Transformação digital na logística: novas tecnologias, tendências e aplicações

Transformação digital na logística - CargOn

As inovações tecnológicas têm transformado o cenário global constantemente ao promover inúmeras ferramentas capazes de otimizar grande parte das tarefas cotidianas e corporativas.

O universo digital contribui diariamente com a praticidade de diversos usuários, oferecendo dados e informações compartilhadas em tempo real para que uma variedade de serviços possam ser acionados com apenas um toque.

O setor logístico não fica de fora destas evoluções, já que a tecnologia possibilita máxima agilidade e eficiência em todos os processos necessários, além de garantir maior vantagem competitiva no mercado atual.

Apesar do segmento utilizar ferramentas e softwares extremamente competentes e alinhados às tendência do universo tecnológico, nem sempre o setor contou com soluções tão complexas como atualmente.

Pensando na transformação digital presente no cenário logístico, o artigo de hoje tem o objetivo de compartilhar as novas tecnologias e tendências aplicadas a esse mercado. Confira!

Principais tendências tecnológicas no setor logístico

As transformações digitais são consequências da Indústria 4.0, que visa a inovação e a eficiência no processo de troca de dados através de máquinas e computadores.

Dessa forma, a evolução da logística ocorreu após o segmento destacar-se não somente por seus processos operacionais, mas por oferecer informações e dados valiosos relacionados à produção e venda do setor comercial.

A digitalização de processos e a automação de funções foram os primeiros passos adotados pelo segmento, a fim de otimizar seus serviços e acompanhar a demanda do mercado.

Entre as principais tendências tecnológicas utilizadas atualmente, vale a pena citarmos:

  • Inteligência Artificial: responsável por contribuir com processos de automação, a Inteligência Artificial (IA)  permite o desenvolvimento de novas conexões capazes de realizar tarefas de forma independente e assertiva, com grande capacidade de processamento de dados.
  • Big Data: o aumento da digitalização de processos fez surgir uma imensa demanda relacionada à captura, armazenamento e análise de dados. As ferramentas de Big Data responsabilizam-se por esta tarefa,  permitindo que as empresas possam lidar tranquilamente com altos volumes de informações.
  • Softwares e Sistemas: atualmente softwares e sistemas de gestão já estão incorporados ao cotidiano de grandes empresas. Estas tecnologias, como o CRM e o ERP, colaboram significativamente com automatização de processos manuais, além de facilitar a gestão empresarial com seus recursos que priorizam a praticidade no dia a dia do usuário.
  • Computação em nuvem: a computação em nuvem permite o armazenamento remoto de dados, possibilitando que cada setor possa compartilhar informações sem depender propriamente de um sistema ou software de armazenamento, além disso, muitos softwares são desenvolvidos em nuvem, sendo mais otimizados e com mais inovação em menor tempo.
  • Blockchain: responsável pela execução automática dos processos de pagamentos do setor logístico, o Blockchain também é capaz de registrar quaisquer acontecimentos da cadeia de suprimentos, permitindo que falhas sejam facilmente identificadas e, consequentemente, corrigidas.
  • Automação do Processo de Robótica (RPA): esta aplicação permite que as tarefas repetitivas sejam automatizadas através de robôs, além de atuar no controle e gerenciamento de estoques, armazenagem, rastreamento de transportes e buscas de cargas.

Qual a importância da transformação digital na logística?

Vimos acima a diversidade de tecnologias atualmente utilizadas no setor logístico. Cada uma dessas inovações colabora positivamente com a demanda do segmento e facilita as operações cotidianas necessárias.

A agilidade e eficiência proporcionada pelas soluções digitais, impacta todo o setor, garante a satisfação dos clientes e, consequentemente, o sucesso do segmento logístico.

Acompanhar constantemente as transformações digitais é essencial para garantir um bom posicionamento no mercado atual que possui exigências cada vez mais complexas.

Dessa forma, a implementação de soluções aliadas à tecnologia é essencial, pois contribuem com a automatização de diversos processos, com a redução de custos e qualidade na prestação de serviços.

Como adquirir as melhores soluções digitais em logística?

A CargOn está sempre antenada às inovações tecnológicas e sabe bem como aliar a tecnologia à logística.

Nossas soluções digitais têm o objetivo de atender a indústria e os motoristas da melhor maneira possível, garantindo eficiência, inteligência e praticidade em todos os serviços prestados.

Conte com a CargOn para otimizar sua logística e oferecer a melhor tecnologia do setor!

Em caso de dúvidas sobre ferramentas que auxiliam a logística e como implementá-las em seu negócio, entre em contato conosco!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…