Recalculando rota: otimização de viagens nos transportes

A otimização de rotas de entrega é um processo crucial para empresas que lidam com logística e transporte de mercadorias. Trata-se de um olhar estratégico que busca tornar a operação mais eficiente, minimizando custos e tempo de entrega, ao mesmo tempo em que atende às necessidades dos clientes de forma satisfatória.

Um dos principais objetivos da otimização de rotas é a redução dos percursos realizados pelos veículos de entrega. Isso pode ser alcançado por meio de algoritmos e tecnologias especializadas que levam em consideração diversos fatores, como localização dos destinos, tráfego, capacidade dos veículos e prioridades de entrega. Ao minimizar a distância percorrida e o tempo gasto em cada entrega, a empresa consegue economizar combustível, reduzir desgaste dos veículos e diminuir as emissões de carbono.

Além disso, a otimização de rotas contribui para uma melhor gestão de recursos, como mão de obra e frota de veículos. É possível alocar os motoristas de maneira mais eficiente, evitando sobrecargas e impulsionando a produtividade. Isso resulta em uma melhor gestão dos recursos disponíveis, tanto relativo a veículos quanto aos motoristas.

EXISTE ALGUMA FERRAMENTA ESPECÍFICA PARA ISSO?

A CargOn desenvolveu uma plataforma altamente tecnológica que trata da digitalização do processo logístico. Por meio dela é possível efetuar todo cálculo de rota e entrega, disponibilizando ao transportador, em seu portal CargOn, e ao motorista em seu APP, podendo assim definir quais são os pontos de parada permitidos e as entregas a serem realizadas.

A plataforma da CargOn possui duas soluções que atuam diretamente na otimização de rotas de entrega. O Tracking oferece controle e monitoramento completo da viagem, gerando relatórios abrangentes e indicadores de alta precisão. Além disso, O Logi Bi é uma solução que oferece um gerenciamento preciso de todo o transporte, informações de cargas, viagens e tempo médio de cada operação.

Tanto o Tracking quanto o Logi BI podem agregar muito no aprimoramento do processo logístico da sua empresa e impulsionar a otimização de rotas de entrega. Quer saber mais? Entre em contato com a gente clicando AQUI.

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    SXSW faz apelo por “descarbonização”

    Há algumas semanas aconteceu mais uma edição do South by Southwest, o famoso SXSW. Trata-se de um dos principais eventos do mundo sobre inovação, tecnologia e criatividade, que ocorre anualmente no Texas, Estados Unidos. O SXSW se tornou rapidamente um importante ponto de encontro para profissionais que trabalham com cultura digital, entretenimento, tecnologia e mídia. O relato de todos os que participam é de que o networking lá é sensacional e a mentalidade é totalmente voltada para a inovação…

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…