12 de março de 2021

Transportadora digital: o que é, como surgiu e quais são as suas vantagens

Transportadora Digital

compartilhe

A 4ª Revolução Industrial e a Logística 4.0

O conceito de Transportadora Digital surgiu como uma resposta às demandas do mercado de diminuição de custos, aumento da eficiência, busca por cadeia de suprimentos mais enxutas e manutenção da qualidade do transporte de cargas.

Diversos fatores têm feito as empresas olharem a logística como uma parte estratégica de seus negócios, principalmente o crescimento do e-commerce, que estreita a relação com o cliente final.

Há teorias que afirmam que o mundo passa hoje por uma transição de época e estaríamos vivendo o início da 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que é quando o desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias vão mudar o mundo e moldar a indústria.

O conceito de transportadora digital está totalmente alinhado ao conceito da Indústria 4.0. A relação dessa indústria com a ideia de Logística 4.0 muitas vezes se confunde, pois ela também se apropria de novas tecnologias e da automação e troca de dados.

Essa mudança de comportamento do setor logístico tem como objetivo tornar os processos mais inteligentes e ágeis. Com a extração e monitoramento dos dados, torna-se possível ter uma visão mais realista e completa do negócio. Dessa forma, é mais fácil propor ações mais assertivas para as falhas identificadas.

Na prática, esse novo modelo logístico digital é capaz de proporcionar diversas inovações, por exemplo:

  • Fabricação e o transporte de peças;
  • Gestão de estoque;
  • Locomoção do produto final.

O que é uma Transportadora Digital, afinal?

Aplicativo CargOn, transportador digital

O objetivo da transportadora digital é reformular e desenvolver processos que buscam manter o nível de qualidade do transporte de cargas, ao passo que tenta reduzir seus custos e buscar por cadeias de suprimentos mais enxutas.

Com a internet e o mercado digital surgiu a necessidade de reestruturação dos processos do setor logístico com o propósito de torná-los mais eficientes.

O crescimento do e-commerce — principalmente durante este período de pandemia — influenciou no surgimento de novas demandas para o setor logístico.

Hoje, há uma maior necessidade de gerar satisfação ao cliente, de ser ágil na entrega e oferecer um atendimento eficiente. Além disso, o cenário atual é muito mais competitivo e os processos são automatizados.

Foi nesse contexto que se desenhou o conceito de transportadora digital.

Conheça os principais conceitos da transportadora digital: Frete 2.0 e frota virtual

Você sabe o que é uma frota virtual? Este é um conceito que organiza e estrutura uma ampla rede de motoristas autônomos pelo país.

Essa ideia de conectar o caminhoneiro com a carga tornando o procedimento mais ágil, também desenvolve outro conceito base para que a transformação digital aconteça na logística, que é o chamado frete virtual ou frete 2.0.

Essas inovações objetivam tornar o processo de entrega de cargas o mais eficiente possível. Sendo assim, ao utilizar um sistema logístico virtual especializado em frotas virtuais, a empresa consegue localizar o motorista mais adequado às necessidades da carga.

Alguns benefícios desse modelo digital são a redução de custos, o aumento da performance e a satisfação de clientes e motoristas autônomos.

Como funciona uma Transportadora Digital?

É importante frisar que o funcionamento de uma transportadora digital e inovadora depende de plataformas digitais.

Um exemplo de plataforma digital que oferece diversos serviços tanto para caminhoneiros quanto para transportadores e embarcadores é a CargOn. A plataforma possui um sistema online para as transportadoras e embarcadores e um aplicativo de celular para os motoristas. E é assim que a mágica acontece.

Entenda como funciona cada serviço oferecido pela CargOn, uma transportadora digital que veio para revolucionar o mundo da logística.

Transportadora Digital
Principais soluções CargOn para o modelo de transportadora digital

Smart Load

O Smart Load agiliza a contratação e fornece uma base de informações sobre os motoristas.

