12 de junho de 2020

O BI na Logística

compartilhe

As demandas do setor logístico mudaram significativamente, porém onde de um lado teve desaceleração por inúmeras empresas paradas e com pouca movimentação, como já era esperado, de outro as circunstâncias aqueceram outras demandas.

O comércio eletrónico, por exemplo, nos últimos meses teve um crescimento acima da média, 70% só do e-commerce e 38% de farmácias. Além de ter que se adaptar as mudanças, as empresas precisaram rever seus processos quanto a logística.

A importância de ser Digital

Transportadoras, embarcadores, plataformas de entregas estão cada vez mais digitais para dar conta do volume.

Além de ser a tendência, já está se tornando obrigatório as empresas estarem inseridas no mundo digital. Se, por exemplo, uma empresa tivesse do dia para noite uma mudança tão repentina na demanda, estando no modelo mais manual, isso causariam diversos problemas na sua cadeia, causando danos, perdas, e inúmeros atrasos na entrega das cargas.

Entende-se que esses avanços não têm mais volta, quem não está preparado, precisa urgentemente se reorganizar, e mesmo os que já estão inseridos, agora passam por adaptação para evoluir e entender os novos processos.

O Business Intelligence do negócio é importante não somente para entender como se posicionar, mas também para compreender toda a cadeia logística, coletando dados de cada etapa em tempo real.

Possibilitando otimizar custos e encurtar prazos, já que possibilita identificar gargalos e oportunidade dentro do seu próprio processo.

Benefícios do BI

Entre os principais benefícios está o melhor controle do seu estoque, pois gerenciar com eficiência o estoque resulta em não permitir que fique sem espaço ou então sua estocagem sem necessidade.

A análise dedicada de cada fornecedor e a relação dela com sua empresa, já que com relatórios personalizados e bem elaborados lhe auxiliam nas tomadas de decisões.

As rotas das viagens de suas cargas também podem ser elaboradas conforme os dados observados e com predições obtidas através de relatórios em tempo real.

Este com o traking da carga, faz parte da grande dor do setor logístico, no qual identificar ou se antever a ocorrência podem colocar a empresa na vanguarda de uma das soluções mais importantes, que todos os dias trazem grandes custos as empresas.

Com isso investir em BI traz economia em diversas etapas, além de aprimorar os seus serviços, trazendo mais qualidade e confiabilidade dos processos do transporte

Sem o uso do BI, fica mais difícil para a organização mensurar seus dados logísticos com precisão. Afinal, todo processo manual é, por si só, falho. Mas com o uso da tecnologia e as ferramentas certas, isso se torna mais simples, pois os indicadores e fluxos de entrega são monitorados de forma Ainteligente, em tempo real, sem a ocorrência de erro humano”.
(Artigo Toccato Tecnologia)

Assessoria e mentoria

Integrações