Você já ouviu falar em “Last Mile”? É o termo que se refere a uma das etapas mais importantes do transporte.
O Last Mile, ou traduzindo, a entrega da última milha, é a etapa final do transporte de mercadorias até a porta do cliente.
Ela é importante para todos os segmentos, mas em especial para o e-commerce, já que a entrega da última milha é uma peça essencial no relacionamento com o cliente. Afinal, a comodidade da entrega é fundamental na hora da compra.
Justamente por sua importância, os varejistas e seus parceiros de logística estão sempre buscando soluções mais rápidas e explorando alternativas, como os locais de coletas e parceiros.
First-Mile e Middle-Mile
As outras etapas dessa nomenclatura são o First Mile e o Middle-Mile.
A primeira milha (First Mile) é a etapa inicial do processo de entrega de mercadoria, a fase em que são coletadas do fabricante para serem levadas ao centro de distribuição.
Já no Middle-Mile, ou milha intermediária, área em que a CargOn atua, as mercadorias são transportadas por via aérea, marítima ou rodoviária até o centro de distribuição ou depósito seguinte. No Brasil, as rodovias predominam o Middle-Mile com 60% de todas as mercadorias movimentadas no país. Nesta etapa é extremamente importante garantir a integridade dos produtos, que percorrem muitos quilômetros e podem sofrer danos.
Os desafios do Last Mile
A última parte do processo de entrega de um produto tende a ser a mais difícil, complicada e cara. Isso acontece porque geralmente, essa etapa acontece em áreas urbanas, mais povoadas, com restrições de horários e também problemas de congestionamento e segurança.
O desafio de ter uma logística rápida, eficiente e econômica é comum para todas as indústrias. Porém, no mercado B2C, que cresceu consideravelmente nos últimos meses, também é importante que os próprios clientes acompanhem seus pedidos em cada etapa.
Parece simples, mas é um impacto grande para algumas empresas e transportadoras só acostumadas com o trabalho no mercado B2B.
Outro grande desafio do Last Mile é a reentrega, que acontece quando o cliente não está em casa para receber a mercadoria. Além do custo elevado de fazer outra tentativa de entrega, ainda há o risco de sumiço da mercadoria.
Com a pandemia de COVID-19, a frequência e os riscos de reentrega aumentaram significativamente e a tendência é que esses números cresçam ainda mais.
A eficiência no Last Mile
Para garantir a eficiência do Last Mile, é muito importante mensurar a performance das entregas e comparar as expectativas iniciais com os resultados. Assim, é possível ajustar as atividades que não estão indo bem e direcionar um maior foco para aquelas que foram bem planejadas e executadas.
Superar os desafios da entrega no Last Mile não é fácil. Empresas que ignoram esses fatores correm o risco de perder seus clientes para concorrentes mais ágeis. Assim, é importante que elas busquem a máxima eficiência para atender às crescentes expectativas dos clientes.
Duas ações são comprovadamente eficientes: a busca por parceiros locais, mais flexíveis e acostumados com essa realidade e o investimento em tecnologia, como previsão de rotas e tracking que ajudam muito na visibilidade da mercadoria.
O tracking também auxilia no planejamento preventivo, como previsão de chegada, possíveis atrasos e acompanhamento do bem-estar do motorista.
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