Contratação de motorista autônomo: quais os principais pontos?

Contratação de motorista autônomo - CargOn

A contratação de Transportadores Autônomos de Cargas (TACs), tem sido muito bem vista no cenário atual. Muitas empresas optam por esta solução devido aos seus inúmeros benefícios relacionados, principalmente, à redução de custos.

O motorista autônomo, de acordo com a Lei 11.442, de 05 de janeiro de 2007, caracteriza-se pelo profissional, que de maneira independente, presta serviços de transporte de cargas eventuais, sem qualquer vínculo empregatício com a empresa contratante.

Pensando nesta opção, o artigo de hoje possui o intuito de compartilhar os principais pontos referentes à contratação de motoristas autônomos, como benefícios, cuidados necessários e opções tecnológicas assertivas para adesão desses profissionais.

Motorista autônomo: contratar é vantajoso?

Como vimos anteriormente, um dos principais benefícios relacionados à contratação dos TACs envolve a garantia de redução de custos para a empresa contratante. No entanto, seria esta a opção mais vantajosa?

Nesta seção, exploraremos diversos outros benefícios capazes de colaborar positivamente com cada empresa que opta pela contratação de um motorista autônomo.

Confira!

  • Não há preocupação com a manutenção do veículo: ao contratar um transportador de cargas autônomo, a empresa deixa de se responsabilizar pela manutenção do veículo, já que este é propriedade do motorista e cabe a ele lidar com os custos de manutenção e combustível.
  • Não há vínculo empregatício: a contratação de um profissional autônomo, garante a inexistência de vínculo empregatício entre o motorista e a empresa contratante. Dessa forma, não há preocupações com salários mensais, décimo-terceiro, férias, e diversos outros gastos.
  • Contratação por demanda: contratar um motorista autônomo permite que a solicitação dos serviços seja realizada de acordo com a demanda da empresa, assim não é necessário desperdiçar dinheiro com funcionários fixos quando se há poucas cargas necessitando de transporte.

O que é importante saber antes de realizar a contratação?

Apesar dos benefícios citados acima, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração antes de dar início a contratação de um motorista autônomo.

Acompanhe!

  • Seguro: quaisquer possíveis riscos que ocorram no percurso da carga, é de responsabilidade da empresa contratante. Dessa forma, é essencial possuir o seguro próprio do material ou estar em posse dos documentos do motorista.
  • Emissão de nota fiscal: algumas empresas exigem que o profissional emita nota fiscal acerca dos serviços prestados, sendo assim, é importante avaliar se o motorista a ser contratado possui CNPJ e está apto para realizar a emissão deste documento.
  • Tributação: ao contratar um um transportador autônomo, é essencial ter em mente que a tributação para este serviço é diferenciada. Desta forma, é responsabilidade da empresa recolher as devidas taxas do INSS, SEST/SENAT, ISS ou ISSQN e IRRF.
  • Solicitação de documentos: é essencial para a segurança da contratação, solicitar alguns documentos ao motorista autônomo. São eles: CNH (Carteira Nacional de Habilitação), RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e comprovante de residência.
  • Pagamentos: a negociação de pagamentos é realizada diretamente com o motorista e deve seguir todas as normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres.

O repasse dos valores deve ser feito através da Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete – IPEF, conforme previsto no art. 5º-A da Lei nº 11.442/2007, contanto que a titularidade da conta seja do transportador.

Saiba como encontrar motoristas ideais

A contratação de motoristas autônomos é capaz de trazer diversos benefícios para a empresa contratante. Atentando-se aos devidos cuidados, as chances de sucesso são grandes e podem colaborar com a praticidade no dia a dia operacional da instituição.

No entanto, de acordo com a ANTT, existem mais de 900 mil opções de Transportadores Autônomos de Cargas disponíveis para contratação. Apesar da variedade ser positiva, a escolha assertiva de um profissional pode requerer certo trabalho.

Pensando em inovação e aprimoramento, o Smart Load da CargOn, possibilita que cada carga seja publicada online em questão de minutos, permitindo que sua empresa entre em contato com os profissionais cadastrados no app da CargOn e encontre o motorista ideal.

Através desta solução, é possível contatar os profissionais mais qualificados do mercado de forma prática e acessível, onde todo o processo de negociação e carregamento é automatizado e a comunicação com os motoristas é realizada diretamente pela plataforma da CargOn.

O Smart Load entrega praticidade, rapidez e segurança para indústria/embarcadores, transportadoras e motoristas. A tecnologia ideal para suas necessidades.

Conte com a CargOn para otimizar sua logística e oferecer a melhor tecnologia do setor!

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em seu negócio, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizaçãoes sobre o mundo logístico

Mais em nosso blog