Monitoramento de cargas em tempo real: mais segurança para motoristas e embarcadores

Monitoramento de cargas - CargOn

O setor logístico é composto por diversas etapas de funcionamento que garantem seu sucesso e eficiência operacional. O transporte de cargas compõe a fase final desta atividade e determina a competência do serviço e o monitoramento de cargas em tempo real permite uma melhor eficiência dessa etapa.

Afinal, assegurar que a entrega de quaisquer cargas ocorram da melhor maneira possível e cumpram todos os prazos estabelecidos, é essencial!

Nesta etapa, contamos com três importantes pilares: o embarcador, a transportadora e o motorista.

O embarcador nada mais é do que o dono da carga, ou a indústria, e sua função é disponibilizar informações claras referentes a carga para suas transportadoras homologadas e motoristas parceiros, como peso, valores, ponto de coleta e destino.

Já a transportadora, é responsável pela interface entre indústria e motoristas, buscando profissionais e caminhões ideais para o transporte da carga em questão.

Além disso, sua função é realizar a emissão do CTe e cuidar de toda documentação relacionada ao transporte, responsabilizando-se também pelo cumprimento de todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O motorista, por sua vez, é encarregado pelo transporte das cargas, operando desde o local de saída até o local de chegada.

Mas como é possível saber que o processo de transporte ocorreu da melhor forma e com a eficiência necessária?

Acompanhe!

Monitoramento de cargas: o que é e como fazer


Já sabemos da importância do processo de distribuição de cargas e de como a entrega adequada, e o cumprimento de prazos estabelecidos, determinam o sucesso do setor logístico.

O monitoramento de cargas em tempo real é um dos grandes responsáveis pela possibilidade de êxito da operação, pois o rastreio de cada carga em transporte, permite que a equipe acompanhe todo o processo, e consequentemente, intervenha em caso de imprevistos.

Esta função pode ser realizada através de dispositivos GPS alocados nos veículos de transporte ou através do próprio smartphone do motorista, fornecendo diversas informações sobre o trajeto, bem como aceleração do veículo e previsão do horário de entrega.

Existem diversas tecnologias capazes de proporcionar o monitoramento de cargas.

Conheça as principais:

  • Rastreamento via GPS: o rastreamento de cargas via GPS é um dos sistemas mais utilizados no setor logístico. Seu funcionamento via satélite permite que o trajeto do veículo seja monitorado em tempo real.
  • Rastreamento por radiofrequência: esta tecnologia funciona através da emissão de sinais de rádio e possibilita que a carga seja monitorada até mesmo em locais fechados, bem como subsolos e túneis
  • Rastreamento por telemetria: a partir desta opção, é possível realizar o monitoramento através de sensores analógicos ou digitais, instalados no veículo, e coletar informações diversas, como velocidade acima da média e períodos de inatividade do transporte.
  • Rastreamento via Smartphone: o rastreamento também pode ocorrer através de aplicativos no smartphone, possibilitando o acompanhamento da carga – seja pelo trajeto, autonomia de bateria e velocidade do motorista – e realizando a coleta e consolidação dos dados em uma única plataforma.

Quais os benefícios do monitoramento de cargas?

Agora que já entendemos o que é o monitoramento de cargas e quais são suas possibilidades de operação, é hora de conhecer todas as vantagens desta solução.

Confira!

  1. Redução de riscos: tentativas de roubo e extravios de cargas são reduzidas quando o veículo é monitorado, garantindo a segurança do motorista e da carga em transporte, já que o veículo pode ser localizado a qualquer momento.
  2. Garantia de agilidade: o rastreamento em tempo real permite que quaisquer falhas durante o percurso – como desvios de rota -, sejam notificadas para que a equipe de logística ofereça uma solução ágil, garantindo que os prazos de entrega não sejam afetados.
  3. Redução de custos: a partir do monitoramento de cargas, é possível que o setor logístico determine e controle quais rotas devem ser seguidas, assegurando que o motorista não passe por muitos pedágios e que dirija pelo menor percurso.
    A adoção dessas medidas proporciona a redução de diversos custos relacionados aos gastos com combustível e praças de pedágio.
  4. Satisfação do cliente: o rastreamento de cargas garante a tranquilidade do cliente, já que ele também pode acompanhar o trajeto do veículo aguardado e pode contar com o cumprimento de prazos e com a qualidade do processo de entregas da empresa de logística contratada.

Conheça o monitoramento de cargas da CargOn


O monitoramento de cargas, como bem vimos, é imprescindível para o setor logístico. Através de diversas tecnologias, é possível otimizar o sistema de transporte de cargas, garantindo eficiência, segurança e pontualidade.

É por isso que a CargOn viabiliza todas essas possibilidades através do Tracking.

Esta solução, aliada à tecnologia, permite que o rastreamento de cargas seja realizado da melhor forma possível, reduzindo custos, já que todo o envio de informações referentes ao motorista é feito através do smartphone, sem a necessidade de dispositivos adicionais ou condicionamento do caminhão.

Com nossa Torre de Controle inteligente, o Tracking disponibiliza todas as atualizações e processos da viagem em tempo real, além de possibilitar a visualização da velocidade do veículo, desvios de rotas e períodos de inatividade, colaborando com o gerenciamento de possíveis riscos e danos.

Para garantir que a carga chegue ao seu destino final e cumpra todos os prazos, o Tracking também fornece atualizações acerca dos possíveis atrasos e previsões para o horário e chegada da carga.

Dessa forma, a segurança do transporte é efetivada, proporcionando uma excelente experiência ao embarcador, ao motorista e ao cliente final.

Conte com a CargOn para otimizar sua logística e oferecer a melhor tecnologia do setor!

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em seu negócio, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…