Last Mile – O que é? Como funciona?

Last Mile: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em “Last Mile”? É o termo que se refere a uma das etapas mais importantes do transporte.

O Last Mile, ou traduzindo, a entrega da última milha, é a etapa final do transporte de mercadorias até a porta do cliente.

Ela é importante para todos os segmentos, mas em especial para o e-commerce, já que a entrega da última milha é uma peça essencial no relacionamento com o cliente. Afinal, a comodidade da entrega é fundamental na hora da compra.

Justamente por sua importância, os varejistas e seus parceiros de logística estão sempre buscando soluções mais rápidas e explorando alternativas, como os locais de coletas e parceiros.

First-Mile e Middle-Mile

As outras etapas dessa nomenclatura são o First Mile e o Middle-Mile.

A primeira milha (First Mile) é a etapa inicial do processo de entrega de mercadoria, a fase em que são coletadas do fabricante para serem levadas ao centro de distribuição.

Já no Middle-Mile, ou milha intermediária, área em que a CargOn atua, as mercadorias são transportadas por via aérea, marítima ou rodoviária até o centro de distribuição ou depósito seguinte. No Brasil, as rodovias predominam o Middle-Mile com 60% de todas as mercadorias movimentadas no país. Nesta etapa é extremamente importante garantir a integridade dos produtos, que percorrem muitos quilômetros e podem sofrer danos.

Os desafios do Last Mile

A última parte do processo de entrega de um produto tende a ser a mais difícil, complicada e cara. Isso acontece porque geralmente, essa etapa acontece em áreas urbanas, mais povoadas, com restrições de horários e também problemas de congestionamento e segurança.

O desafio de ter uma logística rápida, eficiente e econômica é comum para todas as indústrias. Porém, no mercado B2C, que cresceu consideravelmente nos últimos meses, também é importante que os próprios clientes acompanhem seus pedidos em cada etapa.

Parece simples, mas é um impacto grande para algumas empresas e transportadoras só acostumadas com o trabalho no mercado B2B.

Outro grande desafio do Last Mile é a reentrega, que acontece quando o cliente não está em casa para receber a mercadoria. Além do custo elevado de fazer outra tentativa de entrega, ainda há o risco de sumiço da mercadoria.

Com a pandemia de COVID-19, a frequência e os riscos de reentrega aumentaram significativamente e a tendência é que esses números cresçam ainda mais.

A eficiência no Last Mile

Para garantir a eficiência do Last Mile, é muito importante mensurar a performance das entregas e comparar as expectativas iniciais com os resultados. Assim, é possível ajustar as atividades que não estão indo bem e direcionar um maior foco para aquelas que foram bem planejadas e executadas.

Superar os desafios da entrega no Last Mile não é fácil. Empresas que ignoram esses fatores correm o risco de perder seus clientes para concorrentes mais ágeis. Assim, é importante que elas busquem a máxima eficiência para atender às crescentes expectativas dos clientes.

Duas ações são comprovadamente eficientes: a busca por parceiros locais, mais flexíveis e acostumados com essa realidade e o investimento em tecnologia, como previsão de rotas e tracking que ajudam muito na visibilidade da mercadoria.

O tracking também auxilia no planejamento preventivo, como previsão de chegada, possíveis atrasos e acompanhamento do bem-estar do motorista.

Na CargOn, nós temos a tecnologia e expertise em logística para trazer mais inovação para esta área. Garanta a otimização destas etapas com os nossos produtos, uma linha completa de serviços que desburocratiza o setor e promove eficiência e qualidade para sua gestão logística.

Com as nossas soluções, o seu processo de entrega B2B é seguro, eficiente e planejado sob medida para as necessidades da sua empresa.

Conheça nossas soluções e transforme a tecnologia na melhor aliada de suas operações logísticas.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…