2 de outubro de 2020

Desafios Logísticos no Prazo de Entrega

Prazo de Entrega

compartilhe

O Brasil está entre os países que mais produzem e entre os que mais encontram problemas com prazo de entrega. Este é considerado um dos maiores gargalos de tudo que é transportado e armazenado no país. 

Para entender a proporção do problema, nosso país, já teve vários contratos cancelados por outros países, por entenderem que não cumpriríamos o prazo estabelecido. Além dos prejuízos financeiros, nossa credibilidade fica cada vez pior. 

Para compreender: 
 

  • Problemas gerados com atrasos; 
  • Desafios logísticos; 
  • Como ter uma logística eficiente;
Desafios logísticos para cumprir o prazo de entrega. (Cargon)

Problemas gerados com atrasos 

Pensando de modo prático, ninguém gosta de receber um produto fora do prazo de entrega, isso é óbvio, desde pessoas físicas a outras empresas que contam com aquele produto. 

Não importa o motivo, não cumprir o combinado, pode acarretar numa cadeia de problemas, já que é um descumprimento de contrato, não respeitar o prazo. 

Custo

 
A ineficiência logística que temos, colabora para que nossas relações comerciais fiquem mais caras, e menos competitivas. 

O valor do produto encarece toda a cadeia produtiva, pois cada medida para amenizar o dano causado ao cliente final, representa um custo que geralmente não foi planejado previamente. 

Seja substituindo o produto, oferecendo um novo ou ainda mudando o meio de transporte, os gastos vão se acumulando. 

Credibilidade 

Existem diversos órgãos reguladores e até mesmo sites especializados em rastrear e ranquear empresas e seus relacionamentos com os clientes.

Um dos principais fatores de reclamação está justamente atrelado a entrega.

“Na hora de responder sobre a qualidade das compras online, mais de 25% relataram problemas. Entre as principais queixas aparecem a demora na entrega do produto (45%) e a não entrega da mercadoria por questões logísticas (27%).”

Fonte: Procon São Paulo.

A empresa será sempre responsável por atrasos, já que a entrega do seu produto compõe parte do que ela está oferecendo para seu cliente.

Por isso o prazo de entrega afeta diretamente a credibilidade de uma empresa para com seus fornecedores, parceiros e clientes.

Desafios logísticos 


 As compras on-line subiram muito nos últimos anos, e durante a pandemia subiu muito mais. O segundo trimestre deste ano teve um aumento de 104% em relação ao mesmo período de 2019, segundo, representando 33 bilhões de reais, segundo matéria da Exame. 

O e-commerce tem sido um grande desafio logístico para diversas empresas, e durante a pandemia a situação atenuou, já que os problemas com as entregas ficaram ainda mais evidentes. 

Infraestrutura 

A maior parte da produção brasileira (75%) é escoada por malha viária, e ela é um dos fatores que dificultam o setor logístico. As condições das estradas, seja pavimentação ou sinalização, geralmente estão precárias, resultando em danos aos veículos, e falta de segurança nas estradas. 
 

A CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizou uma pesquisa para avaliar as principais rodovias do país:

Dados da CNT sobre a infraestrutura das estradas brasileiras. (Cargon)

As condições de nossas estradas contribuem para que os prazos não sejam cumpridos ou até que as entregas não aconteçam, já que a possibilidade de ocorrência é altíssima. 

Planejamento e Rota 

O planejamento da rota é fundamental para se antecipar a possíveis problemas, identificando cada fator de influência na rota a ser seguida no transporte. 

Ao se observar obras em uma das rodovias, você poderá automaticamente modificar a rota, eliminando um fator que impacta o prazo de entrega. 

Mudanças sem planejamento, são apontados como um dos fatores de atraso, por isso tanto analisar o trajeto, quanto manter um contato com o motorista e acompanhar seu trajeto, é fundamental para as empresas responsáveis pelo transporte. 

Roubos de carga 

“O Brasil registrou em média 2 roubos de carga por hora em 2019” 

Fonte: noticias R7

Como já não bastassem diversos problemas com a carga, nosso país apresenta um grave problema referente a segurança da carga. Roubos que geram prejuízos de mais de 2 bilhões a economia brasileira. 

NTC&Logística - Dados de roubo de carga. (Cargon).

Mais de 80% destas ocorrências, acontecem no Sudeste, Segundo a NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística). Estes destinos ou trajetos são impossíveis de evitar, já que é a região mais importante do país.

Como ter uma logística eficiente

Entenda primeiramente como funciona sua operação, identifique o que influencia cada processo logístico, de forma positiva ou negativa, e estabeleça medidas para mitigar os problemas encontrados.

Planejar e acompanhar

Manter estoque atualizado já é um grande passo para não se cometer erros, e auxiliar no planejamento de suas ações.

