Práticas para a eficiência no transporte de grãos

Eficiência no transporte de grãos

É possível observar uma mudança radical da agricultura nas últimas décadas, isso devido a adesão a novas tecnologias, aumento da área de plantio e melhoria na produtividade média, relacionando-se diretamente com o transporte de grãos.

Alcançar a eficiência no transporte de grãos e reduzir os desperdícios exige estrutura e planejamento, mas é possível otimizar indicadores se algumas providências forem tomadas antes, durante e depois de todo o processo.

Realidade brasileira

Os principais centros produtivos do Brasil se localizam no interior, longe dos polos consumidores e exportadores. Assim, o custo com a logística impacta diretamente no valor final do produto. O transporte rodoviário representa o segundo maior custo, ficando atrás somente das despesas de produção do grão.

Segundo o Canal Agro cerca de 65% do transporte de grãos do Brasil é realizado por caminhões. Considerando que a malha ferroviária nacional ainda tem pouca capilaridade, o transporte hidroviário está concentrado no norte do país.

Historicamente, a logística é feita de forma doméstica, com baixo profissionalismo e pouca tecnologia. Nesse modelo, a conexão desde o campo até o cliente final, é quase manual.

Na maioria das vezes os profissionais esperam em filas a demanda das transportadoras ou têm de negociar o frete pessoalmente com fornecedores. Após a contratação do serviço, o caminhoneiro precisa carregar uma série de documentos, como a carta-frete que é a garantia de pagamento e pode ser trocada por dinheiro ou diesel nos postos de combustível.

Redução do desperdício no transporte de grãos

Usar os caminhões adequados é um dos aspectos essenciais na hora de conseguir a eficiência no transporte de grãos. Negligenciar esse fator é sinônimo de aumentar os riscos de perdas ao longo do caminho, gerando prejuízos financeiros consideráveis.

A escolha da empresa que fará o transporte também é fundamental. É importanteentender se ela possui experiência com esse tipo de atividade e, consequentemente, se já têm o conhecimento necessário para entregar um bom desempenho.

Na CargOn, o transporte de grãos é realizado com todos os cuidados de acondicionamento, tipo de veículo e experiência do motorista, agilizando todo processo logístico.

Segurança para Transportadoras e Motoristas

É importante considerar que atualmente, a maioria das cargas voltadas ao transporte de grãos roda sem nenhum tipo de rastreamento, impossibilitando o controle da jornada do motorista.  

Muitos acidentes de trânsito podem ser atribuídos à falta de descanso do motorista, que além do risco à vida, pode representar prejuízos para fornecedores e clientes.

Estes impasses podem ser solucionados com o desenvolvimento de estratégias preventivas e investimentos em segurança.

Com o suporte da CargOn, é possível obter o monitoramento completo da viagem, controle da jornada de trabalho, previsão de possíveis atrasos e relatórios de ocorrências e de velocidade do veículo. Dessa forma, além de estar sempre dentro da legislação, há a garantia da segurança dos motoristas e carga transportada.

Tecnologia que aumenta a eficiência no transporte de grãos

A tecnologia permite a otimização da burocracia envolvida, tornando o processo mais ágil e com maior visibilidade e controle dos trâmites logísticos, possibilitando, inclusive, acompanhar a localização da carga em tempo real.

Pode ser aliada no manuseio, transporte, planejamento de viagem e preservação dos grãos para comercialização, além dos cuidados com a segurança do próprio motorista.

No intuito de sanar essas dores, nós da CargOn desenvolemos soluções direcionadas aos principais problemas enfrentados pelas empresas. Atuamos como um operador logístico digital, com a experiência e expertise da área da logística e utilizamos ferramentas tecnológicas para eliminar os gargalos em todo o setor.

A digitalização dos processos também proporciona redução de custos aumentando a competitividade do setor. O motorista pode realizar o transporte de forma mais prática, ganhando mais tempo, e o produtor melhora a margem de lucro.

O transporte de grãos não é uma tarefa simples, mas com o planejamento adequado e parceiros de negócios confiáveis, é possível alcançar resultados satisfatórios.

Quer saber mais sobre nossas soluções para o Agronegócio? Entre em contato com a gente!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça todas as nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…