15 de julho de 2021

Sustentabilidade e cadeia de suprimentos

Sustentabilidade e cadeia de suprimentos - CargOn

compartilhe

Os princípios da sustentabilidade são mais amplos do que somente a preservação ao meio ambiente. Ela envolve aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da empresa, comunidade, cidade ou qualquer outra entidade que busque estar em sintonia com seu meio.

E nos negócios, sustentabilidade é mais que uma palavra da moda. Ela está se tornando obrigatória para empresas de todos os segmentos. Com a logística não poderia ser diferente. Afinal, nossa indústria, tanto pelo seu tamanho quanto pela sua importância no dia a dia das pessoas, tem grande impacto no consumo de matérias-primas e de combustíveis não renováveis.

Por que se preocupar com sustentabilidade?

Nós lutamos diariamente para mantermos nossos negócios em pleno funcionamento, buscando a satisfação dos clientes e gerando resultados. E conforme a conscientização sobre as questões sociais e ambientais ganha vez na cabeça dos consumidores, é preciso conciliar a geração de resultados das empresas com a preocupação com nosso meio. E essa mudança também traz oportunidades.

Implementar estratégias de logística sustentável tem muitos benefícios. Essa é uma ótima maneira de você ganhar o respeito e a confiança de novos clientes e parceiros. Ao lançar uma estratégia de logística sustentável para sua empresa, você mostra que está fazendo um esforço para reduzir o impacto de sua pegada ecológica.

Como os consumidores estão cada vez mais querendo saber a origem dos produtos que consomem, a transparência e a preocupação dos fabricantes são bastante valorizadas. E elas influenciarão cada vez mais nas suas escolhas. Grandes marcas já perceberam isso e estão investindo pesado em comunicar ao seu público seus esforços.

E por onde começar?

Toda a proposta da logística sustentável pretende tornar a cadeia de suprimentos mais verde, mais humana e mais social. Para isso, precisamos buscar a eficiência em todas as etapas das operações, de acordo com as seguintes medidas:

  • Buscar sempre rotas mais econômicas;
  • Garantir a eficiência máxima de máquinas e equipamentos;
  • Otimizar cargas, depósitos, centros de consolidação e de distribuição;
  • Buscar embalagens com melhor desempenho e menor impacto ambiental.
  • Garantir a conscientização e constante treinamento de todos os colaboradores

Então, comece com um processo. Veja se há uma maneira de torná-lo sustentável. Depois que seu plano for criado e executado, passe para o próximo. Fazendo isso em pequenos passos, porém firmes, você estará aumentando suas chances de ter uma operação sustentável.

E como a CargOn pode ajudar?

Todas as nossas soluções buscam a sustentabilidade e eficiência para seu negócio:

  • Com o Paperless, digitalizando documentos do processo logístico e reduzindo o consumo de papel;
  • Com o Tracking, monitorando e predizendo atrasos, buscando as melhores rotas;
  • E com o Thermic, gerando uma economia de até 95% no consumo de energia elétrica.

O propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas. Conheça todas as nossas soluções e o que podemos fazer por você e seu negócio. Baixe nosso app na Play Store e App Store!

Assessoria e mentoria

Integrações