Tão importante quanto gerenciar os custos que envolvem a operação logística é medir e operar sobre o nível de serviço logístico empregado aos processos e entregue ao consumidor final, com o objetivo de atingir a plena satisfação do cliente em relação às suas expectativas.
E essa é uma das grandes dificuldades do setor de transportes e logística — encontrar a melhor forma de analisar e ter uma visão ampla do rendimento dos transportadores.
É bem claro que para um transportador ser considerado bom ele deve garantir a entrega até o cliente-destinatário final, dentro do prazo e com as informações sobre o status das mercadorias sendo reportadas diariamente. Por isso, é fundamental estar atento ao nível de serviço dos transportadores.
O que é Nível de Serviço Logístico?
O nível de serviço logístico está essencialmente relacionado aos conceitos de qualidade. Logo, é possível defini-lo como “a qualidade com que o fluxo de bens ou serviço é gerido”, começando, na maioria das vezes, na recepção do pedido e encerrando na entrega do produto.
Ou seja, de forma direta e reta: o nível de serviço logístico nada mais é que a qualidade e desempenho oferecido pelos seus fornecedores.
Como avaliar o nível de serviço logístico de um transportador?
Para começar a aplicar o conceito de nível de serviço logístico, é preciso definir os indicadores de desempenho do transportador. Ou seja, deve-se estabelecer os parâmetros com que a qualidade do trabalho será avaliada.
Confira alguns dos indicadores que podem ser usados:
- tempo total de processamento do pedido (OTP);
- percentual de entregas efetuadas sem discrepâncias entre o valor efetuado e o final;
- percentual de entregas no prazo combinado (OTD);
- percentual de entregas no prazo e com as especificações combinadas (OTIF);
- aproveitamento da capacidade de carga útil do caminhão.
Dependendo da área de atuação, outros indicadores podem ser utilizados.
Desta maneira é possível acompanhar se os seus parceiros estão com alguma dificuldade nas entregas, possibilitando a criação de um plano de ação sem interferir no cumprimento das mesmas.
Considerando a grande quantidade de variáveis logísticas, é essencial fazer uso de instrumentos de controle para gerenciar os processos, e esses são apenas alguns deles. Vale reforçar que um fator determinante para atingir o nível de serviço desejado está relacionado à primordialidade de a empresa conhecer muito bem o seu cliente para que suas necessidades possam, de fato, ser alcançadas.
Da mesma forma, deve-se reforçar que tais exigências somente serão efetivamente atendidas ao término do pós-venda. Portanto, é fundamental que exista um elevado grau de integração entre os parceiros de negócios, ou seja, uma ação conjunta e coordenada entre fornecedores, empresa e transportadores — o que configura o processo de atendimento da demanda e prestação de serviço ao cliente, desde a aquisição de insumos até a entrega do produto final — visando atingir o nível de serviço desejado.
Em busca da melhoria contínua na logística…
A CargOn torna a procura por uma logística de alta qualidade ainda mais prática. Primeiro, porque ao conectar o embarcador diretamente ao transportador através de um app automatizado, ela acelera o tempo de processamento do pedido.
Segundo, porque essa plataforma te fornece o monitoramento completo da sua carga através de indicadores precisos, como por exemplo, por meio de nossa ferramenta chamada Log BI, que coleta todas as informações de cargas e viagens e foi desenvolvida para oferecer um gerenciamento exato sobre as variáveis relativas ao processo de transporte. Com a análise feita pelo Log BI é possível:
- identificar como está a operação;
- acompanhar o cumprimento dos horários dos transportadores;
- acompanhar os tempos médios de carregamento e descarregamento;
- escolher os melhores motoristas e transportadores para a sua carga;
- saber com certa antecedência informações sobre possíveis atrasos;
- reconhecer padrões dentro das operações que podem ser melhorados.
Então, conseguiu entender o que é e para que serve o Nível de Serviço? Conta para a gente: de que forma você consegue atender as expectativas de seus clientes?
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