Como definir uma rota logística eficiente e maximizar os lucros da sua empresa

Ilustração como definir uma rota logística eficiente

Se você busca aumentar a eficiência da sua empresa e os resultados alcançados por ela, uma das formas de alcançar esse objetivo é através de uma rota logística eficiente e otimizada.

Se a sua rota logística for eficiente, os desperdícios serão reduzidos e os lucros maximizados. Para isso, é necessário garantir que todas as etapas do processo logístico estejam alinhadas corretamente — de forma econômica e sem comprometer a qualidade.

A área da logística gira em torno do termo otimização, que reduz os desperdícios e possibilita a maximização dos lucros. Sendo assim, é sempre muito importante garantir que todas as etapas estejam alinhadas corretamente e que isso se dê da maneira mais econômica possível, sem comprometer o nível da qualidade.

Uma das formas de aumentar a eficiência da empresa é através do planejamento de rotas — um sistema que propicia um índice elevado de otimização.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como a sua empresa pode elaborar e alcançar um planejamento de rotas mais eficiente e os benefícios que isso trará. Ficou interessado?

Vem com a gente!

Rota de entrega

Aprenda a elaborar rotas de entrega eficientes

A seguir, confira algumas dicas para elaborar uma rota logística eficiente para a sua empresa:

1- Tenha um ponto de apoio estratégico

A escolha de um local estratégico — como um ponto de distribuição — é primordial para a sua empresa oferecer uma logística de entregas eficiente, pois é a partir desse momento que se inicia o planejamento de rotas.

A má localização de um ponto de distribuição pode causar o aumento dos custos, enquanto uma escolha bem pensada pode otimizar todo o processo e aumentar os resultados da sua empresa.

Encontrar um galpão ou CD com um posicionamento estratégico é fundamental para todo o processo — busque um lugar que facilite o acesso à área de entrega.

2- Utilize a tecnologia como aliada

Determinar rotas utilizando mapas físicos pode consumir muito tempo — e, se tempo é dinheiro, essa não é uma boa estratégia.

Hoje em dia, há muitos softwares de gestão disponíveis no mercado — eles ajudam em todo o processo logístico, auxiliando desde o momento da definição de rota até o acompanhamento de temperatura, tracking de entrega, otimização de processos burocráticos etc. Na CargOn você encontra soluções que podem te ajudar nesta etapa, confira cada uma clicando aqui.

Com o apoio de ferramentas tecnológicas no processo logístico, você conseguirá:

  • Minimizar os custos operacionais: uma equipe menor será suficiente para o planejamento das entregas;
  • Maximizar a sua eficiência: diminuindo o tempo das entregas, a tendência é que o faturamento seja maior;
  • Otimizar a operação de roteirização e entrega, tornando-a mais ágil;
  • Maximizar a produtividade da equipe: a necessidade da contratação de mão de obra será menor, junto com a queda da necessidade do uso de horas extras de motoristas e entregadores.
3- Considere e teste novos caminhos

Em muitas ocasiões haverá mais de uma opção de rota para chegar ao mesmo destino. Vem daí a necessidade de testar qual rota será a mais efetiva e econômica para a empresa.

Na hora de definir a melhor opção, alguns pontos devem ser levados em consideração. São eles:

  • o caminho mais rápido;
  • a existência ou não de pedágios;
  • desvios na estrada;
  • trânsito;
  • caminhos que acarretam um menor consumo de combustível.

Definindo a melhor rota, haverá uma economia considerável de tempo e de gastos com combustíveis e reparos dos veículos.

4 – Escolha o tipo de veículo adequado

O primeiro ponto de importância sobre os veículos escolhidos é a necessidade de constantes vistorias e realização de manutenção preventiva. Essa conduta evitará acidentes, atrasos e grandes prejuízos.

A escolha por um veículo com capacidade grande, capaz de servir a todos os destinos, também é ideal na hora de fazer um bom planejamento de rotas. Dessa forma, um destino com maior disponibilidade de volume é uma ótima escolha para diminuir as distâncias a serem percorridas e o prazo total para o cumprimento das entregas.

Para quem busca investir em comprar ou trocar de carro com segurança e economia, o consórcio de auto é uma alternativa eficaz aliada ao controle financeiro. 

5- Contrate serviços que te auxiliem

Nossa última dica é contar com um parceiro que ofereça serviços que possam te auxiliar na hora de realizar o transporte de produtos. Principalmente se ele for alguém com expertise no assunto e referência no mercado logístico.

A CargOn, por exemplo, oferece o monitoramento do transporte via GPS, com o acompanhamento em tempo real da carga. Isso permite registrar eventos como a velocidade do caminhão e a parada em locais indevidos.

 Para isso, foram desenvolvidas soluções como o Tracking — criado para oferecer controle e monitoramento completo da viagem, gerando relatórios e indicadores — e o Log Bi — desenvolvida para oferecer um gerenciamento preciso do transporte que coleta todas as informações de cargas e viagens.

Deu para ver como a elaboração de uma rota logística eficiente pode ajudar no crescimento de sua empresa, né?

Agora que você já está craque no assunto e sabe como otimizar o seu processo logístico, comece a colocar todas essas dicas em prática e garanta maior lucratividade para o seu negócio.

Curtiu o nosso post? Aproveite a sua visita em nosso blog e leia outros artigos sobre a área logística.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre os serviços de nosso aplicativo e o monitoramento de operações!

-> O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas.

-> Conheça nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio.

-> Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    Qual a diferença entre logística inbound e outbound?

    O setor logístico possui diversas expressões que caracterizam serviços, operações e áreas específicas. Dois desses termos fundamentais são o inbound e o outbound, que descrevem duas vertentes essenciais da logística…

    4 anos de CargOn: história e plataforma

    A CargOn completou nessa semana 4 anos de existência. Com foco total em inovação e digitalização para otimização do setor logístico, a CargOn segue se destacando no mercado. Hoje, como carro chefe, oferece uma plataforma com uma gama de serviços desde emissão fiscal, monitoramento de veículos em tempo real até a gestão de cargas e cálculo de emissão de gases nocivos…