Inteligência Artificial: O braço direito da logística

O crescimento da inteligência artificial (IA) tem sido uma das tendências mais notáveis e transformadoras nos últimos anos. Cada vez mais observamos um rápido desenvolvimento e adoção de tecnologias baseadas em IA em diversos setores, impactando significativamente a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos.

O termo “inteligência artificial” foi cunhado pela primeira vez em uma conferência realizada em 1956 na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, e é considerado um marco inicial no campo. Entretanto, após um longo processo de desenvolvimento, especialmente a partir do ano de 2022, diversas ferramentas que se utilizam de IA de ponta foram disponibilizadas para uso de pessoas e instituições. Tanto de texto, como o famoso ChatGPT, quanto de criação de imagens, vídeos, edições, correções, etc.

Na medida em que as empresas buscam aprimorar suas operações, otimizar custos e atender às crescentes expectativas dos clientes, a Inteligência Artificial surge como uma importante e poderosa ferramenta. No setor logístico não é diferente. A IA e a logística têm uma relação cada vez mais estreita e imprescindível que está redefinindo a forma como as empresas planejam, executam e gerenciam suas operações. A logística, que envolve o gerenciamento de fluxos de produtos, informações e recursos em toda a cadeia de suprimentos, é uma área complexa que se beneficia enormemente das capacidades da digitalização e automatização.

Um dos principais pontos de benefício do uso da Inteligência Artificial está na gestão de operações logísticas que permite identificar vícios e problemas que, quando corrigidos, diminuem a frequência de reparos necessários. Isso resulta na redução dos custos com oficinas e manutenção. Levando em conta que os gastos com manutenção podem chegar até 20% dos custos de uma frota, qualquer redução facilitada pela plataforma traz um impacto gigantesco nos negócios.

COMO A CARGON UTILIZA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A plataforma desenvolvida pela CargOn utiliza a IA de maneira aguçada, possibilitando o monitoramento do transporte da carga por meio de um app de celular. A gestão do processo de carga e descarga calcula o tempo necessário para essas operações, reduzindo o tempo ocioso da frota. Além disso, toda a documentação relacionada ao processo de transporte e logística, incluindo os documentos dos condutores, também passa por checagem e monitoramento através dessa ferramenta. O processo se torna simples e muito mais ágil.

 O Dashboard, por exemplo, se trata de um painel de informações com métricas e indicadores de toda a operação logística. Ele é constantemente atualizado e fornece informações completas do carregamento à descarga, do transporte da carga ao financeiro e comercial. Em resumo, tudo o que acontece na operação é acompanhado e organizado em tempo real, fornecendo dados preciosos que possibilitam uma tomada de decisões assertiva e eficaz. Assim, é possível acelerar, otimizar e baratear os processos.

Você sabia que a plataforma da CargOn está com descontos gigantescos no mês de novembro? Aproveite esta oferta agora mesmo clicando AQUI.

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Custos logísticos: quais são os maiores e como reduzi-los

    Sabemos que aproveitar de forma eficaz os recursos financeiros da empresa é algo essencial para garantir um desempenho sustentável. Nesse sentido, os custos logísticos têm um papel central no controle financeiro do negócio. Isso porque, além de tomar medidas que tornem a logística menos onerosa, a gestão dos custos logísticos também permite otimizar a operação, o que pode gerar mais receitas.

    Dia da logística: origem e importância

    O Dia da Logística é comemorado em 06 de junho, tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Essa data visa reconhecer a importância do setor logístico no país, que hoje representa 13% do PIB nacional. Como se trata de uma área que engloba diversos ramos desde a indústria até o transporte, muitos profissionais são lembrados na data.