COMO ORGANIZAR A GESTÃO DE FROTAS NA LOGÍSTICA?

Realizar uma gestão de frotas eficaz pode ser um grande desafio. Entretanto, se feita de maneira assertiva, ela desempenha um papel fundamental na otimização dos processos logísticos, proporcionando benefícios significativos às empresas que dependem do transporte de mercadorias.

Neste artigo, vamos explicar melhor esse conceito e entender sua relevância.

O QUE É A GESTÃO DE FROTAS?

A gestão de frotas é uma área que administra os veículos, frotas e gastos de transporte de uma empresa.

Essa gestão abrange uma série de atividades e responsabilidades que visam otimizar o desempenho, a eficiência e a segurança dos veículos e das pessoas diretamente envolvidas, bem como controlar os custos de todas as etapas.

O responsável por toda essa operação, geralmente o gestor de frotas, precisa estar por dentro de tudo o que acontece com seus veículos, motoristas e cargas, com o maior número de informações e dados possíveis para melhor gerenciamento.

Sua principal missão é garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

PRINCIPAIS DESAFIOS NA GESTÃO DE FROTAS

Sem dúvidas, todo esse gerenciamento é de grande complexidade, principalmente quando muitos processos são realizados de forma manual e não centralizada.

Quando isso ocorre, a organização se torna complicada e lenta, gerando uma série de dificuldades e pontos nebulosos de difícil compreensão.

Outro desafio na gestão de frotas, é a falta de monitoramento dos veículos e cargas. O gestor precisa ter em mãos o maior número possível de dados de cada viagem para entender os gargalos de cada operação e assim tomar decisões assertivas. 

Quando não há rastreamento de veículos, é dificultada a identificação das possibilidades de melhoria e otimização de todo processo.

Os custos operacionais também são uma questão importante. Isso inclui uma variedade de elementos, desde despesas relacionadas à manutenção preventiva dos veículos até os gastos com combustível e peças de reposição. 

Além disso, fatores como seguros, depreciação dos veículos e custos administrativos contribuem para a composição dos custos operacionais totais.

COMO ORGANIZAR A GESTÃO DE FROTAS?

A partir das questões elencadas acima, surge a grande incógnita de como fazer uma gestão de frotas organizada e assertiva.

O primeiro fator a ser considerado é a implementação de tecnologias de rastreamento e monitoramento de veículos. Isso dará um panorama fundamental sobre os veículos, localização, condições, etc.

Consequentemente, haverá uma tomada de decisão mais ágil e eficaz, beneficiando a organização.

Tecnologias de roteirização, especificamente, também auxiliam grandemente na gestão de frotas.

Por meio desse recurso é possível otimizar as rotas de fretes, reduzir distâncias e minimizar o tempo ocioso de veículos. Assim, trazendo um impacto direto e significativo em toda a operação.

Outro fator importante para uma boa gestão de frotas é a análise constante dos dados de transporte disponíveis para avaliar como está sendo o desempenho.

Ter relatórios regulares das pessoas envolvidas sobre possíveis melhorias pode desencadear em boas soluções. Além disso, o estabelecimento de canais de comunicação para feedback de motoristas e equipes de operação agrega muito para uma tomada efetiva de decisões.

Em resumo, a gestão de frotas na logística desempenha um papel estratégico na eficiência operacional das empresas.

A implementação de tecnologias modernas não apenas simplifica os processos, mas também fornece dados valiosos para aprimorar a tomada de decisões.

Ao abraçar inovações nesse campo, as empresas podem não apenas melhorar sua eficiência, mas também se posicionar de forma competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Você sabia que a CargOn oferece uma plataforma que integra e automatiza seu processo logístico de ponto a ponta com apenas uma solução completa e sustentável?

Digitalize seus processos, ganhe eficiência e foque no que realmente importa. Clique aqui e conheça nossas soluções.

Denny MewsCEO& Founder CargOn

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Custos logísticos: quais são os maiores e como reduzi-los

    Sabemos que aproveitar de forma eficaz os recursos financeiros da empresa é algo essencial para garantir um desempenho sustentável. Nesse sentido, os custos logísticos têm um papel central no controle financeiro do negócio. Isso porque, além de tomar medidas que tornem a logística menos onerosa, a gestão dos custos logísticos também permite otimizar a operação, o que pode gerar mais receitas.

    Dia da logística: origem e importância

    O Dia da Logística é comemorado em 06 de junho, tanto no Brasil quanto em diversos outros países. Essa data visa reconhecer a importância do setor logístico no país, que hoje representa 13% do PIB nacional. Como se trata de uma área que engloba diversos ramos desde a indústria até o transporte, muitos profissionais são lembrados na data.