Quais as principais funcionalidades do TMS?

O TMS é uma sigla do inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Transporte (Transportation Management System).

Trata-se de um tipo de software que desempenha um papel fundamental na otimização e eficiência das operações logísticas relacionadas ao transporte de mercadorias.

Neste artigo, exploraremos suas funcionalidades e destacaremos como a CargOn oferece uma plataforma flexível e eficaz para suprir as demandas logísticas de indústrias e embarcadores.

O PAPEL DO TMS NA LOGÍSTICA

De maneira geral, os TMS disponibilizam uma visão geral das operações de transporte do dia a dia, envolvendo informações relacionadas à documentação comercial e dados de entrega de cargas, mercadorias e produtos.

No caso de um transportador,  o uso de um TMS é inevitável, já que ele vai precisar de um ou mais sistemas que englobem todas as suas operações.

Geralmente, esse tipo de TMS é integrado com um sistema de ERP, buscando integrar as áreas financeiras, fiscais e de contabilidade de modo automático.

Emissão fiscal

Geração automática de notas fiscais de serviço de transporte, detalhando as informações necessárias para cumprir os requisitos fiscais específicos relacionados aos serviços de transporte.

Controle de frotas

Integração de informações para gerenciamento total de frotas. Centralização de dados importantes  de cada veículo. Monitoramento, controle de manutenção e combustível.

Leia mais: Como organizar a gestão de frotas na logística?

Gestão de fretes

Rastreamento de cargas, melhores opções de rotas, controle de custos em cada frete, agendamento de entregas, monitoramento em tempo real de mercadorias, jornada do motorista, auditoria de fretes e gestão de pedidos.

Controle de estoque

Os TMS facilitam o gerenciamento do estoque e armazenagem nos centros de distribuição e locais definidos.

COMO A PLATAFORMA DA CARGON PODE RESOLVER?

Se para o transportador um TMS tradicional é um sistema obrigatório, para as indústrias e embarcadores ele pode não ser a melhor solução.

Isso se dá devido ao seu tamanho e complexidade, o que torna difícil a sua modulação. Para uma empresa que necessita apenas de emissão fiscal, por exemplo, um TMS se torna caro e complexo.

A plataforma da CargOn, em contrapartida, possui uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos.

Tudo isso com grande flexibilidade de modulação. Assim, a indústria e o embarcador podem escolher assertivamente os módulos que mais lhe são úteis.

A CargOn entrega uma solução que elimina a auditoria de frete, fazendo a emissão da documentação automatizada, utilizando a própria tabela de frete, acabando com a morosidade na liberação de veículos por um preço muito acessível.

Digitalize seus processos, ganhe eficiência e foque no que realmente importa. Clique aqui e conheça nossas soluções.

Denny MewsCEO& Founder CargOn

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…