Como reduzir custos na logística?

Toda operação logística possui diversas etapas que estão sujeitas a um emaranhado de situações e variáveis. Desde o carregamento da carga no veículo até a entrega final, seja nas mãos do consumidor ou do lojista, muitos passos precisam ser executados numa sequência que pode levar vários dias.

Suponhamos que há uma relação de compra e venda de algum produto. Além de lidar com fatores externos variáveis como condição de estradas, clima e temperatura, também há o fator humano. Geralmente, o consumidor final espera ansiosamente a notificação de que seu produto está sendo entregue e não quer, de modo algum, ouvir falar sobre atrasos e imperfeições. Enormes expectativas são facilmente criadas e podem resultar em grandes problemas se não bem administradas.

Esses são alguns dos inevitáveis cenários enfrentados diariamente por muitas empresas. Levando em conta que quem vende precisa encontrar formas de baratear todo esse processo sem que ele deixe de ser funcional, fica a pergunta: como reduzir os custos de uma operação logística?

Reduzir custos pode ser um grande desafio dentro de um processo logístico. Na maioria das vezes as empresas se veem de mãos atadas já que os processos estão todos nas mãos de terceiros e não há um controle minimamente significativo sobre as etapas, muito menos um entendimento sobre os aspectos que podem ser melhorados. Para isso, separamos alguns pontos que certamente irão melhorar muito o seu processo logístico e que podem alavancar seu negócio.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS

Hoje tudo aponta para a necessidade de automatizar processos seja em qual segmento for. Quando se trata de logística, isso é ainda mais verdadeiro. Sistemas altamente automatizados e um bom uso da Inteligência Artificial podem otimizar grandemente diversos procedimentos e gerar uma grande economia de recursos. O fator humano sempre será indispensável e de enorme importância em todas as áreas da sociedade. Se aliado, porém, ao grande avanço tecnológico existente hoje, resulta numa junção de forças muito poderosa.

A CargOn oferece uma gama de soluções 100% ESG e altamente automatizadas. Sendo o primeiro operador logístico digital do mundo, trabalhamos com gestão e monitoramento de cargas, gestão de transporte, emissão de CTe e documentos, dados em tempo real, análise de indicadores logísticos e monitoramento de emissões de carbono.

Uma de nossas soluções de grande relevância é o Dashboards Logísticos. Com ele, você sabe, em tempo real, quais as cargas que estão em trânsito e as que, por algum motivo, estão em atraso. Os dashboards trazem esses números de maneira clara, com isso, é possível tratar ocorrências logo no momento da notificação. Oportunizamos, então, visualizar os custos por atraso, motoristas parados ou descarregamento que demorou mais que o previsto. O resultado é redução de custos da sua empresa e aprimoramento de toda sua operação logística.

MONITORAMENTO DE CARGAS

A tecnologia nos proporciona hoje um fácil e rápido monitoramento de veículos e transportes. Abrir mão dessa possibilidade nada mais é do que retroceder. A partir do monitoramento de cargas, é possível que o setor logístico determine e controle quais rotas devem ser seguidas, assegurando que o motorista não passe por muitos pedágios e que dirija pelo menor percurso. A adoção dessas medidas proporciona a redução de diversos custos relacionados aos gastos com combustível e praças de pedágio, por exemplo.

Entre as várias soluções oferecidas pela CargOn está o Tracking. Com ele, você tem o monitoramento de cargas, motoristas e transportadoras, obtendo informações em tempo real. O serviço aponta indicadores de velocidade, trajeto e horários, com informações enviadas através do smartphone do motorista, integrada a nossa plataforma com a torre de controle logístico. Nossa tecnologia de ponta oportuniza uma gestão eficiente de recursos e total clareza dos pontos fortes e fracos de todo processo.

GESTÃO DE TRANSPORTE

O transporte das cargas é uma das partes principais de todo o processo logístico e fazer uma gestão completa disso é fundamental. Hoje, muitas empresas terceirizam o transporte de suas cargas mas sem o mínimo controle do que está sendo feito e se o serviço contratado está sendo adequado ou não. Torna-se, então, muito difícil qualquer tomada de decisão para tornar esse procedimento mais assertivo.

Para preencher essa lacuna, a CargOn oferece o Smart Fleet. Com ele você tem a gestão completa do transporte, acompanhando todos os indicadores de tempo e velocidade. Essas importantes informações trarão mais agilidade no gerenciamento, bem como uma visão completa de qual a transportadora mais adequada para o processo, tanto pelo tamanho da carga e rapidez na entrega, quanto pela qualidade do motorista. Esses recursos oportunizam uma melhora significativa nas etapas mais importantes do transporte, ocasionando uma otimização e redução de custos.

Você pode acessar essas e todas as demais soluções 100% ESG da CargOn através do nosso site e fazer uma demonstração gratuita 😉

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…