11 de janeiro de 2021

Transporte de perecíveis: conheça os principais cuidados para não perder mercadorias!

Transporte de perecíveis

compartilhe

Garantir um bom transporte de perecíveis é essencial para que a sua empresa não tenha prejuízos e consiga entregar os pedidos.

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados que irão assegurar a qualidade das mercadorias, evitando a contaminação ou a deterioração das mesmas.

No Brasil, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, é a responsável pela regulamentação da movimentação de produtos que exigem cuidados especiais, como alimentos e medicações.

Neste post apresentamos como funciona o transporte de perecíveis e quais são os cuidados que a sua empresa precisa ter. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que são produtos perecíveis?

De acordo com o Ministério da Saúde, os produtos perecíveis são aqueles que, por sua natureza ou composição, exigem condições especiais de temperatura para a sua conservação.

Eles podem ser:

  • produtos alimentícios,
  • alimentos “in natura”,
  • produtos semipreparados,
  • produtos preparados.

Essa conservação tem como principal objetivo garantir que os insumos estejam nas devidas condições de consumo, evitando tanto prejuízos para as empresas quanto problemas de saúde para o consumidor final.

A legislação é severa com relação ao assunto e, para cada tipo de produto, existem normas específicas em função das características dos materiais que estão sendo movimentados.

Normas para o transporte de perecíveis

Transporte de perecíveis: conheça os principais cuidados na hora transportar.
Transporte de perecíveis: conheça os principais cuidados

A Anvisa exige que cuidados sejam tomados no transporte de perecíveis, uma vez que a temperatura e a umidade do ar precisam ser controladas, atendendo às exigências legais, bem como às recomendações dos fabricantes e fornecedores do material.

Com relação aos medicamentos, o deslocamento precisa atender à Norma RDC-304, que apresenta as boas práticas de distribuição, armazenagem e movimentação desses produtos.

Já para os alimentos, a regulamentação é feita através da Portaria n.º 326, que prevê que o transporte deve ocorrer por meios adequados que permitam a conservação, limpeza e desinfecção fácil e completa.

Tanto a Norma quanto a Portaria frisam a importância de haver cuidados na movimentação e afirmam que o transporte de perecíveis exige o monitoramento do ambiente de locomoção durante toda a viagem.

Isso garantirá as condições adequadas tanto para os medicamentos quanto para os alimentos.

No caso de alimentos que estão em contato direto com o gelo, para manter a sua temperatura é preciso analisar a qualidade do mesmo, garantindo que é feito de água potável sem nenhuma substância que possa contaminar os insumos.

Em relação aos medicamentos, a Portaria destaca que o monitoramento da temperatura e umidade pode ser suspenso caso o tempo máximo de deslocamento seja de 4 horas, desde que as embalagens sejam térmicas.

Garantir o cumprimento da legislação é uma responsabilidade tanto da produtora quanto das empresas envolvidas no transporte de perecíveis.

A utilização de ferramentas para o monitoramento e comprovação das normas

Transporte de perecíveis: conheça os principais cuidados para não perder mercadorias. O mercado oferece soluções que possibilitam o monitoramento com qualidade e em tempo real dos diversos transportes que são realizados.

Essas soluções fazem:

  • controle efetivo de temperatura e umidade,
  • refrigeração dos produtos de forma correta,
  • comprovação do atendimento às normas estabelecidas.

Assim, todo o processo de fiscalização torna-se muito mais fácil e rápido.

Conte com a CargOn Thermic!

Para trazer mais facilidade para o transporte de perecíveis, criamos a solução CargOn Thermic.

Transporte de perecíveis: conheça os principais cuidados e como o CargOn Thermic pode facilitar os coidados com os produtos.

O nosso software permite o controle de todas as cargas em tempo real, apontando a temperatura atual, a média e até mesmo a faixa de oscilação térmica.

Através de mapas e relatórios que podem ser acessados a qualquer momento, você trará mais praticidade para a movimentação das cargas.

Além disso, nosso software ainda emite alertas quando há disparidades entre a temperatura e a umidade previstas para cada item.

Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • evita a perda de produtos,
  • diminui em até 95% os custos com energia elétrica,
  • reduz a utilização de papéis para controles,
  • comprovação do armazenamento e transporte dos produtos de acordo com as suas especificações.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais!

Assessoria e mentoria

Integrações