Conheça os Lockers: sistema logístico que tem conquistado os brasileiros

Conheça os lockers: sistema logístico que tem conquistado os brasileiros

A logística de entrega dos produtos é uma das maiores preocupações dos empresários de lojas online atualmente. Infelizmente, problemas com as entregas das mercadorias acabam sendo mais comuns do que deveriam — desvio, falta de rastreio, atraso ou até mesmo nunca chegar ao destino final.

O maior dos problemas é a insatisfação do cliente — que pode acarretar na não fidelização do mesmo, além de passar adiante palavras negativas que abalem a reputação do negócio. A experiência negativa de uma única pessoa pode custar caro para uma marca. Por isso, é importante pensar e repensar os modelos e as logísticas de entrega dos produtos adquiridos no seu e-commerce.

E por falar em novas opções de entrega além do frete comum, você conhece o Locker? Fique com a gente até o final deste artigo que vamos te explicar tudo sobre esse modelo de entrega de mercadoria.

Locker: o que é e quais as suas vantagens?

O locker, que também é conhecido como “armário” ou “escaninho”, é mesmo um espaço que as empresas definem para que as mercadorias sejam depositadas e seus clientes possam retirá-las. Eles não precisam esperar que a encomenda chegue a sua casa, assim como o e-commerce não precisa estabelecer uma rota específica para a entrega de cada produto no endereço em questão.

Com esse sistema o cliente terá uma grande comodidade, visto que o locker fica disponível 24 horas por dia e a retirada do produto depende apenas do código de barras gerado no momento da compra — também é no momento da compra que o cliente define o local de retirada. Essa comodidade é, sem dúvidas, o principal benefício do sistema.

Outro benefício que merece destaque são os custos mais baixos com a transportadora que, ao invés de entregar a mercadoria em diversos endereços, terá apenas um — ou pouco mais que isso — para deixar as encomendas.

Existe alguma desvantagem?

Por mais que no geral o Locker seja uma excelente opção logística, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da implementação. Tais como os custos e as licenças de implementação dos lockers e a sua manutenção.

É preciso também considerar que, caso a demanda aumente de forma significativa, pode haver o problema da falta de espaço para deixar a mercadoria, até que o cliente faça a retirada.

Um novo mercado através dos lockers

Podemos afirmar que, com a junção de e-commerce e lojas físicas, além do aumento da presença da tecnologia nas ações cotidianas, o comércio precisa se adaptar às novas demandas desenvolvidas pelo consumidor 4.0 — e é o que ele vem fazendo.

Lockers são exemplos concretos de modelos que inovam as dimensões estruturais, e tornam a experiência do usuário determinante para o ciclo produtivo dos e-commerces.

Uso de lockers aumentou consideravelmente durante pandemia

Desde que se tornou necessária a aplicação das medidas de isolamento social, o e-commerce deu um salto de crescimento. Isso fez com que serviços de entrega e infraestrutura logística precisassem se adaptar rapidamente.

Com o aumento exponencial no volume de envios, começaram a surgir atrasos, além da constante preocupação das pessoas com o contágio durante a entrega. Todos esses fatores contribuíram para que os terminais inteligentes de autoatendimento caíssem nas graças do consumidor.

E aí, você já conhecia o modelo de Lockers? Entendeu como funciona? Para continuar por dentro do mercado logístico, continue acompanhando o blog da CargOn.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…

    O que é logística 4.0?

    A logística 4.0 tem como principais características processos automatizados e digitalizados. Através desses pontos, a logística se torna mais rápida, eficaz e robusta.

    Além da precisão, a tecnologia disponibiliza uma série de dados fundamentais para uma tomada de decisão assertiva. Dessa forma, a gestão do processo logístico é facilitada.