23 de março de 2021

Entenda a importância do monitoramento de temperatura na Cadeia do Frio

Monitoramento de temperatura

compartilhe

O principal motivo de desperdício de cargas perecíveis (alimentos, vacinas e outros produtos que necessitam de cuidados especiais) na cadeia de fornecimento é o controle inadequado ou falta de monitoramento de temperatura.

Empresas do ramo de transporte rodoviário precisam compreender a importância do monitoramento confiável da temperatura e da entrega devidamente refrigerada de produtos perecíveis para seus clientes.

Controle de Temperatura e  “Cadeia do Frio”

O controle de temperatura de entregas é essencial para a garantia da segurança da carga desde a sua saída até o destino final. Esse acompanhamento a cada quilômetro garante que a carga chegue em condições ideais ao seu destino, principalmente quando se trata de produtos cujas variações de temperatura são decisivas para manter sua qualidade.

A indústria da logística refere-se a este ciclo de entrega de produtos perecíveis como “cadeia do frio”, que abrange contêineres refrigerados, depósitos, centros de distribuição e áreas de armazenamento.

Ao longo dessa cadeia existe um risco constante de falha. Ou seja, existe sempre a chance de que a carga extrapole os níveis permitidos (seguros) de temperatura. Mesmo que a alteração ocorra em um curto espaço de tempo, o produto já terá sofrido danos.

Um ponto importante de ser levantado sobre o assunto é que as empresas que contratam o envio de produtos perecíveis normalmente especificam a amplitude térmica permitida, então podem demonstrar que o produto foi exposto a condições diferentes e onde isso ocorreu, o que facilita a responsabilização.

Um exemplo prático para essa situação são caminhões que carregam alimentos. No caso de sorvetes, que derretem se ficar muito quente, e as verduras, que estragam se ficar muito frio.

Outra questão que deve ser considerada é a economia de energia. No caso de produtos congelados há um consumo excessivo de energia pois podem trabalhar com temperaturas de “-10” a “-infinito” que não irão estragar.  No entanto, terão um consumo de energia elevadíssimo.

Ou seja, esse controle é importante não só para cortar custos mas também para quem pensa na parte ecológica e quer evitar o desperdício de energia, alimentos e o consumo de materiais fósseis.

Thermic – Monitoramento de Temperatura

O THERMIC da CargOn tem as soluções de monitoramento de temperatura que possibilita controle total da refrigeração para proteger a carga.
Monitoramento de temperatura e umidade, em tempo real para cargas que exigem controle constante. Evitando perdas com produtos e altos gastos com energia, tudo de forma digital.

Vendo a importância do controle de temperatura na “cadeia do frio”, obter soluções completas e de ponta a ponta para o monitoramento de temperatura se torna um diferencial que evita perdas e custos.

Portanto, não importa se você opera uma pequena frota de caminhões refrigerados ou de carretas multi-temperaturas e multi-zonas, o THERMIC da CargOn tem as soluções de monitoramento de temperatura que possibilita controle total da refrigeração para proteger a carga.

Redução de custos operacionais

  • Evitar perdas de produtos causadas por problemas relacionados ao controle de temperatura ou umidade.
  • Economia de até 95% com energia elétrica, através do controle preciso da temperatura dos produtos, identificando desperdícios que o próprio sistema apresenta, para refrigerar de forma correta.

Facilidade no controle das informações

  • Comprovar o armazenamento e o transporte de forma correta, segundo cada produto e suas especificações.
  • Mapas e relatórios.
  • Alertas sobre a temperatura via aplicativo.
  • Hardware de fácil instalação.
  • Suporte online.
  • Demonstrativo para fiscalização.

Maior Segurança no transporte de produtos

  • Distribuição de remédios, pois está de acordo com as novas exigências da RDC-304.

Diferencial de mercado no relacionamento com o cliente

  • Análise proativa – o aplicativo e a plataforma trazem notificações de variação da temperatura em tempo real.
  • Atende toda a cadeia de distribuição.
  • Melhor tempo de resposta em situações com divergência.
  • Agilidade.

Se quiser saber mais sobre como o Thermic pode contribuir para o seu trabalho, auxiliando a garantir o sucesso dos processos envolvendo a cadeia do frio, entre em contato conosco.

Assessoria e mentoria

Integrações