Digitalização impulsiona setor logístico

Digitalização impulsiona setor logístico - CargOn

Segundo relatório feito pelo Gi Group Holding sobre as tendências da logística mundial, o setor movimentou 8,6 trilhões de dólares no ano de 2021. A projeção para 2024 é que movimente 9,9 trilhões de dólares por todo o planeta, tornando-se uma das principais áreas responsáveis pelo desenvolvimento econômico e tecnológico de diversas regiões.

O relatório mostra o enorme crescimento mundial do setor logístico, sendo ainda mais evidenciado em países como Brasil, China, Alemanha, Itália e Inglaterra. Entre os fatores mais relevantes estão o desenvolvimento de ferramentas digitais e o aumento de compras realizadas de modo online. Pode-se enxergar isso como uma questão de causa e consequência. Entretanto, os dados revelam que o setor não está somente crescendo mas também em constante modificação e profissionalização. Chris Van Ooik, diretor do Gi Group Holding, ressalta as mudanças do ramo:

“Nos últimos anos, o ponto fundamental da logística mundial ficou claro para todos: ela está em constante mudança. O setor está se renovando através de soluções tecnológicas que estão gerando oportunidades profissionais que não são tradicionais. As companhias que lidam com logística requerem cada vez mais sistemas altamente automatizados e colaboradores experts em inteligência artificial.”Chris Ooik

Crescimento exponencial no Brasil

Os dados levantados pela pesquisa colocam o Brasil como o segundo país do mundo com maior valor de vendas através de e-commerce. O crescimento de 2019 a 2021 foi gigantesco e atingiu 65,5%, ficando atrás somente da Itália em todo o globo, que chegou em incríveis 88,6%. Alemanha, Polônia e Reino Unido completam o ranking.

Esses valores são extremamente significativos e revelam uma necessidade cada vez maior de procedimentos muito bem alinhados e assertivos. Com demandas crescentes e complexas, o setor logístico possui cada vez mais um papel fundamental na viabilização de negócios e no aprimoramento de processos, exigindo uma digitalização imediata por parte das empresas. Conforme o próprio relatório conclui: “automatização e digitalização são as principais tendências de inovação que podem ser vistas no setor logístico hoje.”

Nesse sentido, a CargOn caminha na direção das mais apuradas tendências globais de tecnologia e aprimoramento de processos logísticos. Não há mais como fugir da automatização e da digitalização quando se trata de entregas, carregamentos e transportes. Seguir essa tendência é sinônimo de profissionalismo, otimização de resultados e de recursos. Saiba mais sobre nossas soluções tecnológicas de impacto e facilite os processos de sua empresa!

Compartilhe essa postagem

Deixe aqui seu e-mail

Enviaremos novidades e atualizações sobre o mundo logístico

    Mais em nosso blog

    O que é automação logística e por que ela é tão importante?

    A automação logística refere-se à aplicação de tecnologias e sistemas automatizados para gerenciar e otimizar processos logísticos, desde a gestão de armazéns até o transporte e entrega de mercadorias.

    O objetivo principal é substituir ou reduzir a intervenção humana em atividades repetitivas, complexas ou propensas a erros, trazendo mais eficiência, precisão e agilidade à cadeia de suprimentos.

    Nos últimos anos, a automação tem transformado profundamente o setor logístico. Empresas que investem em soluções tecnológicas modernas conseguem não apenas melhorar sua produtividade, mas também reduzir significativamente custos operacionais e minimizar a ocorrência de erros, garantindo mais competitividade no mercado.

    Seleção estratégica dos principais indicadores logísticos

    A eficiência da logística é um fator decisivo para o desempenho competitivo das empresas, sendo responsável por assegurar que produtos e serviços cheguem aos clientes de forma ágil e dentro dos prazos acordados. Para que isso aconteça, o monitoramento de indicadores logísticos é essencial, pois permitem avaliar a performance das operações e identificar pontos de melhoria. No entanto, com uma variedade de métricas disponíveis, a seleção estratégica dos indicadores corretos é fundamental para direcionar ações que realmente impactem os resultados da organização.

    Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de indicadores logísticos, fornecer exemplos específicos e discutir como ferramentas tecnológicas podem otimizar o processo de coleta e análise dessas métricas.

    Mas como, exatamente, os gestores podem avaliar esse indicador tão essencial? Neste artigo, vamos explorar a importância do nível de serviço na logística e fornecer passos práticos para conduzir uma avaliação precisa e eficaz.