19 de julho de 2021

Dia do Motorista: veja a importância desta data e em que dia é comemorada

Dia do Motorista - 25 de Julho de 2021 - CargOn

compartilhe

O Dia do Motorista é uma data celebrada em três dias distintos. Veja quais são as diferenças entre elas, sua importância e a homenagem da CargOn para todos os motoristas!

Todas as profissões ou setores possuem um dia para serem comemorados e homenageados, com os Caminhoneiros não seria diferente, mas aqui temos uma singularidade: o Dia do Caminhoneiro é celebrado no dia 30 de junho, 25 de julho e dia 16 de setembro, mas você sabe o que diferencia cada uma dessas datas?

30 de junho: Dia do Caminhoneiro em São Paulo

É uma comemoração instituída pela Lei nº 5.487 assinada em dezembro de 1986 pelo então governador do estado de São Paulo, Franco Montoro.

É uma celebração regional, justamente por se tratar de uma lei estadual.

25 de julho: Dia de São Cristóvão, o Padroeiro dos Motoristas

A data popularmente conhecida e adotada pelos motoristas, pois dia 25 de julho é o do Dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas. Conta uma parte da história que:

Cristóvão, depois de se tornar cristão, ajudava pessoas que precisavam atravessar o rio, transportando-as em cima dos seus ombros. Certa noite, durante uma tempestade, um menino apareceu pedindo para ajudá-lo a passar. Apesar de pequeno, o menino era bem pesado, fazendo com que Cristóvão precisasse se esforçar ao máximo.

Com isso, Cristóvão provou que, independentemente da dificuldade, sempre serviria ao Filho de Deus. Por esse motivo, ficou conhecido como “portador de Cristo” e passou a se chamar São Cristóvão, tornando-se o padroeiro dos motoristas e viajantes.

É a data mais antiga conhecido pelos Motoristas, por isso também é sempre a mais lembrada dentre os dias estabelecidos.

16 de setembro: Dia Nacional dos Caminhoneiros

Estabelecida pela Lei Federal 11.927 de 17 de abril de 2009, assinada pelo então vice-presidente José Alencar, é a data a nível nacional do Dia do Caminhoneiro.

No entanto, a comemoração de preferência é a do dia 25 de julho, cerca de um mês antes da data nacional.

A importância dos motoristas e da celebração

Cerca de 75% das cargas no Brasil são transportadas pelo modal rodoviário, com isso, vemos a importância dos motoristas dentro da economia, e isso não se estende apenas ao transporte, mas todo o impacto que é gerado na cadeia de suprimentos e consumo.

Por isso a comemoração é importante, além da valorização da categoria, o motorista tem seu grande espaço de importância, pois sem eles, serviços básicos de saúde e abastecimento tem grandes dificuldades para operacionalizar.

E vai além: ofertar condições de trabalho mais favoráveis, períodos merecidos de descanso e prezar pelo bem estar dos motoristas é um dever de toda a indústria que utiliza dessa mão de obra para transportar suas cargas, bem como melhorias de infraestrutura nas estradas brasileiras.

Aqui na CargOn, oferecemos ferramentas que auxiliam justamente no bem estar do motorista, monitorando a viagem, a fadiga em relação a jornada de trabalho, juntamente com o seguro de vida durante toda a viagem, o que possibilita maior segurança para o trabalhador.

Uma homenagem da CargOn para todos os Motoristas

Um dos focos aqui da CargOn é o motorista, por isso, preparamos para o Dia do Motorista um vídeo que celebra justamente o dia a dia do motorista, da sua partida, a viagem e como deixar a rotina mais produtiva, até a volta para casa, afinal o propósito da CargOn é facilitar a logística para as pessoas 😊

Parabéns a todos os Motoristas!

Conheça o aplicativo da CargOn e carregue agora mesmo! Na Play Store e App Store

Veja todas as nossas soluções e saiba como podemos ajudar a logística do seu negócio. 

CargOn: Facilitando a logística para as pessoas. 

Assessoria e mentoria

Integrações