Maio amarelo: tecnologia e inovação para mais segurança no trânsito

Maio Amarelo - CargOn

O maio amarelo é o mês de conscientização para mais segurança no trânsito e, como a logística tem uma grande parcela na ocupação das estradas, nada mais importante do que conscientizar os motoristas e trabalhadores, aliando inovação e tecnologia para maior eficiência e redução de acidentes e mortes no trânsito.

A campanha do Maio Amarelo foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar, debater e chamar a atenção para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo.

Em dados divulgados pelo Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes nas estradas.

Mesmo com o conhecimento dos motoristas, sejam de motocicletas, carros ou caminhões a respeito do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), algumas mudanças nesse código de conduta que existe desde 1997 poderão ajudar a reduzir e conscientizar, de maneira mais incisiva, os motoristas, a Lei n° 14.229/21 trata de pontos, como:

– Aplicação de multas sobre carros de pessoas jurídicas em identificação de condutor.

– Nova CNH: novas categorias e critérios para preencher requisitos a nível nacional.

– Aumento da tolerância do limite de peso e autuação.

Claro que algumas medidas podem facilitar o trânsito de veículos e cargas, no entanto, se do lado dos motoristas é necessário ter uma fiscalização e leis mais rígidas, as empresas podem também fazer sua parte para auxiliar nessa campanha, abordado, de maneira prática, o maio amarelo, não somente no mês, mas em todo ano.

Seja pela logística de documentos, carregamento e, principalmente, monitoramento de toda a viagem da carga até o destino, a tecnologia pode ajudar em diversos pontos para tornar o transporte de cargas mais eficiente. Confira alguns com a gente abaixo, segue o fio

Maio Amarelo + Tecnologia + Indústria = Trânsito mais seguro

A tecnologia pode ser uma grande aliada a todos os setores para resolver diversos problemas, com a logística, indústria e transporte rodoviário não seria diferente. Mais importante do que saber das novas tecnologias, é aplicar elas no dia a dia de forma eficiente, com foco em melhorias para o setor de logística, como:

1. Gestão de riscos e seguro eficiente

Em caso de incidentes ou acidentes, é importante contar com o seguro de cargas para respaldar não somente a indústria, mas também o motorista que rodará com o caminhão e sua carga, sem isso, os prejuízos podem ser enormes.

2. Documentação correta e digital

Sem o CTe com as informações corretas, o transporte da carga corre risco de multas e atrasos na chegada no destino, por isso, ter toda a documentação, burocracia do transporte como pedágios e impostos alinhadas antes mesmo do caminhão rodar, é necessária para um transporte mais seguro.

Caso haja algum atraso, o motorista pode se sentir pressionado a correr nas estradas para compensar o tempo de parada, o que pode ocasionar acidentes.

3. Monitoramento da sua carga em tempo real

Com o caminhão na estrada, é importante monitorar seu deslocamento, rota e velocidade para que haja um acompanhamento da jornada de trabalho do motorista, por isso, informações em tempo real com status sempre atualizado do caminhão é essencial e um grande diferencial na operação logística.

É possível colocar alertas de velocidade máxima dependendo da carga ou rodovias em que o motorista irá se deslocar, assim, as informações estarão sempre centralizadas, visualizadas tanto pelo motorista quanto pela sua equipe de operações logísticas.

4. Indicadores sobre incidentes em seu transporte de cargas

Não somente monitorar as viagens e cargas que estão acontecendo e sendo transportadas, mas olhar “para trás” e visualizar dados sobre a sua operação, quantos (e se) houve acidentes, atrasos ou quais são suas melhores transportadoras e motoristas é essencial para que haja uma melhora contínua na operação logística.

Por isso, ter indicadores sobre seu transporte é essencial justamente para tratar as dores da sua operação, de maneira assertiva e direcionada.

Mais tecnologia e inovação para sua logística

Sistemas e plataformas, como as soluções da CargOn podem ajudar a sua logística a ser mais eficiente, sustentável e produtiva, por isso, conte com um operador logístico digital para ter sua operação cada vez mais otimizada, seja na redução de custos ou melhorar o nível geral de serviços logísticos, conte com a CargOn para soluções logísticas digitais!

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em sua indústria ou empresa, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog