12 de dezembro de 2019

Saiba incluir soluções simples na gestão do transporte de cargas

compartilhe

Transportar cargas no Brasil é um desafio para as duas pontas da cadeia. De um lado transportadoras e embarcadoras, do outro, motoristas. Vencer as etapas desse processo não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Os gargalos operacionais inerentes a cada um das partes fazem com que empresas e profissionais autônomos, busquem alternativas para aperfeiçoarem o transporte de produtos.

Para você ter uma ideia, 75% da produção do país é escoada pela malha viária brasileira, seguida da marítima (9,2%), aérea (5,8%), ferroviária (5,4%), cabotagem (3%) e hidroviária (0,7%), segundo a pesquisa Custos Logística no Brasil*, realizada pela Fundação Dom Cabral.

Pensando nisso, listamos abaixo soluções simples para você que trabalha com transporte de cargas.

SEJA MAIS PRODUTIVO

Já imaginou conseguir unir em um só lugar quem realmente importa no processo de transporte de carga: transportadoras/embarcadoras e motoristas? E ainda com menos processos e mais entregas. Essa “mágica” existe e se chama CargOn. Um app com o objetivo de fazer o “match” entre essas duas pontas da cadeia de transportes. Quer saber mais sobre? É só clicar aqui para ser direcionada a página.

INVISTA EM CONHECIMENTO

O mercado passa por constantes transformações e estar atento a cada uma delas é um diferencial competitivo. Independentemente do lado da cadeia produtiva, existe uma peculiaridade que você precisa descobrir. Sua tarefa a partir de agora será identificá-la. Como? Desenvolvendo suas habilidades por meio de cursos, treinamentos, leituras e até acompanhando o noticiário. O importante é sempre atentarem-se às transformações para se planejar e antecipar as crises.  

ELIMINE PAPELADA

Um fator determinante na liberação de cargas se chama burocratização. Eliminar boa parte dos procedimentos que impende o avanço das jornadas do transporte significa mais produtividade para transportadoras/embarcadoras e motoristas. Pensando nisso, a CargOn incluiu no app o Paperless, que organiza toda a documentação do transporte (CTe, MDFe, NFe) em um espaço digital. Além disso, a funcionalidade elimina a entrega do canhoto físico, com a digitalização do documento pela câmera do celular, agilizando o faturamento, que pode ser feito no ato da entrega. Aqui você fica sabendo mais sobre a Paperless.

ANTECIPE A CRISE

Planejamento precisa ser uma palavra recorrente no vocabulário de quem trabalha com transporte. Criar planilhas com os gastos, estudar as rotas, as paradas e até os pontos de alimentação pode evitar imprevistos que atrasam a entrega da carga por parte dos motoristas. Já para as transportadoras/embarcadoras é fundamental alimentar a equipe operacional com todas as informações necessárias sobre as transações. Assim, em caso de crise, com elementos essenciais, fica fácil solucionar.  

Viu só como ações simples podem fazer diferença? Seja você transportadoras/embarcadoras ou motoristas coloque em prática as dicas e prepare-se para ver os resultados. Baixe o app CargOn na App Store ou Google Play.

(*) Fonte: https://www.fdc.org.br/conhecimento-site/nucleos-de-pesquisa-site/Materiais/pesquisa-custos-logisticos2017.pdf

Assessoria e mentoria

Integrações