Digitalização logística reduz burocracia em documentos e transporte de cargas

Digitalização logística reduz burocracia em documentos e transporte de cargas - CargOn

Quando falamos em digitalização logística, falamos sobre adotar a tecnologia para tornar mais eficiente e produtivo os processos de armazenagem, venda e movimentação de cargas.

De acordo com estudos, a digitalização logística é capaz de reduzir em 47% os custos em transporte até 2030. E esse é só um dos benefícios que essa estratégia pode oferecer ao seu negócio.

Ao longo desse artigo, você vai entender melhor como adotar a digitalização logística na prática, como a pandemia acelerou esse processo, a importância de adotá-lo em sua empresa e todas as vantagens que ele oferece.

Boa leitura!

Como a digitalização logística acontece na prática?

Gestão de estoque, negociação com fornecedores, recebimento de novos pedidos, planejamento e monitoramento de rotas são algumas das atividades do setor logístico que a digitalização pode otimizar e tornar mais prático por meio de softwares e sensores.

Vamos inserir a digitalização logística na parte de gestão de entregas. Aqui, essa estratégia permite que você acompanhe em tempo real as entregas e digitalize documentos como o canhoto da nota fiscal (NF-e) e o conhecimento da digitalização (CT-e).

Com isso, gestores de logística, áreas de vendas e atendimento ao cliente conseguem acompanhar as entregas e identificar possíveis problemas, afinal, os dados coletados das entregas se mantêm em uma só plataforma, centralizando as informações em um único lugar. Aqui na CargOn, chamamos essa solução de Paperless.

Visualizando juntos as informações de entrega, é possível que todo o time de sua empresa pense em soluções que melhorem os processos, entre em contato com motoristas em casos de mudança de planos e, como consequência, façam o cliente final ter uma ótima experiência de compra.

Então, na prática, a digitalização logística deixa todo o time na mesma página quanto a uma entrega através da centralização de informações, permitindo que imprevistos sejam identificados e solucionados o mais rápido possível, enviando alertas para motoristas e também ao cliente que está esperando sua carga.

Digitalização logística foi acelerada pela pandemia

Podemos dizer que um dos raros reflexos positivos da pandemia foi a aceleração da digitalização logística. Como nesse período as vendas digitais aumentaram por conta do distanciamento, consequentemente a logística precisou passar por mudanças que tornaram seu processo mais ágil.

Diante do cenário de mudança das compras em lojas físicas para os e-commerces, empresas de vários ramos e portes precisaram se adaptar à nova realidade de altas demandas e exigência de que os pedidos chegassem rápido e sem falhas no processo.

É então que processos digitais na logística passam a ser incorporados a todo vapor, para que essas demandas fossem atendidas com excelência.

5 vantagens da digitalização logística

1) Tempo e dinheiro são economizados

O uso de aplicativos, smartphones e outras plataformas tecnológicas ajudam na premissa de fazer mais com menos dentro de seu negócio, logo, vem a economia de tempo e dinheiro dentro dos processos logísticos.

Na prática, essa vantagem pode ser aplicada com compras feitas de forma mais inteligente, sem pedidos sendo feitos com mercadoria ausente no estoque, por exemplo.

2) Processos são melhorados

A digitalização logística traz ganhos principalmente na entrada e automatização de notas fiscais no sistema, emissão de documentos como a declaração única de exportação, verificação de cadastro de fornecedores e muito mais!

Além disso, a digitalização possibilita que gargalos nos processos sejam identificados com mais facilidade, pois eles podem ser monitorados por mais pessoas que estarão de olho nas entregas.

3) Erros humanos são diminuídos

As atividades feitas por colaboradores têm mais chances de cometer erros em algum momento do processo. Esses erros podem ser pequenos, como uma falha na digitação, ou maiores, como o não preenchimento de alguma informação que faz a movimentação da carga ocorrer.

4) Documentos ficam centralizados em uma plataforma

Como falamos anteriormente, Paperless é o nome que damos à digitalização de documentos logísticos. Essa prática garante que todos os documentos fiquem centralizados em um só sistema, disponíveis prontamente quando necessário a checagem deles.

Perda de documentos ou extravios deixam de ser uma dor de cabeça ao adotar esse serviço em sua empresa, além dessa prática ser sustentável, pois reduz o uso e acúmulo de papéis em organizações.

5) Melhoria na tomada de decisões

Com a digitalização logística, é possível tratar informações com mais praticidade, tornando a tomada de decisões mais eficiente e estratégica, pois você terá informações valiosas que ajudarão a repensar atitudes que melhorem os processos.

6) Destaque no mercado

A digitalização logística envolve muitos processos internos, mas a melhora desses processos refletem diretamente externamente, ou seja, na satisfação do cliente final.

Uma operação interna mais moderna, com processos mais ágeis, enxutos e com menos chances de erro, trará benefícios que impactarão diretamente na reputação de mercado do seu negócio.

Como você pode ver ao longo desse artigo, se manter atualizado diante das oportunidades que a tecnologia pode oferecer à sua logística é essencial para se manter competitivo no mercado.

Para garantir um presente e futuro promissor ao seu negócio, abrace a digitalização logística em seus processos.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, entre em contato conosco e vamos conversar sobre nossas soluções, como o Paperless, e as melhores formas de o implementar em seu negócio!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…