  • Rápido – em questão de minutos a carga está cadastrada;
  • Fácil – diversos motoristas podem se candidatar à carga e negociar diretamente com o embarcador dentro da plataforma;
  • Seguro – disponibiliza o registro dos motoristas com histórico de suas viagens, avaliações e ocorrências.

Tracking

O Tracking oferece controle e monitoramento completo da viagem, gerando:

  • Relatórios precisos, com os tempos de cada etapa;
  • Indicadores de jornada de trabalho;
  • Predição dos tempos e possíveis atrasos;
  • Relatórios de ocorrências e de velocidade do veículo.

Paperless

O Paperless digitaliza os documentos que fazem parte das etapas logísticas, como canhotos e comprovantes. Ele traz:

  • Segurança – evita perdas e extravios de Notas fiscais, CTE, canhotos e comprovantes;
  • Velocidade – documentos digitalizados deixam de impactar negativamente os prazos de coleta e de entrega, evitando atrasos, encurtando prazos e aumentando a produtividade;
  • Controle – documentos concentrados de forma digital facilitam a gerência dos mesmos e a análise dos dados obtidos através deles;
  • Espaço – não há mais necessidade de espaço físico para guardar documentos e materiais.

Logi BI

Logi BI é a ferramenta que coleta todas as informações de cargas e viagens, oferecendo um gerenciamento preciso do transporte. Com sua análise é possível identificar:

  • Como está a operação;
  • Como está o cumprimento dos horários dos transportadores;
  • Os tempos médios de carregamentos e descarregamentos;
  • Os melhores motoristas e transportadoras;
  • Como reagir frente a possíveis atrasos;
  • Padrões dentro das operações que podem ser melhorados.

Thermic

Este serviço serve para monitorar a temperatura e a umidade de produtos que exigem atenção especial no transporte em tempo real. Uma solução para:

  • Evitar perdas de produtos causadas por problemas relacionados ao controle de temperatura ou umidade.
  • Economia de até 95% em energia elétrica, através do controle preciso da temperatura dos produtos, identificando desperdícios que o próprio sistema apresenta para refrigerar de forma correta.
  • Distribuição de remédios, pois está de acordo com as novas exigências da RDC-304.
  • Análise proativa – o aplicativo e a plataforma trazem notificações de variação da temperatura, através do aplicativo em tempo real.
  • Comprovar o armazenamento e transporte de forma correta, segundo cada produto e suas especificações.

Há, além desses, outro ponto muito importante em uma transportadora digital: a ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoa da empresa que possua o login e a senha, o que torna a comunicação da equipe mais ágil e eficiente e  favorece a resolução de problemas.

Transportadora Digital x Transportadora Tradicional

No geral, a transportadora digital é mais transparente, ágil e eficiente. Com a tecnologia como grande aliada, esse modelo possui maior geração de dados — o que facilita uma visão realista e crítica do cenário, identificando gaps e ajudando na elaboração de análises propositivas com mais antecedência.

Em contrapartida, as transportadoras tradicionais possuem processos burocráticos, que são dependentes de mão de obra para sua execução. Nesses casos, é muito mais difícil ter uma visão macro do seu negócio, o que prejudica sua eficiência e também a proposição de soluções.

Com a implementação das transportadoras digitais, a equipe assumirá um papel mais estratégico e menos operacional, ao contrário do que acontece com os funcionários que atuam no modelo tradicional.

Os custos também tendem a ser reduzidos na transportadora digital, já que há mais eficiência e consciência dos processos. Neste modelo, inclusive, há uma gestão bem estruturada e eficaz das métricas.

Até a próxima!

Neste artigo, falamos sobre o conceito de transportadora digital e suas principais vantagens. Além disso, abordamos o contexto de seu surgimento e a diferenciação em relação ao modelo tradicional.

Esperamos ter te ajudado na compreensão desse conceito. Até o próximo artigo!

Assessoria e mentoria

Integrações