A logística de entrega dos produtos é uma das maiores preocupações dos empresários de lojas online atualmente. Infelizmente, problemas com as entregas das mercadorias acabam sendo mais comuns do que deveriam — desvio, falta de rastreio, atraso ou até mesmo nunca chegar ao destino final.
O maior dos problemas é a insatisfação do cliente — que pode acarretar na não fidelização do mesmo, além de passar adiante palavras negativas que abalem a reputação do negócio. A experiência negativa de uma única pessoa pode custar caro para uma marca. Por isso, é importante pensar e repensar os modelos e as logísticas de entrega dos produtos adquiridos no seu e-commerce.
E por falar em novas opções de entrega além do frete comum, você conhece o Locker? Fique com a gente até o final deste artigo que vamos te explicar tudo sobre esse modelo de entrega de mercadoria.
Locker: o que é e quais as suas vantagens?
O locker, que também é conhecido como “armário” ou “escaninho”, é mesmo um espaço que as empresas definem para que as mercadorias sejam depositadas e seus clientes possam retirá-las. Eles não precisam esperar que a encomenda chegue a sua casa, assim como o e-commerce não precisa estabelecer uma rota específica para a entrega de cada produto no endereço em questão.
Com esse sistema o cliente terá uma grande comodidade, visto que o locker fica disponível 24 horas por dia e a retirada do produto depende apenas do código de barras gerado no momento da compra — também é no momento da compra que o cliente define o local de retirada. Essa comodidade é, sem dúvidas, o principal benefício do sistema.
Outro benefício que merece destaque são os custos mais baixos com a transportadora que, ao invés de entregar a mercadoria em diversos endereços, terá apenas um — ou pouco mais que isso — para deixar as encomendas.
Existe alguma desvantagem?
Por mais que no geral o Locker seja uma excelente opção logística, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da implementação. Tais como os custos e as licenças de implementação dos lockers e a sua manutenção.
É preciso também considerar que, caso a demanda aumente de forma significativa, pode haver o problema da falta de espaço para deixar a mercadoria, até que o cliente faça a retirada.
Um novo mercado através dos lockers
Podemos afirmar que, com a junção de e-commerce e lojas físicas, além do aumento da presença da tecnologia nas ações cotidianas, o comércio precisa se adaptar às novas demandas desenvolvidas pelo consumidor 4.0 — e é o que ele vem fazendo.
Lockers são exemplos concretos de modelos que inovam as dimensões estruturais, e tornam a experiência do usuário determinante para o ciclo produtivo dos e-commerces.
Uso de lockers aumentou consideravelmente durante pandemia
Desde que se tornou necessária a aplicação das medidas de isolamento social, o e-commerce deu um salto de crescimento. Isso fez com que serviços de entrega e infraestrutura logística precisassem se adaptar rapidamente.
Com o aumento exponencial no volume de envios, começaram a surgir atrasos, além da constante preocupação das pessoas com o contágio durante a entrega. Todos esses fatores contribuíram para que os terminais inteligentes de autoatendimento caíssem nas graças do consumidor.
E aí, você já conhecia o modelo de Lockers? Entendeu como funciona? Para continuar por dentro do mercado logístico, continue acompanhando o blog da CargOn.
Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!
-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.
-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.
-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!