Soluções Logísticas

Soluções logísticas

A malha rodoviária brasileira está entre os principais fatores que dificultam o setor logístico no país.

Em cerca de 59% das rodovias avaliadas, observaram-se problemas como, pavimento, sinalização e geometria, segundo pesquisa divulgada em 2019 pela CNT(Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT. 

A pesquisa avaliou as malhas federais e as principais estradas estaduais do país.

Como a maior parte da produção brasileira é escoada por malha viária (75%), estes resultados apresentados pela CNT mais que acendem um alerta, eles somente traduzem a falta de investimento no setor, que é responsável por uma boa fatia do PIB brasileiro, e que em contra partida não é revertida em investimentos suficientes.

Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), nos últimos 20 anos, o Brasil investiu apenas 2,18% do PIB em infraestrutura, um valor irrisório se comparado a outros países emergentes que destinam até 5% para melhorar sua estrutura.

Diante esses dados é fácil compreender porque o setor logístico carece tanto de soluções eficientes, para encontrar caminhos que contornem e resolvam efetivamente os problemas com produtividade.

Um maior controle do Tracking, por exemplo, pode trazer indicadores precisos, os quais possibilitam que o embarcador se antecipem a contratempos.

Assim com o monitoramento completo da carga, reagirá a alguma ocorrência antes mesmo de ser notificado por seu cliente.

A reação antecipada de um eventual problema, além de possibilitar uma maior agilidade nos processos, resultará também em uma maior produtividade e confiabilidade entre a empresa e o cliente.

Outras vantagens:

  • Com dados precisos, é possível elaborar estratégias melhores para o mercado;
  • Antecipar riscos;
  • Maior segurança em sua carga;
  • Relatório e indicadores de segurança, como velocidade e jornada de trabalho do motorista.

Lembre-se: Tempo é Dinheiro.

Outro fator importante para a logística indiscutivelmente é tempo. Tempo desde a contratação do transportador (seja autônomo ou empresa), do transporte e é claro da emissão de todos os documentos que envolvem o processo para o faturamento final da carga.

A inovação sempre será um diferencial e um pré-requisito para empresas que querem se sustentar, ainda mais num mercado tão acirrado e com tantos desafios.

Por isso mecanismos que facilitam e auxiliam precisam ser explorados, como, por exemplo digitalização de documentos,que auxilia em diminuir erros e mitigar custos.

O mundo digital já não é de hoje que bate a porta, estudar suas vantagens e compreender a melhor forma de aproveita-lo pode diminuir prazos, aumentando consideravelmente seu faturamento.

Smart Load, Tracking e Paperless

No intuito de sanar as dores preferencialmente dos embarcadores, que a CargOn nasceu e desenvolveu produtos direcionados aos principais problemas enfrentados pelas empresas, no intuito de encontrar as melhores soluções logísticas.

A CargOn não é uma empresa de tecnologia que atende o setor, e sim um operador logístico digital, que tem toda experiência e expertise da área logística e se utiliza de ferramentas tecnológicas para eliminar os gargalos observados.

Nossa plataforma de gestão de fretes se resume em três produtos:

Smart Load – Módulo de input da carga e seleção de veículos

Gerenciar a contratação de veículos ideais para seu tipo de carga, e negociação facilitada dentro da ferramenta.

Tracking – Módulo de rastreio e predição de viagem

Monitoramento completo da carga, com todos os indicadores e registro em tempo real. Para gerar assim indicadores precisos, se utilizando de predição para estimar prazos e ocorrências.

Paperless – Digitalização de toda a documentação

Eliminação de documentos físicos, para evitar erros, além de trazer maior agilidade para o faturamento e produção.

Saiba mais

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…

    O que é logística 4.0?

    A logística 4.0 tem como principais características processos automatizados e digitalizados. Através desses pontos, a logística se torna mais rápida, eficaz e robusta.

    Além da precisão, a tecnologia disponibiliza uma série de dados fundamentais para uma tomada de decisão assertiva. Dessa forma, a gestão do processo logístico é facilitada.