Pode não parecer, porém é muito comum um cliente comprar um produto, e depois ser notificado que o mesmo está em falta. Um erro grave que poderia ser evitado com planejamento correto e dados atualizados. 

As rotas além de terem que ser planejadas, precisam de acompanhamento, para que se possa identificar o mais rápido possível, problemas com a carga.

Investir em medidas de monitoramento em tempo real pode ser uma ótima solução. Já para quem busca planejar o investimento na indústria logística ou expansão da frota do negócio com segurança e economia, o consórcio de auto é uma alternativa eficaz aliada ao controle financeiro. 

Cuidados com embarque e desembarque

Otimizar tanto o embarque e o desembarque é fundamental para o prazo de entrega, pois aqui se identifica um dos gargalos da logística.

Seja por profissionais despreparados para desenvolver as rotinas, ou por falta de processos pré-estabelecidos em cada situação. 

Organização é a palavra-chave, tanto no caminhão ou armazém, a forma de conduzir a carga em cada etapa pode consumir um precioso tempo, que por muitas vezes irá fazer falta mais tarde.

Tecnologia

Investir em tecnologia para auxiliar no gerenciamento dos processos, não se trata de uma questão de luxo, e sim de uma necessidade perante tantos desafios já citados aqui. 

É fundamental, empresas entenderem que a logística representa um grande percentual de sua empresa, e ela precisa de atenção.  

Quem entende isso, sabe que é preciso investir em recursos para auxiliar nos processos logísticos.

Utilizar recursos tecnológicos e terceirizar demandas logísticas, pode agregar mais qualidade no seu transporte.

Além de colaborar para uma maior produtividade de sua empresa, já que, poderá dedicar mais atenção ao seu negócio.

CargOn

CargOn é uma plataforma digital, que apresenta soluções logísticas, para que embarcadores e transportadores, de forma prática, consigam gerir facilmente seus transportes de carga. 

São produtos dedicados para gerir seu transporte, otimizando tempos, trazendo dados precisos de suas operações agregando qualidade e resultando em uma produtividade maior para seu negócio. 

Conheça as soluções encontradas em nossos produtos:

Soluções digitais na logística. (Cargon)

Smart Load

O Smart Load agiliza a contratação e fornece uma base de informações sobre os motoristas. 

  • Simples – A facilidade na utilização é um ponto alto; 
  • Fácil – Milhares de motoristas podem se candidatar a carga, e negociar diretamente com o embarcador dentro da plataforma;
  • Seguro – Disponibilizamos o registro dos motoristas, com histórico de suas viagens, avaliações e ocorrências.

Tracking

O Tracking foi criado para oferecer controle e monitoramento completo da viagem em tempo real, gerando: 

  • Relatórios precisos, com os tempos de cada etapa; 
  • Indicadores de jornada de trabalho;
  • Predição dos tempos e possíveis atrasos; 
  • Relatórios de ocorrências e de velocidade do veículo.

Paperless

O Paperless foi criado para digitalizar os documentos que fazem parte das etapas logísticas, como canhotos e comprovantes, para trazer: 

  • Segurança – Evitar perdas e extravios de Notas fiscais, CTE, canhotos e comprovantes;
  • Agilidade– Com os documentos em forma digital, eles deixam de ser um dos motivos de atrasos, tanto de coleta e de entrega, encurtando prazos e assim aumentando a produtividade; 
  • Controle – Documentos concentrados de forma digital, facilitam a gerência dos documentos e facilita a análise dos dados obtidos através deles;

Logi BI

Logi BI é a ferramenta que coleta todas as informações de cargas e viagens. Desenvolvida para oferecer um gerenciamento preciso do transporte. Com sua análise é possível identificar: 

  • Como está a operação;
  • Como está o cumprimento dos horários dos transportadores; 
  • Os tempos médios de carregamentos e descarregamentos; 
  • Os melhores motoristas e transportadoras; 
  • Como reagir frente à possíveis atrasos; 
  • Padrões dentro das operações que podem ser melhorados.

Thermic

CargOn Thermic foi desenvolvido para monitorar a temperatura e umidade de produtos que exigem atenção especial no transporte em tempo real. 

Uma solução para: 

  • Evitar perdas com produtos causadas por problemas relacionados ao controle de temperatura ou umidade. 
  • Economia de até 95% com energia elétrica, através do controle preciso da temperatura dos produtos. Identificando desperdícios que o próprio sistema apresenta, para refrigerar de forma correta. 
  • Distribuição de remédios, pois está de acordo com as novas exigências da RDC-304. 
  • Análise proativa – O aplicativo e a plataforma trazem notificações de variação da temperatura, através do aplicativo em tempo real. 
  • Comprovar o armazenamento e transporte de forma correta, segundo cada produto e suas especificações.

Assessoria e mentoria

Integrações