Avarias de carga: quais os principais tipos e como evitar?

Avarias de carga: quais os principais tipos e como evitar? - CargOn

Infelizmente avarias de carga são comuns ao transportar itens. O grande problema é que esses danos trazem uma grande dor de cabeça, pois resultam em prejuízos financeiros e até mesmo perda de credibilidade das empresas com os clientes.

Entretanto, existem algumas estratégias que ajudam a diminuir ou eliminar as avarias de carga, garantido a segurança dos produtos. Confira aqui quais são os principais tipos de danos e quais as soluções para os prevenir!

Principais tipos de avarias de carga

A movimentação de uma carga começa no estoque da empresa, seguindo para a transportadora que a carregará. Em casos de cargas importadas, elas seguem além, indo para o porto de embarque, fiscalização aduaneira, modal, porto de desembarque, aduana local e transportadora nacional.

A viagem é longa e as chances de avarias de carga são grandes se ela não estiver bem protegida. Os danos mais comuns que podem acontecer no caminho são:

Carga quebrada

A pior coisa que pode acontecer sem dúvidas é a carga quebrar. Quedas, choques e impactos na movimentação de itens podem ocasionar esse acidente.

Carga arranhada

As embalagens erradas geralmente são a causa de arranhões na carga, principalmente se ela fica solta dentro da caixa que está a levando.

Carga desgastada

O desgaste geralmente ocorre quando as peças raspam uma na outra dentro de embalagens muito soltas, ou seja, mais um erro decorrente da embalagem incorreta.

Carga marcada

Esse problema pode ser ocasionado por erros no empilhamento da carga e também pela escolha de materiais errados para a embalagem, que podem marcar e até manchar produtos.

Carga com alterações

Muita luz, excesso de sujeira e até mesmo fumaça dos combustíveis podem alterar as cargas em suas cores e manchá-las. Mas novamente, isso só ocorrerá se sua carga não estiver bem embalada e lacrada.

Carga inchada

Esse é um erro comum em casos de umidade e temperatura de onde a carga está localizada. Atente-se às condições climáticas que podem prejudicar os produtos.

Como evitar avarias de carga

1) Treine seu time de recebimento e entrega

Os responsáveis pelo recebimento e entrega dos produtos têm um papel fundamental na prevenção de avarias de carga, então é essencial os treinar com foco nisso.

Algumas informações valiosas para repassar no treinamento são:

  • Não pisar ou sentar nas embalagens;
  • Não arrastar as embalagens;
  • Não usar as fitas plásticas para carregar a carga;
  • Ficar atento às recomendações da embalagem quanto ao número máximo de volumes que podem ser empilhados;
  • Não deixar as cargas expostas a chuvas ou sol forte;
  • Não jogar as cargas dentro do veículo;
  • Antes de colocar as cargas no veículo, verificar as condições internas do caminhão e buscar por pontos que possam causar avarias de carga, como pregos ou parafusos;
  • Ao colocar a carga no veículo, a amarrar bem para que ela não se movimente lá dentro;
  • Em casos de embalagens pesadas, carregar em duas ou mais pessoas;
  • Ao traçar a rota, considerar as condições das estradas e a distância;
  • Sempre que tiver dúvidas de manuseio, consultar o fabricante.

2) Use embalagens que garantam a segurança da carga

Se preocupar com a embalagem dos produtos é fundamental para evitar avarias de carga. Faça escolhas estratégicas e que vão garantir a segurança dos itens em casos de movimentações bruscas.

Considere algumas características dos produtos antes de escolher a embalagem ideal, como:

  • Cargas pontiagudas podem perfurar as embalagens;
  • Itens frágeis merecem o dobro de proteção;
  • Espaços vazios nas embalagens devem ser preenchidos para evitar a movimentação da carga;
  • Fitas plásticas ajudam na proteção de umidade e odores;
  • Materiais de amortecimento ajudam a prevenir avarias causas em manuseios.

3) Adote equipamentos que reduzem riscos de avarias de carga

Alguns equipamentos ajudam na prevenção de avarias de carga, como no caso de empilhadeiras para carga e descarga, que evitam que os materiais sejam arrastados.

Outro equipamento que pode ajudar nessa função são os pallets de madeira, que otimizam o manuseio das cargas. Os indicadores de impacto são outra ótima opção, pois são capazes de mensurar se alguma parte da carga passou por um choque ou colisão.

4) Faça o monitoramento de suas operações

A escolha de um trecho com estradas em péssimas condições pode agravar o risco de avarias de carga, mas isso pode ser driblado se você fizer o monitoramento de suas operações.

Além do mais, acompanhar toda a sua operação também traz outros diversos benefícios, como redução do lead time e indicadores de desempenho, vantagens que você pode obter com esse serviço da CargOn!

5) Mantenha uma boa gestão de estoque

Engana-se quem pensa que as avarias de carga acontecem somente após que o produto sai do estoque. Esses erros podem acontecer dentro do próprio armazém caso não haja uma boa gestão.

Por isso a importância de manter uma boa gestão de estoque, que verifique toda a organização interna do armazém, garantindo a segurança dos produtos.

6) Foque na organização do caminhão

A organização do caminhão que enviará as cargas deve ser sempre supervisionada. É preciso, por exemplo, que os itens estejam bem amarrados e que não existam dentro do veículo elementos que possam danificar as embalagens.

A ordem da organização do caminhão é sempre manter os produtos mais pesados embaixo e que todas as cargas fiquem juntas, a fim de evitar espaços que as movimentam de um lado para o outro durante o trajeto.

7) Trabalhe com parceiros confiáveis

Por fim, mas não menos importante, busque por parceiros que você possa confiar para enviar suas cargas.

Com o aplicativo da CargOn, por exemplo, é possível buscar por transportadoras e motoristas mais bem avaliados por outros usuários. Experimente!

Agora você já está por dentro de como evitar avarias de carga e sabe que pode contar com os serviços da CargOn para fazer alguns desses pontos acontecerem em sua empresa.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    O que é automação logística e por que ela é tão importante?

    A automação logística refere-se à aplicação de tecnologias e sistemas automatizados para gerenciar e otimizar processos logísticos, desde a gestão de armazéns até o transporte e entrega de mercadorias.

    O objetivo principal é substituir ou reduzir a intervenção humana em atividades repetitivas, complexas ou propensas a erros, trazendo mais eficiência, precisão e agilidade à cadeia de suprimentos.

    Nos últimos anos, a automação tem transformado profundamente o setor logístico. Empresas que investem em soluções tecnológicas modernas conseguem não apenas melhorar sua produtividade, mas também reduzir significativamente custos operacionais e minimizar a ocorrência de erros, garantindo mais competitividade no mercado.

    Seleção estratégica dos principais indicadores logísticos

    A eficiência da logística é um fator decisivo para o desempenho competitivo das empresas, sendo responsável por assegurar que produtos e serviços cheguem aos clientes de forma ágil e dentro dos prazos acordados. Para que isso aconteça, o monitoramento de indicadores logísticos é essencial, pois permitem avaliar a performance das operações e identificar pontos de melhoria. No entanto, com uma variedade de métricas disponíveis, a seleção estratégica dos indicadores corretos é fundamental para direcionar ações que realmente impactem os resultados da organização.

    Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de indicadores logísticos, fornecer exemplos específicos e discutir como ferramentas tecnológicas podem otimizar o processo de coleta e análise dessas métricas.

    Mas como, exatamente, os gestores podem avaliar esse indicador tão essencial? Neste artigo, vamos explorar a importância do nível de serviço na logística e fornecer passos práticos para conduzir uma avaliação precisa e eficaz.