entender um pouco mais dessa indústria 4.0.

Como as startups de logística atuam?

Startups, diferentes de empresas convencionais, possuem um modelo escalável de negócio com base em inovação, combinados com tecnologia que buscam, efetivamente, solucionar um problema ou dor do mercado, além de focar em melhorar os processos existentes.

No mundo da logística, as startups podem atuar em diversas frentes, desde melhores processos nas etapas iniciais da cadeia de suprimentos (first-mile), onde as indústrias distribuem seus produtos para fornecedores e parceiros, para aí iniciar a produção de bens de consumo, até a entrega dos produtos para o consumidor final (last-mile).

Investimento em startups no Brasil

Segundo a Exame, em 2021 foram investidos mais de US$ 9,4 bilhões e startups aqui no Brasil, valor 2,5 vezes maior que em 2020, batendo um recorde expressivo no setor, através de várias rodadas de investimento.

Isso possibilita um crescimento cada vez mais acelerado das startups, inclusive as startups de logística, mas elas precisam agregar cada vez mais valor ao mercado para que se estabeleçam e se tornem interessantes para investidores, por isso, as soluções e métodos de trabalho precisam ser ágeis e atender as dores de clientes.

Startups: modelo de negócio e de trabalho

Focadas em tecnologia, seja em logística ou em qualquer outra área, as startups contam com um forte time de tecnologia e pesquisa de mercado para entender quais são as reais dores do dia a dia dos seus futuros clientes e apresentar soluções assertivas para os pontos levantados.

Diferente de uma empresa convencional, as startups possuem uma dinâmica flexível e escalável, que desenvolvem soluções em um tempo menor que o mercado está habituado, e dentro das startups é comum ouvirmos que “o tempo passa mais rápido”, justamente por esse modelo de trabalho acelerado.

Startups de logística com tecnologia e inovação

Alguns processos são desenvolvidos continuamente, logo, a organização pode ser maleável, mas isso não quer dizer desorganizada. O método de trabalho pode mudar rapidamente, o que exige uma boa flexibilidade da equipe, mas tudo é planejado e desenvolvido mirando em solucionar os problemas levantados na pesquisa de mercado.

A área de logística pode ser um tanto receosa na implantação de produtos de startups, por isso, é interessante ter uma solução validada e estabelecida, já que os processos logísticos são um tanto complexos e abordam diferentes frentes, da carga ao descarregamento, documentações, entregas entre fornecedores, distribuidores e clientes.

A lista é extensa, por isso, é necessário analisar tudo o que cada solução propõe e verificar as frentes de atuação dentro da sua empresa ou indústria, muito além do que as soluções apresentam, mas como elas podem ajudar no dia a dia das organizações.

Startups de logística no first-mile

As startups de logística podem mirar tanto no first, middle ou no last-mile, solucionando problemas que existem em diversos processos de cada setor ou otimizando a produtividade para mais economia de recursos, custos e equipe, ou trazendo mais visibilidade para cada etapa da cadeia de suprimentos.

Aqui na CargOn, atuamos no first-mile, entregando mais dados, visibilidade e inteligência para a logística, através de inovação e tecnologia, por isso somos um operador logístico digital completo, com soluções para a gestão da carga, monitoramento da viagem, documentação digital e análise da logística, desde a operação até o financeiro, permitindo melhorias em custos, recursos e equipe.

Confira todas as nossas soluções e como podemos te ajudar, efetivamente, a aprimorar sua operação logística e seu nível de serviço como um todo, afinal, nosso propósito é facilitar a logística para as pessoas.

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…

    O que é logística 4.0?

    A logística 4.0 tem como principais características processos automatizados e digitalizados. Através desses pontos, a logística se torna mais rápida, eficaz e robusta.

    Além da precisão, a tecnologia disponibiliza uma série de dados fundamentais para uma tomada de decisão assertiva. Dessa forma, a gestão do processo logístico é facilitada.